• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que os animais podem fazer e os seres humanos não conseguem

POR Mateus Graff    EM Natureza      28/06/16 às 15h31

No mundo em que vivemos hoje, as vezes ficamos pensando que os humanos pode ser muito mais irracionais do que os animais, porque é incrível ver como o homem destrói o mundo e como algumas pessoas não estão nem aí para isso. Todo mundo pensa que os humanos são superiores aos animais, certo? Não necessariamente, mesmo os humanos sendo racionais, algumas coisas realmente só podem ser feitas pelos animais. Confira também a nossa matéria com os 12 animais que representam a personalidade de cada signo.

Pensado nisso, nós fomos atrás de alguns dons que são especificamente do mundo animal, coisas que os animais conseguem fazer e que o ser humano nunca poderá ter o talento. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 10 coisas que os animais podem fazer e os seres humanos não conseguem:

1 - Ver cores diferentes

001

Realmente é impossível olhar para alguma coisa e ver uma cor diferente, certo? Mesmo quando pensamos que estamos imaginando uma cor única, é apenas uma combinação de cores que já somos capazes de perceber. As aves realmente podem ver as cores que são impossíveis de serem vistas pelos humanos, isso devido aos cones extras presentes na rotina, que são sensíveis à gama ultravioleta. Curiosamente, essa descoberta foi feita por acidente no início da década de 1970, por um pesquisador que estava estudando a possibilidade de pombos discriminarem cores.

2 - Correr sobre a água

A capacidade de andar sobre a água parece não ser uma coisa feita apenas por Jesus. No entanto, dentro do reino animal, o lagarto comum basilisco (Basiliscus basiliscus), também conhecido como "lagarto Jesus Cristo" tem a capacidade de andar sobre a água. Isso acontece graças a física, pois os lagartos adultos tendem a pesar cerca de 200 gramas e usando as patas traseiras para impulsionar-se, eles geralmente percorrem uma distância máxima de 5 metros na água antes de afundar.

3 - Desafiar a gravidade

As cabras dos alpes tem a incrível capacidade de escalar montes quase completamente verticais. Não só isso, mas as cabras tem o dom de manter o equilíbrio nas mais minúsculas saliências. Além disso, esse animal extraordinário tem o incrível poder de saltar 2 metros, e com tais habilidades basicamente sobrenaturais, as cabras conseguem escapar de predadores como lobos, ursos e raposas.

4 - Imortalidade

002

E qual ser humano não gostaria de ser imortal? Pois é, a água-viva sabe exatamente como é ser imortal. Quando a Turritopsis nutricula atinge a forma adulta, com cerca de 4,5 milímetros, ao invés de envelhecer e morrer, ela simplesmente reverte para seus estágios iniciais de vida. Seu corpo reduz, os tentáculos retraem e a água-viva se torna capaz de iniciar seu ciclo de vida de novo. Concluindo, a água-viva pode viver neste mundo para sempre desde que não seja devorada por predadores.

5 - Regeneração

003

Quando perdemos um órgão, realmente não temos muito o que fazer, pelo menos ainda não. Mas se os seres humanos fossem parecidos com os axolotes, simplesmente nós regeneraríamos os membros do nosso corpo, como se fosse um rabo de lagartixa. Este anfíbio exótico tem a capacidade de regenerar, pois as suas células imunes chamadas macrófagos se comportam diferente de que a maioria dos mamíferos.

6 - Visão 360 graus

004

O campo de visão humano abrange cerca de 50 à 60 graus na horizontal e 50 à 70 graus na vertical. Já o camaleão tem o poder de enxergar em 360 graus, devido a sua anatomia ocular única, o animal pode girar seus olhos com um alto grau de liberdade. Ele também consegue alternar entre visão monocular e binocular, o que permite que ele veja dois objetos separados com cada olho de forma independente.

O único outro animal que possui uma visão de 360 graus é a libélula, que a usa para a caça. Além disso, a libélula tem os maiores olhos de todos os insetos, e por isso ela usa 80% do seu cérebro para o controle da visão.

7 - Mudar de forma

O chamado polvo mímico foi descoberto pela primeira vez no ano de 1998 na costa de Sulawesi, na Indonésia. Embora a capacidade de mudar de cor da pele seja comum a todas as variedades de polvo, esta criatura inteligente faz algo a mais. Esse polvo pode mudar de forma fisicamente para  se parecer com outro animal. O polvo mímico também consegue assumir personalidades e características das espécies que está imitando. Esse dom é único no reino animal, visto que enquanto outros animais tentam se disfarçar como uma técnica de defesa, nenhum consegue fazer o que o polvo mímico faz. Esse animal pode se passar por linguado, peixe-leão, água-viva e até serpentes do mar.

8 - Dormir com a metade do cérebro

06

Os cetáceos são um grupo de mamíferos que incluem golfinhos, baleias, orcas e botos. Esses animais tem a capacidade de dormir com apenas um hemisfério do cérebro, permitindo que o cérebro se recupere de acontecimentos diários e forme novas memórias. Enquanto o hemisfério esquerdo dorme, o cetáceo fecha o olho direito para controlar as funções respiratórias. Quando o hemisfério direito dorme, o contrário ocorre.

9 - Atingir 188 decibéis

07

Se você gritar o mais alto que puder, provavelmente vai chegar a uma faixa de decibéis em torno de 90. O recorde humano foi alcançado por uma professora irlandesa que ironicamente gritou "silêncio" a 121,7 decibéis. Isso não chega nem perto da grande baleia azul, o maior animal vivo hoje em dia, é capaz de produzir um som mais alto do que os humanos conhecem, ela pode alcançar incríveis 188 decibéis.

10 - Prever o futuro

08

Vocês devem estar pensando que são animais mutantes, mas não são amigos. Pesquisadores estão estudando a migração de toutinegras e concluíram que as aves eram capazes de prever uma tempestade dias antes de acontecer. Eles acompanharam as aves durante sua migração da África do Sul para os Estados Unidos, e conforme elas estavam se aproximando do sul do destino final, fizeram um desvio inesperado, como se soubessem que algo estava errado. Depois disso, uma tempestade horrível atingiu a região e matou 35 pessoas.

Além disso, outros animais parecem ter esse poder. Em 2011, cães utilizados em um estudo japonês foram capazes de farejar câncer colorretal a partir de amostras de respiração de pessoas com uma taxa de precisão de 98%. Essa com certeza é uma habilidade que poderia salvar as vidas de centenas de pessoas por meio da detecção precoce da doença.

E aí amigos, sabem de mais alguma que os animais podem fazer e os humanos não?  Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+