icone menu


10 efeitos chocantes que o vídeo game tem sobre nós e nunca percebemos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      16/03/16 às 21h20
capa do post 10 efeitos chocantes que o vídeo game tem sobre nós e nunca percebemos

Todo mundo adora vídeo games, é um passa tempo legal, com jogos geniais e gráficos fantásticos, que até existem pessoas que que vivem disso, ganhando milhões apenas por jogar games bem. Mas quais são as influências que os jogos de vídeo game tem em nossas vidas? Será que os jogos de vídeo game podem influenciar até no nosso caráter? Existem alguns estudos que provam isso, e nós, da Fatos Desconhecidos, vamos mostrar alguns para vocês nessa matéria. Falando nisso, já leu nossa matéria sobre as 7 ralidades do trabalho de viciar crianças?

Vocês verão alguns efeitos bons e outros ruins, mas que todos provam que os jogos tem sim influência em nossas vidas e talvez nós dificilmente poderíamos notar. Então, gamers, confiram agora a nossa matéria com os 10 efeitos chocantes que os vídeo games tem sobre nós e nunca percebemos:

1 - Efeito espectador

9-bystander-effect_000013598742_Small

O efeito espectador foi descoberto por psicólogos, e significa que se existem mais pessoas em uma área, é menos provável que uma pessoa irá ajudar uma pessoa com necessidade. Um estudo realizado pela Universidade de Innsbruck descobriram que este feito realmente acontece em jogos de vídeo game. Os jogadores são menos propensos a ajudar os personagens não jogáveis.

2 - Relacionamento entre irmãos

videogame-10

Pesquisadores descobriram recentemente que os irmãos que jogam jogos violentos juntos, realmente tinham menos conflitos. Nos jogos eles defendem um ao outro contra rivais, fazendo com que seu relacionamento fique mais forte do que irmãos que não jogam vídeo game. Confira também a nossa matéria com os 5 jogos que você jogou errado a vida inteira.

3 - Dessensibilização da morte

homicidio-marca-no-chão

Um estudo feito pela Universidade de Auburn, pesquisadores criaram uma teoria de que jogar jogos violentos faz com que haja a dessensibilização dos jogadores a morte e aumentam a capacidade de cometer suicídio ou outros crimes violentos. Os participantes do estudo foram questionados com que frequência eles jogam jogos vioolentos e a classificação média nos jogos que eles jogam.

A partir deste estudo, os pesquisadores descobriram que aqueles que jogam muitos jogos de vídeo violentos realmente temem a morte menos do que indivíduos que não jogam jogos violentos. Além disso, os indivíduos que jogaram jogos violentos não têm uma maior tolerância à dor do que outros.

4 - Sensibilidade moral

sentir-culpa

A pesquisa mostrou que a reprodução de um herói ou vilão em um jogo de vídeo tem efeitos sobre a sensibilidade moral de uma pessoa. Verificou-se que os participantes que jogaram com vilão sentiram mais culpa e vergonha, isso surpreendeu os pesquisadores como eles esperavam que os jogadores tornam-se mais insensíveis à violência e violações morais. No entanto, as pessoas que passam por más intenções, como personagens de videogame, na verdade, tornou-se mais sensível ao mal no mundo, mas isso só aconteceu com quem sentiu culpa em primeiro lugar.

5 - Emoções

empresario-escolhendo-humor

Focando em bulimia nervosa, um transtorno alimentar onde as pessoas comem muito e depois vomitam toda a comida, pesquisadores da Eating Unit do Hospital Bellvitge em Barcelona, descobriram que a terapia do jogo de vídeo game realmente ajuda as pessoas com esse transtorno a parar de vomitar, sendo 100% eficaz.

6 - Agressividade

por-que-jogar-video-game

Um estudo feito pela National Science Foundation descobriu que as pessoas que jogaram games violentos, onde foram supostamente para ajudar outro jogador eram menos agressivos do que os jogadores de jogos violentos que não ajudam a outro jogador.

7 - Reação emocional especial

jogando-video-game-

Um estudo recente descobriu que jogar games aumentam nossas funções cognitivas e satisfaz a nossa necessidade de ser competente. Essas reações eudemonia, que são reações que não ligam diretamente para o prazer.

8 - Auto estima

17

Michigan State University e a Universidade da Califórnia decidiram fazer um estudo sobre Cosplay e quais os efeitos nas pessoas que os tornam ligados a um personagem fictício. Os participantes foram convidados a avaliar o quanto eles gostaram dos games com bons personagens, quantas vezes eles jogaram video game e como os seus níveis de auto-estima eram altas. Verificou-se que os participantes com anexos mais elevados para personagens tinham uma baixa auto-estima.

9 - Tempo reação

jogando

As pessoas que jogam games como Call of Duty, Halo ou Counter Strike tem maior capacidade para detectar o movimento, podem manter as pessoas ou itens em sua visão periférica e assim pode facilmente mudar de uma tarefa para outra mais rapidamente do que as pessoas que não jogam.

10 - Efeito avatar

PREORDERWITCHER

A Universidade de Sussex e a Universidade de Innsbruck, confirmou que ao personalizar um avatar, as pessoas podem aumentar a agressividade quando jogam games violentos. Os participantes analisados foram colocados em 4 grupos e foram convidados a personalizar seus avatares. Um grupo jogou jogos violentos, enquanto outro jogou games não violentos. Os outros dois grupos tiveram avatares genéricos, mas também jogaram games violentos e não violentos.

Após 30 minutos de um jogo, os participantes foram convidados a fazer parte de outro estudo. Esse outro estudo envolveu uma pessoa que odiava molho quente (eles sabiam que ele odiava molho quente). Os grupos que deram a ele o molho mais quente jogaram games violentos com avatares personalizados. Essencialmente, isso significa que se você é daquele que gostam de jogos violentos, e melhor não personalizar o seu avatar.

E aí amigos, acham que todos esses estudos feito sobre jogos são reais? Comentem!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+