icone menu logo logo-fatosnerd.png


10 adaptações de livros mais bem sucedidas no cinema

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      31/07/20 às 13h07
capa do post 10 adaptações de livros mais bem sucedidas no cinema

Ao longo da história do cinema, diversos filmes foram e continuarão sendo realizados. Embora existam ideias originais pensadas diretamente para ganhar vida na grande tela, também tem aquelas adaptadas de outras mídias. Por exemplo, ultimamente, os filmes de super-heróis estão em alta. No entanto, a maioria dos roteiros são inspirados em eventos apresentados nas histórias em quadrinhos. Além disso, outros tipos de adaptações que vem ganhando cada vez mais espaço são aquelas baseadas em videogames.

No entanto, muito antes disso, os livros eram a principal fonte de referência de estúdios e cineastas em buscas de histórias com potencial para serem contadas através da sétima arte. Inclusive, ao analisar a venda das publicações, é possível até estimar se essa narrativa será ou não bem recebida pelo público. Por isso, uma adaptação bem executada dificilmente se sairia mal nas bilheterias. Pensando nisso, reunimos aqui algumas das adaptações de livros mais lucrativas do cinema.

10 - Jumanji | 2 bilhões de dólares

Embora no caso de Jumanji o termo "adaptação de livro" seja usado muito vagamente, é sempre importante reforçar as raízes da história. Sendo assim, o que não é muito mencionado é que o clássico filme de 1995 foi inspirado no livro homônimo publicado por Chris Van Allsburg, em 1981. Ao passo que a história original possui maior enfoque nos irmãos Peter e Judy, o longa da década de 1990 tomou maiores liberdades e voltou o protagonismo de sua narrativa para Alan Parrish. Dessa forma, a história originalmente infantil ganhou um pouco mais de complexidade ao mostrar a infância perdida de Alan. Apesar de ter sido meio triste em alguns momentos, essa alteração não pareceu incomodar a audiência. Como resultado disso, Jumanji arrecadou 262 milhões de dólares nas bilheterias.

Posteriormente, o sucesso do primeiro filme acabou originando uma franquia. Aliás, se a primeira adaptação tomou certas liberdades, as sequências então, nem se fala. Só para ilustrar, Jumanji: Bem-vindo à Selva transformou o jogo de tabuleiro em um videogame. Surpreendentemente, a audiência gostou bastante do resultado. Assim, Jumanji e tornou uma das franquias mais rentáveis da Sony e acabou ganhando outro filme, Jumanji - Próxima Fase.

9 - Planeta dos Macacos | 2.1 bilhões de dólares

Publicado por Pierre Boulle em 1963, O Planeta dos Macacos veio a se tornar uma das distopias mais famosas da modernidade. Tendo em vista que essa era uma grande oportunidade, Hollywood não perdeu tempo e adaptou a narrativa em nove filmes. Os cinco primeiros compuseram a franquia original e foram lançados entre o final dos anos 60 e início dos anos 70. Já nessa época a história se mostrou um tanto quanto lucrativa. Posteriormente, nos anos 2000, Tim Burton lançou sua versão da narrativa. No entanto, o filme não foi muito bem recebido pela crítica e nem pelo público, resultando no abandono de uma nova franquia. Contudo, dez anos depois, a Fox decidiu investir novamente no potencial da distopia de Boulle. Dessa vez o conceito girava em torno de uma trilogia e acabou sendo muito bem recebido critica e comercialmente.

8 - Frozen | 2.7 bilhões de dólares

É um equívoco comum achar que Frozen é um filme original da Disney. Contudo, cá entre nós, os filmes originais da Casa do Rato não seriam capazes de fazer tanto sucesso. Na verdade, Frozen foi baseado no livro A Rainha da Neve, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Provavelmente a história mais antiga dessa lista, a publicação da mesma aconteceu em 1845 e apresentava uma trama muito diferente da que vimos nas telas. De qualquer forma, o filme gelado acabou incendiando as bilheterias e se tornou o maior sucesso de 2013. Em seguida, sua sequência foi ainda mais bem recebida e, com apenas dois filmes, Frozen conquistou sua posição nessa lista.

7 - Jogos Vorazes | 2.9 bilhões de dólares

Antes mesmo de alcançar seu lugar de destaque na cultura pop, Jogos Vorazes já fazia bonito nas livrarias. Só para ilustrar, a trilogia de livros escrita por Suzanne Collins vendeu mais de cinquenta milhões de cópias ao redor do mundo. No entanto, foi a iniciativa da Lionsgate de investir em filmes baseados nessa narrativa que mudou para sempre a história das adaptações cinematográficas. Embora não seja a mais lucrativa, certamente Jogos Vorazes é uma das adaptações mais bem executadas já vistas. Inclusive, o êxito do estúdio com esse projeto foi tamanho que eles já anunciaram uma nova adaptação do recém lançado livro de Collins, um prelúdio da história de Katniss Everdeen.

