• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que seus dentes podem dizer sobre sua saúde

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/11/19 às 18h10

Existe um ditado que diz que nossos dentes são nosso cartão de visita. Em geral, as pessoas costumam ser bem preocupadas com a sua aparência. Ainda mais nos tempos atuais, onde a imagem é o principal "produto" de cada um. Portanto, com o tempo, as pessoas passaram a se preocupar, ainda mais, com os cuidados pessoais. E a higiene e cuidado bucal se tornaram maiores ainda.

É certo que todos podem falar se os dentes estão limpos ou não. Mas existem várias outras coisas que os nossos dentes podem dizer além de "sujos ou limpos". De acordo com a Mind Body Green, mostramos aqui algumas coisas que os dentes podem dizer sobre a sua saúde.

1 - Estresse

De acordo com Mind Body Green, as pessoas que estão sobre um grande estresse podem ter o hábito de apertar a mandíbula e ranger os dentes. Repare também se as bordas dos seus dentes parecem estar planas. Isso pode significar que o ranger dos dentes esteja desgastando o esmalte.

2 - Distúrbios alimentares

Anorexia e bulimia são problemas alimentares, que podem afetar a saúde dos seus dentes. O pior, para os dentes, pode ser a bulimia. Isso porque os vômitos regulares e o ácido estomacal podem causar erosão dos dentes e provocar um inchaço na garganta.

3 - Osteoporose

Não só os dentes são uma coisa para se preocupar. As gengivas também podem ser um canal bastante prejudicial à saúde, se não forem bem cuidadas. Elas podem inflamar o resto do corpo. E as mulheres, com osteoporose, são três vezes mais propensas a perderem seus dentes.

4 - Alergia

De acordo com o Mind Body Green, lacunas nos dentes, podem indicar estiramentos na língua. Isso pode ser causado por uma respiração excessiva pela boca. E isso pode levar a efeitos colaterais como congestão nasal e alergias.

5 - Problemas para dormir

As lacunas entre os dentes podem indicar que a pessoa tem distúrbios do sono. Isso acontece por causa da pressão da língua contra os dentes, enquanto a pessoa dorme. As pessoas que têm mandíbulas estreitas são mais propensos a terem apneia do sono.

6 - Doença gengival

Essa doença vai muito além de não escovar os dentes e usar fio dental regularmente. Aqueles que têm a boca seca crônica interrompe a defesa da boca contra as bactérias e colocam a gengiva em risco. Além do que tomar medicamentos ou ter síndrome de Sjogren, que é um distúrbio autoimune que afeta sua saliva e canais lacrimais, podem colocar as pessoas em um risco maior de ter doença gengival.

7 - Diabetes

A doença gengival pode desencadear um monte de problemas de saúde, incluindo diabetes. O aumento dos níveis de açúcar no sangue afeta a capacidade que a saliva tem de combater as bactérias. E isso pode formar um lar na boca e criar todos os tipos de problemas de gengiva e dente.

8 - Problemas no coração

Pode ser chocante para muitos, mas os dentes também têm ligação com o coração. De acordo com a Harvard Health, "as bactérias que infectam as gengivas e causam gengivite e periodontia também viajam para os vasos sanguíneos em outras partes do corpo, onde causam inflamação e danos aos vasos sanguíneos".

9 - Demência

As bactérias da doença gengival também podem viajar para o coração e também para outras partes do corpo. De acordo com o Web MD, uma pesquisa revela que as bactérias das gengivas inchadas e sangrentas de alguém, com doença gengival, foi encontrada no cérebro de pacientes infligidos com a doença de Alzheimer.

10 - Complicações de fumar

Isso é uma coisa que todos já ouviram, mas é sempre bom repetir. Fumar tabaco pode causar doenças gengivais e isso leva à várias complicações. A melhor coisa a se fazer é limpar os dentes regularmente para que qualquer complicação seja evitada.

Próxima Matéria
Via   Cheat sheet  
Imagens Cheat sheet
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+