icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 coisas que toda pessoa inteligente faz todos os dias

POR Ultra Curioso    EM Entretenimento      30/08/16 às 16h52
capa do post 10 coisas que toda pessoa inteligente faz todos os dias

A maioria das pessoas não pensa sobre a forma com que aprendem. Eles acreditam que a sabedoria se conquista com a leitura de vários livros, e  esquecem  que o conhecimento se conquista de várias formas. Há a sabedoria empírica (em que se vive o acontecimento), emocional (em que se controla e interpreta seus impulsos) e a capacidade de compreender e relacionar o significado das coisas.

Especialista em Educação, Adriana Tanese Nogueira afirma que se uma pessoa vai à faculdade não quer dizer que seja mais inteligente que quem não foi. Segundo Adriana, saber textos de trás para frente jamais fará alguém mais sábio. "Ingurgitar textos para fazer provas não necessita sequer de esperteza, mas da determinação para passar o teste", diz.

O professor Sydney Finkelstein, em artigo publicado no site da BBC, disse que, muitas vezes, não é proveitoso para uma empresa contratar uma pessoa inteligente. Ele ainda afirmou que outras qualidades, como velocidade, podem ser prejudicial. De acordo com o professor, quem tem talento para alguma atividade, dificilmente, vai ser bom administrador.

"Isso é notável no mundo dos esportes, em que as maiores estrelas, quando se aposentam, geralmente têm dificuldades de virar bons técnicos, pois teriam que supervisionar "mortais inferiores", dotados de talento inferior", finaliza.

No cotidiano, utiliza-se a palavra "inteligência" para designar uma forma de encarar a realidade. A inteligência, no entanto, pode ser usada para apontar que João é mais esperto que José porque consegue desempenhar alguma atividade. Mas, por outro lado, José têm habilidades musicais, e João demonstra aptidões para a linguagem.

Cinco vezes nomeado o melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi sofre da Síndrome de Asperger - uma espécie de autismo. Durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, o comportamento do jogador causou discussões quando ele ficava sozinho, no meio de campo, se concentrando para partida em que disputaria.

O Ultra Curioso preparou para você, amigo leitor, uma lista com as dez coisas que toda pessoa inteligente faz todos os dias. Confira:

1 - Ficar acordado até de madrugada

Os inteligentes preferem noite a dia. Para eles, o silêncio noturno é impagável e é o momento em que eles podem colocar os pensamentos no lugar, e desfrutar de algum tempo a sós. Afinal, toda pessoa inteligente tende à introspecção.

2 - Argumentar consigo mesmo

Sim, o inteligente possui aquela voz em seu ouvido. Segundos psicólogos, quando uma pessoa argumenta com ela mesma, desenvolve-se uma forma de empatia - exercício de colocar-se no lugar do outro.

3 - Curiosidade

Algumas pessoas são mais curiosas que outras. Não importa em qual classe social esteja inserido, ao comportar-se com curiosidade você só tem a ganhar.

4 - Não é apenas alguns livros que o transformarão em inteligente

Como já falei na abertura desta matéria, não serão alguns livros que lhe deixarão mais inteligente. Leitura ajuda, sim, mas a inteligente se sustenta com o equilíbrio de sensibilidade, razão e curiosidade. Não adianta ser nem frio, nem emotivo.

5 - Abraçam o fracasso

O escritor russo Dostoievski falou: "Os cultos sabem que não vale a pena lutar." Autor de clássicos da literatura, ele já previu que os inteligentes apertam a mão do fracasso e dizem "é, a vida é complicada mesmo."

6 - Sua felicidade não dependem dos demais

Para ser feliz, o ser humano busca mil e uma explicações, mas a felicidade sempre está à mercê dos outros. Todavia, uma pessoa inteligente sabe que os versos de Odair José, em A noite mais linda do mundo: "Felicidade não existe/ o que existe são momentos felizes."

7 - Fazem da tragédia algo bom

O filósofo Satre já escreveu: "Somos responsáveis pela nossa liberdade". Não há por que dramatizar, pois sempre daremos importância às coisas negativas. As pessoas inteligentes, literalmente, "transformam o tédio em melodia". Abre seus olhos: com as tragédias, crescemos, avançamos e evoluímos como pessoa.

8 - Sabem que o mundo não lhes deve nada

Em várias ocasiões, costuma-se crer que o mundo é mal e, às vezes, evita-se as coisas que realmente valem a pena. Repare em seu redor: o quê há? Alegre-se pelo que acontece agora. Só assim, você vai ser livre.

9 - Não se preocupam com o que pensam os outros

O outro é o outro. Este é o lema dos inteligentes. Eles não permitem que ninguém interfira em sua trajetória de vida. Pouco importam o que pensam, falam ou fazem. O inteligente precisa apenas dele para se buscar o êxito - seja profissional ou pessoal, que muitas vezes têm relação intrínseca.

10 - Nunca deixam de dizer "obrigado"

Uma das coisas mais importante da vida: o estimulo. Ele é o responsável pela harmonia entre os homens. Se vivemos num contexto cujo ódio é propagada aos montes, o estimulo não se faz presentes. Com ele, talvez consigamos dizer "obrigado" às pessoas.

Amigo leitor, você têm alguns destes hábitos listados acima? Pessoas inteligentes sabem como encarar a vida e não se deixam abalar por qualquer pedra que surge no meio do caminho.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest