icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 emoções que você não sabia que o ser humano tinha

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/04/19 às 18h05
capa do post 10 emoções que você não sabia que o ser humano tinha

Emoções são sensações físicas e emocionais que são provocadas por algum estímulo. Esse estímulo pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é uma coisa muito pessoal e cada pessoa sente de uma forma diferente. A emoção é o que faz a pessoa reagir de determinada forma diante de um acontecimento.

Em um consenso geral, os seres humanos têm seis emoções básicas. São elas felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e desgosto. E mesmo dentro desses estados emotivos, estão alguns que podem até não ter nomes.

Tentar definir as emoções tem sido um processo em evolução por décadas. Em 1980, o psicólogo americano Robert Plutchik apresentou sua Roda de Emoções. Na teoria dele, os humanos têm oito estados emocionais que são alegria, aceitação, medo, surpresa, tristeza, desgosto, raiva e antecipação. E para ele, a mistura e combinação dessas emoções fazem emoções mais complexas como o amor.

Um estudo de 2017, de Alan S. Cowen de Berkeley e Dacher Keltner, pegou a ideia de Plutchik e dividiu as emoções em 27 categorias. E o escritor John Koenig, passou sete anos compilando e definindo as categorias em seu Dictionary of Obscure Sorrows. Mostramos aqui alguns dos sentimentos definidos por ele que não conhecíamos.

1 - Sonder

Essa é a percepção de que cada pessoa aleatória está vivendo uma vida tão complexa quanto a sua. Uma história épica que permanece invisível para os outros ao seu redor. E você aparece nela apenas uma vez, como uma pessoa a mais no fundo, um borrão no trânsito, ou uma janela iluminada.

2 - Opia

Isso é a intensidade ambígua de olhar nos olhos de alguém. Esse ato pode deixar a pessoa sentindo ao mesmo tempo uma invasão e vulnerabilidade. É como se você olhasse através do buraco de uma porta da casa de alguém e fosse capaz de dizer que tem alguém parado lá.

3 - Monachopsis

É a sensação de se sentir fora do lugar onde está. Uma sensação de mal adaptação, de estar desajeitado.

4 - Liberose

Esse é o desejo de se importar menos com as coisas. É querer parar de olhar para o passado a cada poucos passos em direção ao futuro. É o medo de alguém te puxar para trás logo que você está perto da linha de chegada.

5 - Rubatose

É a constante percepção do seu batimento cardíaco. Quando um tênue pulsar muscular já te faz lembrar que dentro do seu corpo correm veias e que elas estão em constante batimento.

6 - Kenopsia

É um sentimento como a atmosfera de um lugar que normalmente é bastante movimentado e fica vazio. Como ver um corredor de escola à noite silencioso. É uma pós imagem emocional que faz parecer além de vazia, mas também como se nunca tivesse tido nenhum população.

7 - Crisálida

Essa é a tranquilidade de estar dentro de casa durante uma tempestade. É a libertação de uma tensão que a pessoa sente quando sabe que está protegida.

8 - Anedota

É quando há uma conversa sobre a qual todos estão falando, mas quando ninguém está de verdade ouvindo. As pessoas estão jogando palavras desconectadas para cobrir espaços.

9 - Elipsismo

É o sentimento de que você não é capaz de saber como a história vai acabar. Que você sempre irá rir da piada mas nunca a entenderá completamente.

10 - Ocioliolismo

Esse sentimento é a consciência da pequenez humana. É saber que não se pode tirar uma conclusão significativa sobre o mundo ou sobre o passado e a complexidade da cultura. Por mais que sua história seja épica para você, ela tem um tamanho bastante pequeno.


Próxima Matéria
Via   Insh  
Imagens insh
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest