• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 costumes chineses que deixam os brasileiros assustados

POR André Quincas    EM Entretenimento      14/12/15 às 21h24

A China é um país que nos surpreende por várias razões. São uma civilização milenar, são disciplinados, tornaram-se um fenômeno da economia nos últimos 30 anos e hoje o país é o principal parceiro comercial de inúmeras nações. Mas apesar de o PIB da China ter aumentado 10 vezes desde 2001, quando passou a integrar a Organização Mundial do Comércio, o PIB per capita ainda é menor do que em muitos países subdesenvolvidos.

Além da economia, os Chineses se destacam pelos avanços tecnológicos. Eles foram os primeiros a recentemente realizarem um teletransporte quântico por uma distância significativa, já reconstruíram em 6 dias uma estrada completamente destruída por um terremoto e, em seus primórdios, foram responsáveis pela invenção do papel, da bússola e do ábaco, uma espécie de avô da calculadora.

Contudo, como civilização complexa que é, tem suas peculiaridades que para nós ocidentais podem parecer no mínimo chocantes. Confira:

1- Condenados dublês

00221917e13e0bcf4c0010

Os ricos na China podem pagar dublês para cumprirem pena por elas na cadeia. A prática é tão comum que eles adotaram um termo específico pra isso: "ding zui", que significa "substituto criminal". É como diz um ditado comum na China: "

2- Poluição do ar

china-polluted-chinese-city-smog

Na capital chinesa, Pequim, a poluição é tão espessa que obscurece edifícios enormes e as pessoas não outra escolha senão usar máscaras. Companhias aéreas são frequentemente obrigadas a cancelar voos e, um estudo da Universidade da Califórnia, apontou que mais de 3% da poluição do ar em San Francisco é enviada da China.

3- Alimentos

comida-estranha

Tudo o que você já ouviu falar sobre a exótica culinária chinesa é verdade. Entre os pratos mais "comuns" estão pulmões de rã, estômago de vaca e olhos de peixe. Lá inclusive arrotos são sinal de satisfação com a refeição e eles consideram um elogio ao chef que preparou.

4- Baiju

Baijiu_7351-3b3bae1b

Baiju é um vinho branco que muitos descrevem como sendo extremamente forte. Se te oferecerem um vinho branco no jantar, esteja certo de que não se trata de um mero fermentado de uvas verdes. De tão forte, alguns descrevem como sendo a mistura de solvente de tinta com removedor de esmalte.

O álcool teve um papel importante na sociedade chinesa desde os tempos antigos. Porém, nos primeiros momentos da tomada comunista ele foi suprimido. Nos anos seguintes tornou-se cada vez mais popular.

5- Recusar presentes

presente-fim-de-ano

Não estranhe se você presentear um chinês e ele recusar o presente. Eles têm o hábito de recusar até 3 vezes um regalo, mesmo que o desejem. Mas apesar de considerarem certos hábitos grosseria, os chineses têm mania de cuspir. Cuspir é tão comum quanto respirar na China. Eles acreditam que seu corpo deve ter razão para querer lançar algo fora. Então cospem onde quer que estejam (casamentos, aniversários, funerais etc.)orta).

6- Gansos

4343085224_d480ba6c6a_o

Em alguns lugares como na província de Xinjiang, gansos são treinados para colaborarem com os policiais. Assim como fazemos com os cães. Segundo as autoridades chinesas, eles têm visão forte, são altos e podem ser agressivos. Tudo isso contribui para eles serem usados ao invés dos cães.

Os cães são opção culinária na China, como você já deve ter ouvido falar. Mas o consumo de carne de cachorro tem declinado. O país tem uma classe média emergente entre a qual os cães de estimação tornaram-se símbolo de status.

7- Ofensas

1031_min

Na China hábitos como apontar e digitar no celular podem ser considerados ofensa, a depender da região onde você está e do contexto. Para direcionar a atenção para um objeto você deve indicá-lo com a mão aberta, com a palma para cima e dedos esticados.

Outra observação deve ser dada ao hashi, aqueles pauzinhos usados como talher. Nunca deixe os pausinhos na posição vertical em uma tigela de arroz. Isso é comum em um ritual de oferenda feito aos mortos. Eles também não podem ser usados enquanto você gesticula.

8- Sonecas

2014-06-19t065526z_18341473

Na China é comum encontrar as pessoas dormindo em qualquer lugar. Qualquer lugar mesmo! Praças, metrô, lojas... Inclusive lá você pode se jogar nos mostruários das lojas de móveis que ninguém vai te incomodar. A soneca é algo praticamente sagrado.

9- Facequini

rtx1kcf6

As chinesas são adeptas de máscaras de proteção que cobrem toda a cabeça, deixando apenas olhos, narinas e boca à mostra. As máscaras parecem as usadas pelos lutadores mexicanos de luta livre. São vendidas em cores e tamanhos variados, e os varejistas afirmam que as de cor laranja são eficazes contra ataques de criaturas do mar.

10- Casamento com Fantasmas

chinesa-noiva-2

Essa modalidade de casamento é uma tradição para facilitar a "transição" de alguém que morreu. Mas via de regra, só "beneficia" os indivíduos do sexo masculino. Uma mulher que se sujeita a casar com um falecido é forçada a se mudar com a família do marido e viver em celibato. Isso caracteriza que ela está em preparação para se juntar ao marido morto na vida após a morte. Nessa tradição, os corpos de homens e mulheres que nunca se conheceram são enterrados juntos.

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+