icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 coisas sobre o Papa Francisco que você não sabia

POR Fabiana Souza    EM Entretenimento      16/09/15 às 01h31
capa do post 10 coisas sobre o Papa Francisco que você não sabia

Há cada dia que passa o Cardeal Jorge Mario Bergoglio vem cativando ainda mais a admiração do mundo inteiro. Esbanjando simpatia e sabedoria o Papa vem quebrando os dogmas da Igreja Católica, mostrando um lado acolhedor e sábio da religião.

Em seus discursos o Papa já discutiu sobre homossexualidade, aborto, divórcio, pena de morte e até já declarou que acredita na Teoria do Big Bang. O sábio senhor vem chamando a atenção de todos no mundo. Mas você já parou pra pensar quem é Jorge Mario fora do Vaticano? Pois então, a gente separou algumas coisas interessantes sobre ele pra você conferir:

10 - Tem só um pulmão

Quando tinha 21 anos, Francisco sofreu com uma grave infecção nos pulmões, o que o obrigou a retirar metade do órgão para se curar da doença. Segundo o próprio Francisco, o resultado da operação foi muito bom e hoje ele não sente mais nada e nem teve nenhuma outra complicação em seu pulmão.

9 - Seu dia começa às 4h30 da manhã

"Eu rezo o breviário, todas as manhãs. Gosto de rezar com os salmos. Então, mais tarde, eu celebro a missa e rezo o rosário", disse o Papa. O Senhor de 78 anos é pura disposição e mantém seus dias sempre cheios de afazeres. Sua jornada de trabalho inclui leitura de cartas, cartões, documentos e relatórios. Ele também vai à reuniões com cardeais, sacerdotes, bispos e leigos. O Papa afirma também que gosta de estar sempre concentrado em orações para o bem da população: "Eu rezo mentalmente, mesmo quando estou esperando para ir ao dentista, por exemplo, ou em outros momentos do meu dia."

8 - Gosta de pouca bagagem

O Papa deixou todos curiosos e espantados quando desembarcou no Brasil em 2013, segurando apenas uma pequena bagagem de mão. Sim, ele carrega sua própria bagagem. Quando os jornalistas perguntaram sobre o conteúdo da bagagem o Papa brincou: "Não é a chave para a bomba atômica" e em seguida completou: "Há uma navalha, um livro de consulta e um livro sobre Santa Teresa, por quem tenho devoção. Quando viajo, sempre levo comigo uma bagagem de mão. Não gosto de muita coisa. É normal.".

7 -Humildade

Francisco é conhecido por levar uma vida simples, sem luxos. O Papa mora em um apartamento no Vaticano de 70 metros e se irrita quando algum cardeal dispõe de algum luxo desnecessário. Além disso, costumava utilizar o transporte público em Buenos Aires e diz que quando pode, gosta de cozinhar a própria comida.

6 - Arrecadou fundos para ajudar desabrigados

Quando foi nomeado cardeal em 2001, Francisco leiloou sua antiga motocicleta e uma jaqueta da marca Harley-Davidson, ambas com a sua assinatura. Com o leilão o Papa conseguiu arrecadar 299 mil euros, o equivalente à 326 mil dólares, na época. Todo o dinheiro arrecadado com o leilão foi revertido para Casas de Apoio à desabrigados de Roma.

5 - Conectado e inteligente

O Papa Francisco mantém uma conta do Papado no Twitter (@pontifex), que foi aberta por Bento XVI em 12 de dezembro de 2012. Os tweets da conta são escritos em nove idiomas. Já Francisco, além do espanhol, fala quatro línguas fluentemente - inglês, francês, italiano e alemão.

4 - Currículo extenso

O Papa à direita na foto, com seus colegas da faculdade. Antes de seguir carreira religiosa, Jorge Mario Bergoglio já executou testes em um laboratório químico quando era adolescente, já trabalhou como varredor de chão em uma fábrica, segurança e até já deu aulas de literatura no ensino médio. Anos depois o Papa formou-se técnico químico. Porém, aos 21 anos de idade resolveu abandonar sua profissão, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto, em Buenos Aires. Muitos acreditam que a Química influencia até hoje a maneira como Francisco enxerga o mundo.

3 -Já aprontou algumas

Francisco sempre diz que gosta e respeita os animais, porém, o que poucos sabem é que ele tem uma "queda" pelas aves e já teve várias em casa. Sua irmã, em entrevista, contou que o animal que Francisco foi mais apegado quando jovem era um papagaio. Ela ainda brinca: ""É melhor não procurarem por ele, afinal, ele ensinou ao pequeno animal um ou dois palavrões ao invés de o ensinar a orar."

2 - Ávido fã de futebol

O Argentino é um devoto também do futebol. Francisco é torcedor do San Lorenzo, um clube da primeira divisão da Argentina. Ele ainda tem o seu próprio cartão de membro.

1 - Um Papa de estreias

Francisco, além de ser o primeiro Papa jesuíta também é o primeiro Papa não-europeu desde o século VIII, e o primeiro a substituir um Papa que renunciou o cargo em mais de 600 anos.


Próxima Matéria
avatar Fabiana Souza
Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest