icone menu


10 curiosidades que você não sabia sobre os sonhos

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      11/09/15 às 14h59
capa do post 10 curiosidades que você não sabia sobre os sonhos

Os sonhos são uma sucessões das imagens, ideias, emoções e sensações que ocorrem geralmente involuntariamente na mente durante determinadas fases do sono. O conteúdo e finalidade dos sonhos não são entendidos até hoje. Os sonhos são um tema de especulação científica e interesse filosófico e religioso, ao longo da história.

Os sonhos ocorrem principalmente na fase do sono conhecida como "movimento rápido dos olhos" (REM). Nessa fase, a atividade cerebral atinge picos elevados e se assemelha a atividade cerebral de quando estamos acordados. O sono REM tem como característica principal o movimento contínuo e rápido dos olhos durante o sono. Às vezes, os sonhos podem ocorrer durante outras fases do sono. No entanto, esses sonhos tendem a ser muito menos vivas e dificilmente você se lembra deles.

A duração de um sonho pode variar de pessoa para pessoa: eles podem durar por alguns segundos ou cerca de 20 a 30 minutos, em média. As pessoas estão mais propensas a lembrar de seus sonhos quando elas acordam durante a fase REM do sono. Mesmo que você não consiga se lembrar, todas as pessoas tem, em média, três a cinco sonhos por noite.

Atualmente, os sonhos têm sido contectados com as atividades inconscientes de nossa mente. Os sonhos podem ter diferentes temáticas e dificilmente eles estão sob o controle da pessoa que está sonhando (os sonhos controlados são chamados de sonhos lúcidos).

Desde muito tempo o homem tenta dar significado para os sonhos. Os primeiros sonhos registrados datam de 5000 anos atrás na Mesopotâmia, onde foram documentados em tabuletas de argila. No período greco-romano as pessoas acreditavam que os sonhos eram mensagens diretas das divindades, de pessoas mortas ou previsões do futuro.

Sigmund Freud, o estudioso que desenvolveu a psicanálise, escreveu extensivamente sobre a teoria dos sonhos e suas interpretações. Ele explicou sonhos como manifestações de nossos mais profundos desejos e ansiedades, muitas vezes reprimidos por outras memórias. Em A Interpretação dos Sonhos (1899), Freud desenvolveu uma técnica psicológica de interpretar sonhos e criou uma série de orientações para entender os símbolos e ações que acontecem em nossos sonhos.

O Ultra Curioso separou a seguir 10 curiosidades sobre os sonhos. Confira:

1

1. Os mesopotâmicos acreditavam que a alma, ou parte dela, se movia para fora do corpo quando a pessoa dormia e, na verdade, visitava os lugares e as pessoas o sonhador vê em seu sono.

2. No Egito Antigo, as pessoas que sonhos vívidos e significativos eram taxadas como abençoadas e foram consideradas especiais. A sociedade egípcia acreditava que os sonhos exerciam o mesmo papel dos oráculos: trazer mensagens dos deuses.

2

 

3. Na China existia uma crença similar a dos mesopotâmicos. Na sociedade chinesa, as pessoas acreditavam em dois aspectos do sonho: um era que a alma se libertava do corpo durante o sono a viajava para o reino dos sonhos, enquanto o outra parte da alma permanecia no corpo.

4. As primeiras crenças gregas sobre os sonhos eram de que os deuses do Olimpo visitavam fisicamente os sonhadores.

A man sleeping5. No judaísmo, os sonhos são considerados parte da experiência do mundo que pode ser interpretada por nós e as lições que podemos aprender através dessa experiência.

6. Você não pode ler durante o sonho, ou ter noção de tempo. Se você não tem certeza se você está sonhando ou não, tente ler alguma coisa. A grande maioria das pessoas são incapazes de ler em seus sonhos. O mesmo vale para os relógios: cada vez que você olhar para um relógio, você não conseguirá ver as horas.

5

7. Há toda uma subcultura de pessoas que praticam o que é chamado de "sonho lúcido" ou "sonho consciente". Usando várias técnicas, essas pessoas supostamente aprenderam a assumir o controle de seus sonhos e fazer coisas incríveis como voar, passar através das paredes e viajar para diferentes dimensões ou voltar no tempo.

8. Os sonhos são responsáveis ??por muitas das maiores invenções da humanidade. Alguns exemplos incluem: A idéia de criar o Google, o gerador de corrente alternada de Tesla, a forma de hélice dupla do DNA, a máquina de costura, a tabela periódica, entre outros.

6

9. Existem alguns casos surpreendentes onde as pessoas realmente sonham com coisas que ainda vão acontecer. Você poderia dizer que isso é um "vislumbre do futuro", ou talvez tenha sido apenas coincidência. O fato é que este é um dos fenômenos mais interessantes e bizarros relacionados aos sonhos. Alguns dos mais famosos sonhos premonição incluem:

9.1 Abraham Lincoln sonhou com seu assassinato;
9.2 Muitas das vítimas dos ataques de 11 de setembro sonharam com a catástrofe;
9.3 O sonho de Mark Twain sobre a morte de seu irmão;
9.4 Os sonhos premonitórios sobre a catástrofe do Titanic.

10. O inferno é real e ele é chamado de paralisia do sono. Duas características da paralisia do sono são a incapacidade de se mover (daí vem o termo 'paralisia') e um senso de uma presença extremamente maligna próxima a você.

Fonte: Life Hack


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+