10 adaptações de personagens da Marvel que os fãs adoraram (ou não)

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      01/07/19 às 16h29
foto de destaque

O Universo Cinematográfico Marvelestá há 11 anos presenteando os espectadores com diversas adaptações de famosas histórias em quadrinhos. Sabemos que a prática leva à perfeição e que, quanto mais o tempo passa, mais o estúdio tem acertado. No entanto, muitas vezes, o filme é destinado a um público específico e os personagens que vemos no MCU precisam sofrer algumas modificações antes de serem apresentados aos fãs. Algumas vezes, essas alterações resultam em retornos positivos, em outras, os espectadores acabam saindo decepcionados. Mas nesse jogo de tentativa e erro, o importante é aprender com as falhas e continuar produzindo um conteúdo de qualidade. Isso a Marvel tem feito bastante, como vimos nos filmes mais recentes. Levando isso em consideração, selecionamos 5 adaptações de personagens que os fãs adoraram e outras 5 que eles não gostaram.

10 - Maria Hill (não gostaram)

A agente de SHIELD, apresentada no MCU, possui muitas semelhanças com sua versão dos quadrinhos. No entanto, a adaptação amplificou demais o lado heroico de Hill. Ao torná-la mais simpática como pessoa, acabaram deixando a personagem desinteressante. Nas HQs, ela segue o protocolo tão à risca que acaba se desentendendo com alguns Vingadores. Em Guerra Civil, por exemplo, ela inicia uma obstinada busca para prender o Capitão América. Nos cinemas, a personagem teria sido mais interessante se a tivessem desenvolvido com uma personalidade mais forte e inabalável.

9 - Ego (adoraram)

Ego, o Planeta Vivo, é um exemplo de personagem que ninguém esperava ver em um grande filme. Um planeta gigante não parece muito interessante, sem contar que, dependendo da abordagem, pode parecer ridículo. Embora a dimensão de seus poderes seja absolutamente assustadora, parecia pouco atraente para uma interpretação cinematográfica. Contudo, em Guardiões da Galáxia Vol.2, James Gunn mudou totalmente nossa perspectiva e surpreendeu os espectadores. O cineasta transformou Ego no pai de Peter Quill, algo que se afasta do apresentado nos quadrinhos. Essa mudança foi um tanto quanto positiva para o MCU, pois adicionou vulnerabilidade nos elementos pessoais do Senhor das Estrelas como personagem.

8 - Ronan, o Acusador (não gostaram)

Embora tenha sido bem recebido, mesmo sendo uma aposta de risco para a Marvel, o primeiro filme dos Guardiões da Galáxia conta com alguns prolemas. Ao contrário de sua sequência, o longa não apresentou um vilão convincente. O problema de Ronan, no filme, é que o antagonista teve seu desenvolvimento prejudicado. Nos quadrinhos, ele teve tempo para ser introduzido ao público e construíram camadas que explicassem seus ideais. No entanto, o longa de Gunn mostrou apenas um vilão genocida e genérico.

7 - Yondu (adoraram)

Sim, mais um personagem da franquia dos heróis cósmicos na lista. James Gunn realmente adaptou os quadrinhos à sua própria visão. Nas HQs, Yondu era profundamente religioso e possuía uma código moral muito estrito. Pra dar um exemplo da dimensão das crenças do personagem, ele chegou a se suicidar depois de ir contra suas convicções. Não é preciso ser um mestre da observação pra perceber as diferenças entre o personagem das publicações impressas e sua versão do MCU.

Nos filmes, a moral de Yondu é questionável, o que acabou se tornando um dos atrativos do centauriano. Essa alteração permitiu que a audiência pudesse se identificar mais com o personagem e serviu como justificativa para as ações de Peter Quill. Sem contar que, na sequência, Yondu recebeu maior destaque e desenvolvimento emocional.

6 - Malekith (não gostaram)

Depois de assistir Vingadores: Ultimato é difícil imaginar que a Marvel já teve dias difíceis no cinema. Por incrível que pareça, alguns filmes do estúdio não se saíram muito bem nas bilheterias, Thor: O Mundo Sombrio é um exemplo deles. Uma das principais razões para o déficit do filme foi seu antagonista, Malekith. No longa, o líder dos elfos negros não chegou a representar uma verdadeira ameaça ao deus do trovão. A ameaça do vilão consistia apenas na sua posse de uma Joia do Infinito.

