• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que as séries da Marvel fazem melhor que os filmes

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      16/07/18 às 16h15

A Marvel é conhecida pelo seu universo compartilhado impecável. O MCU tem todos os seus filmes conectados perfeitamente, com poucos e pequenos furos ao longo de 10 anos. Apesar de todo esse esmero na hora de construir seu mundo de super-heróis, existe uma grande quebra no Universo Cinematográfico da Marvel. Estou falando dos filmes e das séries de TV da Marvel. Com a proposta de fazerem parte do mesmo mundo inicialmente, elas caminham cada vez mais para lados opostos.

E se você acha que o único motivo para acreditarmos que as duas vertentes da Marvel estão divorciadas é o fato de nunca serem mostradas juntas, está enganado. Além disso, elas trabalham temas muito distantes. Também é justo considerar que as obras tem tons opostos. Enquanto as séries são mais sombrias, os filmes são mais bem humorados. Enquanto as séries trabalham com personagens mais desconhecidos, os filmes trabalham com nomes mais populares dos quadrinhos. Com todas essas diferenças, você pode ter seu universo preferido. Você também ainda pode torcer para um dia ver a junção dos personagens da TV com os do cinema, uma vez que ainda existem citações de um no outro.

Neste momento em que os filmes alcançaram seu auge com Vingadores: Guerra Infinita, não podemos esquecer que séries como Agents of S.H.I.E.L.D, Demolidor, Justiceiro, Runaways e outras da editora também tem o seu valor. Então listamos para você 10 coisas que a Marvel na TV faz melhor que a Marvel nos cinemas.

1 - Relações

O primeiro ponto que as séries da Marvel fazem melhor que os filmes é desenvolver bem as suas relações. Mas isso não quer dizer especificamente que as séries são melhores que os filmes. Os seriados tem mais facilidade de desenvolver e explorar melhor as relações entre os personagens devido ao tempo disponível para isso. As séries da Marvel costumam ter no mínimo 8 ou 13 episódios por temporada. É tempo mais que suficiente para fazer um rico desenvolvimento das relações entre os personagens.

2 - Desenvolvimento de personagem

Falando nisso... O desenvolvimento de personagens nos filmes da Marvel é bom. Porém, com o aparecimento esporádico e de tempos em tempos dos personagens centrais, ele é feito lentamente e pode levar muito tempo. Com vários episódios por temporada e pelo menos uma temporada por ano, as séries da Marvel têm facilidade de fazer um bom desenvolvimento de personagens. E ela faz, chegando a ser, algumas vezes, superior ao desenvolvimento de muitos personagens do cinema.

3 - Vilões

Os vilões são uma das maiores deficiências da Marvel nos cinemas. Loki foi o único antagonista relevante durante muito tempo nas telonas. Apesar de estar melhorando, com personagens como Thanos, Hela e Killmonger, os fãs passaram muita raiva nos últimos dez anos com vilões fracos. As séries da Marvel, por outro lado, não sofrem do mesmo mal. Seus vilões são bem trabalhados e colocam a gente para tremer de aflição e até medo. Personagens como o Rei do Crime (Vincent D'Onofrio) de Demolidor, o Boca de Algodão (Mahershala Ali) de Luke Cage e o Kilgrave (David Tennant) de Jessica Jones são melhores do que mais da metade dos inimigos dos filmes do MCU.

4 - Diversidade e representação

O cinema está melhorando nas questões relacionadas a representação e diversidade. O MCU segue pelo mesmo caminho, cada vez mais depressa. As séries da Marvel, por outro lado, já estão assim há algum tempo. Personagens gays, lésbicas e bissexuais ganham destaque e são essenciais nas tramas. Além disso, na TV temos personagens femininas mais proeminentes e em destaque, inclusive com séries próprias. E não vamos nos esquecer de que Luke Cage veio antes de Pantera Negra.

5 - Peso dramático

Algumas séries têm um tom mais sombrio, principalmente as feitas na parceria entre a Marvel e a Netflix. A escolha permite um peso dramático maior. É como se nas séries de TV os fatos que decorressem tivessem mais gravidade, uma vez que as consequências existem. Além disso também é possível ver mais sangue, lutas brutais e temas mais pesados, como abuso psicológico. Já os filmes ficam devendo em todas essas características. Eles precisam alcançar um público maior, e por isso evitam tudo que possa colocar peso e consequências definitivas nas suas tramas.

6 - Heróis totalmente desconhecidos

Apesar dos filmes do MCU terem como base heróis menos populares da editora, ainda assim eles faziam parte de uma categoria B dos quadrinhos. Na TV a ousadia é maior e heróis de classe C e D ganham suas histórias. Personagens como Luke Cage e Punho de Ferro não eram conhecidos do grande público. Uma série como Runaways nunca seria cogitada há 10 anos atrás. E antes de Homem de Ferro quantas pessoas sabiam sobre a S.H.I.E.L.D? Hoje, temos uma vasta galeria de produções televisivas com personagens menores, possibilitando a exploração de uma mitologia extensa e pouco conhecida.

7 - Questões sociopolíticas

Quando se trata do departamento de cinema do MCU, as questões sociopolíticas não são uma prioridade. Capitão América: O Soldado InvernalPantera Negra estão entre os raros filmes que abordam questões mais atuais. Em contraste, as séries de televisão são, principalmente, centradas em torno de questões sociopolíticas. Agente Carter gira em torno da posição das mulheres nos anos 1940. A primeira temporada de Jessica Jones foi elogiada por ser um retrato realista de relacionamentos abusivos e abuso psicológico. Luke Cage lida com as lutas que as pessoas negras enfrentam na sociedade atual e Agents of S.H.I.E.L.D aborda temas semelhantes com a perseguição aos Inumanos.

8 - Conexão

O MCU é um exemplo de universo compartilhado. Os filmes estão todos conectados, e participações especiais de personagens de outros filmes são quase uma regra. Mas infelizmente não existe nenhuma citação dos heróis da TV nos filmes. Em contrapartida a TV está toda hora mostrando sua conexão com os filmes, não deixando nada a dever. Na série Agents of S.H.I.E.L.D já houve até participações de personagens do cinema como Nick Fury, Lady Sif e Maria Hill.

9 - Consequências

Os filmes do MCU nunca lidaram efetivamente com as consequências dos fatos discorridos em seus filmes. As séries, por sua vez, estão sempre lidando com as consequências do que acontece nos filmes. A batalha de Nova York em Vingadores, por exemplo, só teve suas consequências exploradas a fundo nas séries de TV. Lá, foi mostrado como os cidadãos lidaram com aqueles acontecimentos e como eles afetaram diretamente a vida das pessoas.

10 - Relação com o público

Os personagens dos filmes do MCU são grandiosos e lutam com inimigos capazes de destruir a Terra e talvez o universo. Já os personagens das séries são quase humanos, com vidas muito parecidas com as nossas e inimigos que na maioria das vezes são chefes da mafia e traficantes perigosos. Assim fica mais fácil se relacionar com esses heróis. É possível se identificar com eles, e consequentemente, nos importar mais.

Depois destes 10 itens, está claro que as séries de TV são muito boas, e possuem características as vezes melhores que as dos longas do MCU. Porém nenhuma é melhor que a outra na totalidade e as duas possuem suas próprias vantagens. Quais características você considera superiores nas séries de TV? E nos filmes? Qual sua opinião sobre o universo compartilhado da Marvel? Deixa seu comentário aqui na matéria e compartilha essa lista com seus amigos.

 

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens SM CP
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+