• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que todos europeus acham estranho quando conhecem o Brasil pela primeira vez

POR Marilia Noleto    EM Curiosidades      25/04/16 às 16h53

Desde os tempos de Cabral, eles estão entre nós. Aos montes. Chegaram ainda nos tempos de Brasil-colônia e continuam chegando, por motivos diversos. Muitos vem apenas para turismo, atrás de nossas belas praias, paisagens naturais, festas e culinária. Outros foram atraídos por motivos financeiros, em busca das melhores oportunidades de trabalho e de ganhar dinheiro que o País oferecia até pouco tempo atrás.

Estamos falando deles: os europeus. Povos diversas nações do Velho Continente foram a matriz formadora da identidade brasileira. Portugueses, espanhóis, italianos, holandeses, alemães são exemplos de etnias que deixaram sua marca em nossa cultura. Mas sempre que povos diferentes se encontram, é inevitável que não ocorra uma estranhamento. Esse choque cultural pode ser motivo para risadas ou mesmo constrangimentos.

É fundamental ter jogo de cintura nestas ocasiões. Para ajudar você, separamos abaixo as 10 coisas que todos europeus acham estranho quando conhecem o Brasil pela primeira vez.

1 - Banho é bom!

man-979980_1280

Em se tratado de limpeza pessoal, somos bastante exigentes! Desde cedo somos ensinados que é preciso escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia e tomar banho diariamente (pelo menos uma vez). Pois estes hábitos podem causar muito estranhamento entre os europeus. Banhos na Europa não são exatamente uma prioridade.  Obviamente são hábitos diretamente atrelados ao clima de cada região.

2 - Beijos e abraços

best-friends-381984_1280

Brasileiros são "pegajogos", no sentido bem literal da palavra. Esse também é um hábito característico de culturas latinas. Em inglês, há um termo que designa bem essa características: "touchy". O brasileiro é um povo reconhecidamente caloroso, que gosta de tocar, de encostar no outro. A gente mal conhece a pessoa e já a cumprimenta com abraços e beijinhos no rosto. Demonstramos intimidade logo no começo da relação, sem nem conhecer a pessoa direito. Isso se deve a sermos bastante calorosos entre nós, mas cutucar um estrangeiro, pegar no braço ou coisa do tipo pode assustar ou incomodar bastante um gringo desavisado.

3 - Lá pelas 10... ou mais

clock-95330_1280

Essa com certeza está no topo da lista dos gringos. A pontualidade, ou melhor dizendo, a falta dela é um (mau) hábito muito comum dos brasileiros. Se um brasileiro marca um encontro, um compromisso ou uma festa às 10h, pode ter certeza que ele estará lá… estará lá na casa dele começando a se preparar par sair. No mínimo! Devemos reconhecer que damos lá muita importância para os horários. Os gringos dão uma risadinha amarela, acham engraçadinho, mas no fundo isso os irrita profundamente! Mas esse hábito não é "privilégio" nosso, mas dos povos latinos em geral.

4 - Sentar ao lado do parceiro no restaurante

Couple having dinner in a restaurant

É muito comum, quase automático, chegar em um restaurante, escolher uma mesa e sentarmos ao lado de nosso parceiro. Pois este costume é muito estranho entre os europeus, que normalmente se sentam um de frente para o outro.

5 - Amizade no trabalho

handshake-440959_1280

Segundo pesquisas, o brasileiro tende a focar nos relacionamentos de trabalho; primeiro ele deve confiar e se dar bem com as pessoas, para depois realizar as tarefas e gerar bons resultados. Aqui no Brasil, também é comum as pessoas perguntarem no trabalho sobre assuntos pessoais, mostrarem fotos para os colegas de familiares e filhos, além dos típicos contatos físicos (beijos e abraços que não são comuns em vários países). No exterior, principalmente na Europa, é mais comum o seguinte lema: "estamos aqui para fazer negócios e não amigos".

6 - Cerveja gelada

cerveja

Ninguém leva tão a sério o fato de gelar cerveja como os brasileiros. Pois os europeus normalmente tomam cerveja em temperatura ambiente (leia: quente). E quando visitam Brasil, eles ficaram encantados com o isopor que envolve a garrafa e os baldes de gelo nos bares.

7 - Comer utilizando garfo e faca e guardanapo

pizza-1150031_1280

A maioria da população europeia não tem o hábito de comer sanduíche com guardanapo e pizza com garfo e faca, como fazemos no Brasil. Pelo contrário, eles acham esse nosso hábito "exagerado" e bizarro.

8 - Barulho e paciência

carnaval1

Nossa alegria já é uma característica notória e marcante. Mas às vezes deixamos transparecer o nosso entusiamo de uma maneira não lá muito agradável para os europeus. "O brasileiro é muito barulhento", declara o inglês e consultor de marketing Pierre Larose, de 32 anos. Acostumado com um contexto de vida mais silencioso, ele precisou acostumar os ouvidos nesses três anos viajando por todo o território por causa do trabalho. "Por outro lado, eles têm mais toque, são mais sociáveis e mais relaxados", concede.

9 - "Só quero luxo, não quero lixo"

mercedes-841465_1280

Outro comportamento que não entra na cabeça dos europeus é o tamanho da importância que os brasileiros dão ao "ter" como status. As aparências e a classe são extremamente importantes aqui. Por isso, outros costumes que deixam os europeus intrigados são o excesso de compras, o hábito de ir a shoppings centers com frequência e de valorizar itens de grifes de luxo.

10 - "Posso ajudar?"

vendedor

Aqui no Brasil, ao entrar em uma loja qualquer, você provavelmente será abordado por algum vendedor. Seja para oferecer ajuda ou mesmo oferecer algum produto. Um costume tipicamente brasileiro, que para nós significa cordialidade, mas que incomoda muito os europeus, principalmente a britânicos e franceses.

Bônus: Bikini brasileiro

1

Apesar de muita gente na Europa fazer topless (Se bronzear sem a parte de cima do bikini) eles ficam estarrecidos quando veem o quanto os bikinis brasileiros mostram o bumbum, o quanto são curtos e fininhos.

E aí, gostou de nossa matéria? Acha que faltou alguma coisa? Participe e comente!

Próxima Matéria
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+