Contrariando tudo que vimos nos cinemas, nos quadrinhos, Malekith é muito poderoso. Seus poderes mágicos incluem habilidades como teletransporte, explosões de energia e distorção da realidade. Na produção de Alan Taylor, a vulnerabilidade do vição ao ferro nem chegou a ser explorada. Mas nem tudo foi uma catástrofe, o visual de Malekith nas telas ficou impecável. Assim, pelo menos a equipe de maquiagem e efeitos especiais pôde ficar em paz com seu trabalho.

5 - Abutre (adoraram)

Quando surgiram os primeiros rumores sobre a possibilidade do vilão de Homem-Aranha: De Volta ao Lar ser o Abutre, os fãs não ficaram muito animados. É compressível, já que o Aranha conta com uma vasta galeria de vilões e o Abutre não se encontra nem entre os melhores. Nos quadrinhos, ele é apenas um homem fantasiado de pássaro, que se envolve em pequenos furtos. No entanto, o filme de Jon Watts reapresentou o antagonista de forma fascinante ao público.

Levando em conta as expectativas positivas envolvendo a atuação de Michael Keaton, que já foi um premiado homem-pássaro nos cinemas, o Abutre do MCU foi além do que poderíamos imaginar. A forma com que a história do vilão é atada às ações dos Vingadores foi muito bem desenvolvida e sua conexão pessoal com Peter Parker aumentou as apostas emocionais. Sem contar que seu traje tecnológico parecia muito ameaçador.

4 - Odin (não gostaram)

Nos quadrinhos, além de ser um personagem cômico, Odin é inacreditavelmente poderoso. O pai de Thor, Hela e Loki possui habilidades envolvendo telepatia, teletransporte dimensional e até mesmo a capacidade de destruir planetas. Na teoria, Odin é um exemplo de líder intimidador e forte. Todavia, sua versão cinematográfica mal exibida e seus poderes que nem sequer apareciam durante a ação deixaram a desejar. O rei dos deuses nórdicos passou despercebido nos dois primeiros filmes de Thor. No terceiro filme, ele foi mais participativo, após várias revelações sobre os erros de sua vida, ele morreu na Terra.

3 - Killmonger (adorado)

Michael B. Jordan é um dos atores mais populares do momento, chegando a ser especulado como o próximo astro da sequência de Matrix. Embora não tenha tido um destaque favorável em Quarteto Fantástico, Jordan teve um desempenho brilhante como Erik Killmonger. O vilão de Pantera Negra não possuía muita notabilidade nas HQs, porém, se tratando de sua adaptação, o antagonista do MCU se tornou um dos melhores vilões da história do cinema. A complexidade do personagem é sem dúvidas uma das obras-primas da Marvel, não é surpresa que a audiência tenha adorado Killmonger.

2 - Mercúrio (não gostaram)

Assistindo X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é possível ter uma ideia de como o Mercúrio deveria ter sido apresentado no MCU. O mutante de Vingadores: Era de Ultron não possuía carisma e nenhum aspecto divertido. Levando em consideração o contexto do filme e sua tragédia familiar, é algo justificável. Todavia, até seus poderes foram mal explorados. Nos quadrinhos, Mercúrio e sua irmão, Feiticeira Escarlate, são filhos de Magneto. Como os direitos dos X-Men ainda estavam com a Fox na época, isso foi mudado no filme.

No entanto, a adaptação de Joss Whedon os apresentou como experimentos da Hydra, o que não funcionou muito bem. Todo o processo de criação dos personagens e do desenvolvimento de seus poderes ficaram em aberto. Mercúrio morreu logo em sua primeira aparição no MCU, mesmo sendo um Vingador efetivo nos quadrinhos.

1 - Thor (amaram)

Já falamos aqui que dois dos primeiros filmes solos do herói contaram com alguns problemas. Isso porque sempre pareceu faltar algo no personagem de Chris Hemsworth. Felizmente, tudo mudou sob a perspectiva de Taika Waititi. O cineasta apresentou em Ragnarok um lado desconhecido do deus do trovão, embora inesperado, foi imediatamente adorado e abraçado pelo público. Ninguém imaginou que Thor tivesse tanto potencial guardado. Mesmo tendo explorado o lado cômico do personagem, Waititi foi fundamental para criar a profundidade apresentada por ele em Guerra Infinita e Ultimato. Atualmente, Thor é um dos personagens mais amados do MCU e os fãs mal podem esperar pra ver o que o universo guarda para o herói.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Screen Rant  
Imagens Marvel
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+