10 coisas que você não fazia ideia sobre o Playstation 2

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      10/03/20 às 18h15
foto de destaque

Embora o mundo esteja aguardando informações sobre o Playstation 5, é impossível andar para frente sem deixar de prestar uma homenagem à um ícone do passado. Isso mesmo que você pensou, estamos nos referindo ao memorável Playstation 2. Como um dos grandes marcos do ano 2000, o console da Sony acumula, ainda hoje, uma legião de admiradores. Aliás, quem cresceu jogando PS2 deve sentir uma saudade só deu ouvir o nome do videogame. Sendo assim, apesar de toda dedicação da Sony em torno da nova geração de consoles, resolvemos revisitar o passado e trazer algumas informações sobre o eterno Playstation 2.

10 - O console foi criado para ficar tanto na vertical quanto na horizontal

Durante o desenvolvimento do PS2 a Sony visou dar duas opções ao jogador. Em suma, os nostálgicos poderiam optar por deixar o console na horizontal, tendo a mesma sensação proporcionada pelos videogames clássicos; em contrapartida, para os visionários, a máquina poderia ser deixada na vertical, relembrando um PC desktop. Então, a escolha da disposição do console depende unicamente da noção estética do gamer. Embora, pareça pouca coisa, reforçamos que o PS2 foi a primeira unidade de videogame a oferecer esse tipo de opção aos jogadores.

9 - Foi o pontapé inicial da Sony para jogabilidade online

Falando em inovações do PS2, vale lembrar de uma bela adição ao seu hardware. Estamos nos referindo ao adaptador de rede oficial que permitia que os jogadores acessassem uma série de games online e competissem com outras pessoas do mundo todo. Posteriormente, já era possível encontrar versões do console com o adaptador incorporado na máquina. Nem é preciso dizer que isso contribuiu muito para as vendas. Embora tenha sido um excelente começo, a Sony tinha planos maiores para os jogos online do que o PS2 era capaz de suportar. Então, acabamos nos deparando com essas melhorias no PS3.

8 - Grande parte das vendas de GTA está relacionada ao PS2

O aclamado GTA V é considerado um dos produtos mais lucrativos da história do entretenimento. Só para ilustrar, em 2018 o jogo já tinha ultrapassado seis bilhões de dólares em vendas. Sem dúvidas, esses são números impressionantes. Contudo, Grand Theft Auto: San Andreas foi lançado em 2004 e vendeu 17 milhões de unidades apenas no PS2. Sendo assim é compreensível que esse game seja um dos mais amados da plataforma e permaneça atemporal. Portanto, podemos dizer que grande parte do sucesso conquistado pela franquia da Rockstar se deve ao PS2.

7 - Você pode transformar seu Playstation 2 em um computador

Conversando com o item 10 dessa lista, relembramos que muitos jogadores optaram por deixar seu PS2 na vertical, fazendo-o parecer um computador desktop. No entanto, o que nem todos sabem, é que a Sony lançou o Linux em um disco que permitia aos usuários utilizarem seu console como computador. Indo mais além, os usuários que possuíam maior afinidade com tecnologia conseguiam transformar seu PS2 em um kit de desenvolvimento. Isso significa que, usando um código-fonte aberto e muita criatividade, eles poderiam desenvolver seus próprios jogos. Apesar desses títulos amadores não funcionarem no PS2 sem modificações, esse recurso não deixou de ser interessante.

6 - Existe uma pessoa chamada Playstation 2

Esse tópico fala mais do impacto cultural do PS2 do que de suas características técnicas. Na verdade, esse é um fato um tanto quanto estranho relacionado à influência do controle na comunidade nerd. Basicamente, em  2002, um homem, originalmente chamado Dan Holmes, ficou tão apaixonado pelo console - literalmente - que decidiu mudar seu nome para Playstation 2. Essa é uma das histórias mais bizarras que circulam entre o mundo gamer. Ademais, se você acha que acabou por aqui, informamos que não. Na verdade, o Sr. Playstation expressou interesse em se casar com o console. Contudo, ele não achou alguém que aceitasse oficializar seu matrimônio com a máquina.

5 - Revolucionou a indústria dos DVDs

Já sabemos que o PS2 foi um massivo sucesso de vendas. Contudo, o que impulsionou esse êxito foi sua habilidade de ler discos DVD. Essa foi uma estratégia genial por parte da Sony. Afinal, a empresa se deu conta de que se os clientes tivessem outra funcionalidade para o console além de rodar jogos, seus lucros seriam multiplicados. Aliás, o PS2 era mais barato que muitos aparelhos de DVD, na época. Então, não era incomum ver membros de uma família tirando proveito do console de outro integrante para assistir um filminho.

4 - Limitaram a exportação do console por medo de terrorismo

Embora isso seja engraçado agora, nos anos 2000 esse assunto foi tratado com muita seriedade. Tudo começou por causa de relatórios sugerindo que Saddam Hussein e o Iraque estavam estocando centenas de consoles PS2 com o objetivo de modificá-los e utilizá-los como armas militares. Uma baita teoria da conspiração, não é mesmo? Pois bem, como resultado desse rumor - que foi veiculado por portais como CNN, BBC e NBC - a Sony teve medo de que seu console realmente fosse usado para atos terroristas. Então, a companhia criou um embargo de exportação da máquina no Japão e passou a monitorar as vendas de perto.

3 - É, até então, o videogame mais vendido da história

Até o momento, o Playstation 2 já vendeu mais de 157 milhões de unidades, se consolidando como o console mais vendido da história. Considerando a existência de diversos concorrentes, como o Nintendo Wii, que vendeu mais de 100 milhões de unidades, os números se tornam ainda mais impressionantes. Já sabemos que a máquina da Sony possui diversas características responsáveis por atrair consumidores, então não chega a ser surpreendente descobrir que as vendas do mesmo só desaceleraram nos últimos anos.

2 - O PS2 foi baseado em um  antigo protótipo do Atari

No início da década de 90, a Ataria tinha grandes planos para o design de seu novo console. Nomeado Falcon030 Microbox o videogame clássico acabou sendo descartado e substituído pelo Jaguar. Contudo, como diz o ditado, o lixo de um é o luxo de outros e assim a Sony utilizou o Falcon030 como inspiração para o PS2. Se olharmos os dois, lado a lado, a semelhança é notável. O mais engraçado é que, se a Atari tivesse seguido em frente com o protótipo, o visual do PS2 seria completamente diferente do que conhecemos.

1 - O Playstation 2 tinha Netflix

Disponível exclusivamente no Brasil, a primeira vez que a Netflix chegou por aqui, foi através do PS2. Através de um disco de instalação, os jogadores brasileiros podiam desfrutar uma biblioteca de filmes e séries do serviço de streaming. Sendo assim, o console foi realmente algo inovador, na época. Hoje em dia, o acesso à Netflix é muito mais fácil, mas naquele tempo, a Sony fez um grande favor ao público, disponibilizando tal aplicação. Realmente, mesmo após tantos anos, o PS2 se mantém inigualável.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+