• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 alimentos que se pode comer vencidos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/12/19 às 11h13

Quando vamos fazer compras, nem todas as pessoas prestam atenção nos rótulos dos produtos. Mas essa falta de atenção pode trazer problemas sérios para a saúde. Isso porque é, no rótulo do produto ou em algum lugar de sua embalagem, que está a data de validade dele.

E quando ingerimos alimentos fora do prazo de validade, ficamos expostos a uma série de complicações, muitas bem mais sérias do que as pessoas pensam. Deste modo, podendo até mesmo causar a morte. A data de validade é uma boa forma de vermos se alguma coisa ainda é segura para comer. Mas isso não quer dizer que, se a validade tiver expirado, você não possa comer em alguns casos.

Se eles estiverem guardados de forma adequada, muitos alimentos podem ser consumidos depois de passada a data de validade. Mas é sempre bom lembrar que temos que confiar também no nosso olfato e visão, para ver se o produto está ou não bom para consumo. Mostramos aqui, algumas dessas coisas que podem ser comidas, mesmo depois da validade.

1 - Queijos duros

Esse é um daqueles produtos que, se for jogado fora logo depois que sua validade passa, estará indo para o lixo mesmo sendo um alimento ainda bom. A forma como o queijo é feito e maturado dá a ele essa seguridade de que se pode comer mesmo depois de vencido. Se tiver uma parte mofada, basta apenas cortá-la, até pelo menos três centímetros, para dentro da parte boa, antes de comê-lo.

2 - Cereal

Muitas pessoas gostam de comer cereal no café da manhã ou à tarde. E desde que ele esteja armazenado em um lugar fresco e escuro, e que o saco da sua embalagem esteja bem fechado, ele pode ser consumido. Quando armazenado nessas boas condições, o cereal pode durar até meses além da sua data de vencimento. Talvez, ele fique um pouco menos crocante, mas ainda é seguro para consumo.

3 - Comidas enlatadas

Esse é o tipo de comida aconselhável, para se ter em caso de tragédias, como por exemplo, no caso de um tornado passando pela sua cidade. Então, não é de se espantar que eles sejam possíveis de comer mesmo depois de sua data de validade. A maioria dos enlatados tem uma data de validade de, aproximadamente, três anos depois de serem embalados. Isso caso a lata não esteja amassada ou enferrujada. Quando elas estão em lugares frescos, são seguros de comer por mais de três ou quatro anos, depois de sua validade.

4 - Pão

O pão tem quase a mesma lógica que os cereais. Depois de um tempo, ele pode estar um pouco 'dormido', mas mesmo assim, ele ainda pode ser consumido. E os pães 'dormidos' são até melhores para fazer alguns pratos, como por exemplo croutons de saladas.

5 - Ovos

O ovo é quase um alimento fundamental para a maioria das pessoas. É possível fazer esse alimento de várias formas. E algumas casas não conseguem comer todos os ovos disponíveis, antes de sua data de validade.

Se você não conseguiu comer o ovo até a data do seu vencimento, mas ainda quer saber se ele está bom ou não para o consumo, basta fazer um simples teste. Coloque o ovo em um copo com água, e se ele afundar, quer dizer que está bom para o consumo. Se ele boiar, quer dizer que o ovo está podre e tem que ser jogado fora.

6 - Massa

A massa seca tem um vida útil bastante grande, aproximadamente de um ou dois anos. Mas a massa, que é completamente desidratada, pode ser ainda mais durável. Para que a vida útil dela, seja bem maior do que o seu prazo de validade, basta apenas armazená-la em um lugar seco e que seja seguro. Assim, a massa durará por muito tempo.

7 - Manteiga

Guardar manteiga na despensa geralmente é bom que seja em pouca quantidade para evitar que ela estrague. Se você deixar na geladeira, ou no freezer é perfeitamente seguro comer, mesmo depois que a data de validade já tenha passado. Mas cuidado, ela não pode estar com um gosto de rançosa. Se estiver o melhor é jogar fora.

8 - Iogurte

Depois do produto já aberto, ele estragará bem rápido. Mas se o iogurte ainda estiver em sua embalagem fechada, é seguro comê-lo até uma semana depois da data de vencimento. Com a embalagem lacrada, os iogurtes tendem a ser consumíveis, até três semanas depois do seu vencimento. Isso é claro, desde que tenha passado pelo teste do cheiro.

9 - Chocolate

Às vezes, o chocolate pode ter uma pequena camada branca sobre ele. Mas isso não é uma questão de preocupação porque não é um bolor. Ela é a famosa eflorescência do chocolate. Desde que o chocolate tenha sido mantido em um lugar fresco, ele deve estar perfeito para o consumo.

10 - Saladas embaladas

Quem é amante de salada sabe que elas podem estragar rapidamente. Mas a maioria das saladas embaladas à vácuo ainda estão boas para consumo alguns dias depois da sua data de vencimento. Desde que elas não estejam viscosas, pastosas ou fedorentas. Se algumas folhas estiverem estragadas basta apenas jogá-las fora e comer o resto.

Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+