icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 coisas para saber sobre nosso sistema imunológico

POR Bruno Dias EM Curiosidades 16/04/20 às 19h06

capa do post 10 coisas para saber sobre nosso sistema imunológico

O nosso sistema imunológico tem uma função muito importante. Ele é o responsável por, nada mais nada menos, do que combater e eliminar agentes estranhos que entram no nosso corpo. Ou seja, ele age como um escudo, nos protegendo de possíveis doenças e infeções. Ele também é conhecido como o sistema de defesa do corpo humano.

Ele é um sistema equilibrado de células e órgãos trabalhando junto para defender o corpo. No caso de uma infecção, é impedir que bactérias e vírus entrem no seu corpo. E no combate à doenças, podemos ter também a ajuda de remédios. Isso quase todas as pessoas sabem. Então mostramos aqui algumas cosias sobre nosso sistema imunológico, que você pode não saber.

1 - Imunidade inata

Ela é um dos dois mecanismos de defesa usado pelo sistema imunológico. Nossa pele e membranas mucosas agem como barreiras, tanto internas e externas, que conseguem parar a entrada dos agentes infecciosos. E também evita que eles se espalhem pelo nosso corpo.

2 - Lembra dos agentes infecciosos

Se o agente infeccioso conseguir passar da imunidade inata quem nos defende é a imunidade adaptativa. E mesmo depois de combatê-lo, nosso sistema se lembra desse agente, isso é chamado de memória imunológica. Essa memória faz com que nosso sistema tenha uma reação mais eficaz caso entremos em contato de novo com aquele agente.

Exatamente por causa dessa memória é que sofremos com determinadas doenças apenas uma vez. Como por exemplo a catapora e a caxumba.

3 - Só vertebrados

Se engana quem pensa que são todas as espécies que tem um sistema imunológico adaptativo. Ele é exclusividade dos vertebrados mandibulados e os gnatostomados. Para quem não sabe, os gnatostomados incluem peixes e tetrápodes, entre outros animais.

4 - Bebês se beneficiam dele

Os bebês são beneficiados pelo sistema imunológico das suas mães. No último trimestre de gestação, as mães transmitem alguns de seus anticorpos para os bebês através da placenta. Elas fazem isso para que seus bebês tenham uma proteção maior contra as infecções do parto.

Mas essa proteção é temporária. E conforme as primeiras semanas de vida do bebê passam ela vai diminuindo. Mas os bebês prematuros não contam com essa proteção.

5 - Eficiência diminui

Conforme nós vamos ficando mais velhos, nosso sistema imunológico vai perdendo sua eficiência. Um exemplo disso são os macrófagos, que conforme a pessoa for ficando mais velha, mais ele tem dificuldade para eliminar as células cancerosas. Por isso que, em parte, a taxa de câncer é maior em pessoas mais velhas.

6 - Moldado pelo ambiente

Mesmo que os genes tenham um papel para determinar a eficiência do sistema imunológico. Pesquisadores descobriram que o ambiente tem mais influência nessa programação.

De acordo com um estudo, gêmeos tem sistemas imunológicos diferentes. E conforme eles vão envelhecendo essa diferença fica ainda maior. Isso porque conforme cada um vai envelhecendo eles são expostos a tipos de meio diferentes. E isso  influencia o sistema imunológico.

7 - Estresse causa danos

O estresse influencia bastante nas coisas da nossa vida, e também em nosso organismo. O estresse crônico, por exemplo, pode causa danos ao sistema imunológico. Pessoas que têm o cortisol, hormônio do estresse, elevado tem maior risco de sofrerem infecções como por exemplo resfriados. Isso porque as células do sistema imunológico ficam menos reativas.

8 - Febre

O sistema imunológico tem suas maneiras de avisar o corpo que ele está com uma infecção, e a febre é uma delas. A febre é a resposta do sistema imune a uma infecção, ela sendo viral ou bacteriana. Ela não é a defesa, mas ela mostra que o sistema imunológico está ativo e liberou seus leucócitos.

9 - Rir é bom

Realmente, quando dizem que rir é o melhor remédio não estão errados. A risada tem um efeito positivo no sistema imunológico. Quando alguém ri, a produção de anticorpos aumenta, principalmente no nariz e nas passagens respiratórias. É claro que rir não imuniza contra todas as infecções, ms melhora a resistência para algumas delas, inclusive para o câncer.

10 - Intestinos tem papel vital

O que muita gente não sabe, é que a flora intestinal tem um papel importante no nosso sistema imunológico. De acordo com descobertas de pesquisadores, as pessoas que tem uma flora intestinal deficiente tem menos que a média demacrófagos e monócitos. E isso faz com que elas sejam menos capazes de enfrentar infecções.


Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest