• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 alimentos que podem sumir completamente com o fim das abelhas

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      23/05/19 às 16h42

As abelhas podem não estar entre os bichos mais amigáveis do reino animal. Devido aos enxames contendo centenas e até milhares desses insetos, as abelhas conseguem amedrontar cidades inteiras. A sua ferroada dolorosa e capaz de causar alergia em algumas pessoas é evitada ao máximo. No entanto, dificilmente elas atacam antes de serem provocadas. Podemos ver que a sua investida é apenas o seu método de defesa pessoal e defesa daqueles que elas prezam. No entanto, assim como vários outros seres vivos do planeta, as abelhas possuem um papel fundamental na natureza. Sem sua existência, o mundo provavelmente estaria em total desarmonia e poderíamos sofrer terríveis consequências.

Acredite ou não, existe um dia para celebrar a vida delas. O dia 20 de maio é considerado o Dia Mundial das Abelhas. No entanto, estamos ficando cada vez menos sem o que de fato comemorar, já que, recentemente, milhares de abelhas foram encontradas mortas. Esses casos se dividem em vários estados brasileiros. O número de desaparecimento desses insetos é alarmante, pois elas são as principais responsáveis por mais de 50% do cultivo de alimentos em todo o mundo. O seu fim poderia acarretar na extinção de vários tipos de frutas, legumes e grãos.

Problemas causados com o fim das abelhas

De acordo com um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil, somente esse ano, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas. Os achados foram feitos apicultores em quatro estados brasileiros. Esses foram: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Segundo os especialistas e diversas pesquisas realizadas em laboratórios, o principal causador dessas mortes são os agrotóxicos. Os produtos à base de neonicotinoides e de Fipronil, que são usados contra pragas, resultam nessas mortes em massa. É mais comum encontrar esse agrotóxico em plantações de maçã, soja e girassol.

Essas substâncias são fatais para os insetos. Quando aplicadas por pulverização aérea, podem alcançar até 5 quilômetros da lavoura, assim atingindo diversas abelhas. A drástica diminuição no número de abelhas pode acarretar em um grande desequilíbrio no ecossistema mundial. Isso porque esses insetos são os principais polinizadores do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, mais de 75% das culturas de alimentos do mundo dependem de sua polinização. Se um dia esses insetos sumirem por completo, perderemos vários alimentos.

Quando vão colher o néctar, as abelhas levam o pólen de uma parte para a outra da flor. Elas também levam de uma flor para outra e, sem isso, a planta seria incapaz de se reproduzir. Sem essa polinização, a reprodução de diversos tipos de flores seria prejudicada. Confira conosco os alimentos que deixariam de existir com o fim das abelhas:

Alimentos que sumiriam com o fim das abelhas

1 - Maçã

2 - Pêra

3 - Abacate

4 - Abóbora

5 - Melão

6 - Melancia

7 - Cereja

8 - Pimenta

9 - Cacau

10 - Café

E aí, o que você achou dessa matéria? Preocupante, né? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe desde já com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+