6 - Crepúsculo | 3.3 bilhões de dólares

Muitos podem até não considerar a saga escrita por Stephenie Meyer uma grande obra literária, porém, sua capacidade lucrativa é inegável. Apesar de não serem muito bem avaliados pela crítica, sendo 49% de aprovação no Rotten Tomatoes a nota mais alta da franquia Crepúsculo, os filmes venderam muito bem. Aliás, não apenas os filmes, os livros de Meyer também se tornaram um grande fenômeno. Só para você ter uma noção da dimensão desse sucesso, as publicações foram traduzidas para 37 línguas diferentes e venderam mais de 250 milhões de cópias. Vale até ressaltar que o trabalho de Meyer inspirou o sucesso de outra franquia, Cinquenta Tons de Cinza. Inicialmente a história escrita por E. L. James se tratava de uma fanfic erótica de Crepúsculo. Sendo assim, independente de você ser Time Edward ou Time Jacob, a real vencedora nessa história toda foi a distribuidora que arrecadou bilhões.

5 - Shrek | 3.5 bilhões de dólares

Publicado em 1990, Shrek se trata de um livro infantil escrito por William Steig. A história ganhou alguns prêmios literários e não demorou para chamar a atenção de Steven Spielberg, que adquiriu seus direitos no ano seguinte. Contudo, demorou uma década para que Shrek finalmente chegasse à grande tela. No entanto, exceto pela trama base da história, o filme da DreamWorks possui muitas poucas semelhanças com o material de origem. Nem é preciso dizer que o filme foi um sucesso. Como resultado disso, além de ter recebido mais três sequências, Shrek ainda ganhou um spin-off protagonizado pelo Gato de Botas.

4 - Jurassic Park | 5 bilhões de dólares

Hoje em dia é impossível ver um dinossauro e não pensar em Jurassic Park, é como se a franquia tivesse adquirido os direitos de todas mitologias envolvendo os répteis pré-históricos. Todavia, o mais impressionante a respeito disso é que com apenas cinco filmes, Jurassic Park conseguiu um lucro mais impressionante que todos os 23 filmes da Marvel. Contudo, nada disso teria sido possível se não fosse pelo livro de Michael Crichton, que apresentou uma narrativa capaz de se manter atemporal por décadas. Curiosamente, apenas os dois primeiros filmes foram baseados nos livros de Crichton. Depois disso tudo que vimos foi resultado da liberdade criativa hollywoodiana.

3 - O Senhor dos Anéis | 5.8 bilhões de dólares

Embora J.R.R. Tolkien tenha publicado O Hobbit em 1937, sua verdadeira obra-prima só chegou vinte anos depois. Sim, estamos falando de O Senhor dos Anéis. Apesar de ter tido um sucesso modesto no Reino Unido na época de sua publicação, a história de Frodo se tornou um fenômeno dez anos depois. Por muito tempo vimos O Senhor dos Anéis ocupar a lista de mais vendidos no The New York Times. Dito isso, também vale ressaltar que, ultrapassando a Saga Crepúsculo, esses livros foram traduzidos para mais de 50 idiomas. Surpreendentemente, por muito tempo os cineastas consideraram a narrativa de Tolkien "não filmável". Primeiramente, por conta de imensidão de detalhes; além disso, se chegassem a elaborar um roteiro bom, os custos da produção seriam exorbitantes. Felizmente, cinquenta anos depois, a New Line Cinema resolveu investir nessa ideia e trazê-la para a grande tela.

2 - 007 | 7.1 bilhões de dólares

Criado para protagonizar os romances de Ian Fleming, James Bond se tornou o maior agente secreto da cultura pop. Após seu sucesso no livro Cassino Royale, o espião esteve em mais nove obras de Fleming. Como resultado de seu sucesso, em 1963 o personagem ganhou seu próprio filme que, com um orçamento de apenas um milhão, arrecadou 75 milhões. Desde então, não pararam de surgir adaptações cinematográficas estreladas por Bond. Assim, 007 se tornou um ícone dos filmes de ação e mistério e não tem previsão para sair de cena tão cedo, afinal, o manto permanecerá sendo passado enquanto o mundo precisar ser salvo.

1 - Harry Potter | 9.2 bilhões de dólares

Por último, mas não menos importante, temos a mais famosa adaptação cinematográfica de todos os tempos. Provavelmente, Harry Potter é o título mais previsível dessa lista, afinal, quem não conhece e se encanta pelo jovem bruxinho? Pois bem, criado por J.K. Rowling, Potter protagonizou livros cujas cópias foram vendidas mais de 500 milhões de vezes e traduzidas para mais de 80 idiomas ao redor do mundo. Como muito bem pontuado pelo Looper, em tempos onde pais e educadores não sabiam mais o que fazer para incentivar o hábito de leitura em crianças e jovens, Harry Potter chegou fazendo mágica. Sendo assim, não é um surpresa ver HP aqui na lista. Contudo, o que poucos sabem é que essa é também a terceira franquia mais bem sucedida da história.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest