icone menu logo logo-fatos-historicos.png


10 comidas regionais que deveriam se tornar nacionais

POR Victor Prado    EM História      13/01/17 às 12h29
capa do post 10 comidas regionais que deveriam se tornar nacionais

Uma das coisas mais importantes para o povo, é a culinária. Durante todas essas centenas de anos, não existiu uma pessoa que não precisasse comer e que utilizou o que tinha na natureza para fazer os mais diversos pratos. Foram anos e mais anos com esses pratos passando de geração para geração até chegar a nossa geração como um prato típico.

O grande "problema" no Brasil, é que ele é um pais de nível continental, então existem muitas comidas típicas que são bem conhecidas em apenas determinadas regiões. Algumas delas acabam indo para país todo, mas outras não tiveram a mesma sorte.

As comidas que estão nessa lista são regionais e pelo simples motivo de serem incríveis, precisam se tornar comidas conhecidas em todo o país. O Ultra Curioso separou 10 comidas regionais que deveriam se tornar nacionais:

1- Tacacá

Esse prato típico da região Norte, para ser mais preciso do Pará. Ele é constituído basicamente de tucupi, jambu, goma de tapioca e camarão. A grande maioria de seus ingredientes são também típicos apenas da região norte.

2- Arroz com pequi

Um prato bem peculiar para pessoas que não cresceram consumindo o pequi. A fruta tem uma cor amarela muito forte e o gosto também. Uma coisa interessante é que dentro da fruta do pequi, existem espinhos, então você tem que tomar cuidado na hora de comer.

3- Empadão Goiano

Como o próprio nome diz, esse empadão é típico de Goiás, ou como eles chamam carinhosamente, "do Goiás". O empadão tem uma massa quebradiça e geralmente tem o recheio composto de frango, guariroba e azeitonas.

4- Mojica de Pintado

O prato típico cuiabano, é basicamente um caldo de peixe com mandioca. O peixe utilizado é o pintado, que dá um sabor único a receita.

5- Acarajé

O acarajé é conhecido no Brasil todo, mas é difícil encontrar bons acarajés espalhados pelo Brasil. A comida é basicamente um bolinho e feijão fradinho frito no azeite de dendê, ingredientes típicos baianos. O recheio pode variar muito, mas as baianas adoram colocar algo picante no meio desse bolinho.

6- Vatapá

Mais um prato da cozinha baiana. O prato é basicamente um cozido cremoso onde temos a presenta de uma carne e pão ou farinha misturados ao caldo. Também é essencial o leite de coco.

7- Arroz carreteiro

Arroz carreteiro é um prato típico da região sul. Ele é basicamente arroz misturado com carne de sol ou carne seca.

8- X-Caboquinho

Esse sanduíche foi muito consumido em Manaus durante a Copa do Mundo. Ele é basicamente pão recheado com tucumã, banana pacovã e queijo coalho. O tucumã e a pacovã são frutas típicas da região norte e fazem o maior sucesso por lá.

9- Açaí

Todo mundo está cansado de comer açaí, mas a forma que o povo do Norte come totalmente diferente. O açaí original não é servido gelado e não tem a consistência de um mousse, ele é servido como um caldo e é tão bom quando o que comemos aqui.

10- Pamonha

A pamonha, prato típico goiano, pode ter diversos sabores. Ela é basicamente uma massa de milho que é temperada com óleo, ou banha. Ela pode ser de sal e como muitos gostam de comer em Goiânia, como um doce. Basta adicionar açúcar no tempero.

E aí, o que achou de todas essas comidas? Comenta aí e compartilha com todo mundo.


Próxima Matéria
avatar Victor Prado
Victor Prado
Passa na zoeira que aqui não tem limites, gold elohell no lolzin, minha playlist do Spotify destruiria sua vida social, de David Bowie a Vai Embrazando de Pokémon a Game of Thrones. Instagram: victorh.prado
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest