• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 ensinamentos do livro Seja Foda

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      01/07/19 às 16h51

É normal sentir-se preso em si mesmo, ainda mais quando o contexto não nos inspira a sair da cama e procurar novas possibilidades. Contudo, para vivermos de uma maneira melhor e mais otimizada, é preciso entrar com consonância com a vida. Ou seja, também é preciso "ser" a mudança que buscamos por aí. Caio Carneiro, nascido em São Paulo, é um grande empreendedor que, a princípio, decidira viver a vida de maneira intensa. Todas as oportunidades começaram a aparecer como realmente são: oportunidades. Ele acabou conquistando seu primeiro milhão aos 25 anos de idade, tendo viajado o mundo inteiro fazendo negócios e contando suas histórias. Uma dessas narrativas pode ser encontrada em uma de suas obras. Vamos adentrar aos ensinamentos do livro Seja Foda (2017)?

As mudanças gerem a nossa vida em todos os âmbitos possíveis. Mesmo que gostemos de rotinas ou de qualquer coisa relacionada ao controle sobre nossas metas, os dias carregam uma inerência inconstante que por vezes nos intimida.

A ideia por trás do livro "Seja Foda" é justamente incitar a vontade de dizer "Agora chega!" e descobrir-se com um empreendedor e dono de sua própria história. Para isso, Caio Carneiro assinala diversos ensinamentos que fazem com que o leitor compreenda a sua situação e retire o máximo de proveito de todas as possibilidades que batem na sua porta.

1- Primeiro passo é dizer: agora chega!

Um dos primeiros passos assinalados pelo autor é a famosa frase que tanto almejamos seguir: "Agora chega!". Quando finalmente percebemos que é necessário decidir, a jornada pode ter o seu início de maneira plena. "Uma decisão acontece no momento em que a estrada se divide e você escolhe ir para a esquerda ou para a direita, opta por uma nova rota", escreve.

2- Inspiração produtiva

Além disso, para manter-se na jornada rumo às mudanças, é necessário encontrar aquilo que definitivamente lhe motiva. Por que eu quero perseguir os meus sonhos? Por que eu preciso retomar ou criar um negócio próprio? Qual a minha intenção em sair da cama todos os dias? Quem eu quero ser a partir de agora?

3- A diferença entre sucesso e significância

Alguns conceitos podem estar preestabelecidos em nossa mente, mas é preciso ressignificá-los. Até porque as palavras têm força e servem como um trampolim para impulsionar objetivos concretos. Pensando nisso, o autor e empreendedor Caio Carneiro evoca que o "sucesso" é o ingrediente fundamental na vida das pessoas. Por quê? Porque ele perfaz como um objetivo que atende às nossas expectativas.

No entanto, a significância corresponde à extensão do seu sucesso, no sentido de atingir outras pessoas também. Partilhar sabedoria e aprendizado é extremamente importante em ser "significativo". Ou seja, fazer algo a respeito desse sucesso "individual". Esse é um dos ensinamentos do livro Seja Foda.

4- Você precisa ser F.O.D.A.

Uma das maiores descobertas do autor, nessas idas e vindas no mundo dos negócios, é a importância de se estabelecer um conjunto de convicções para alcançar resultados. Ser "Feliz", "Otimista", "Determinado" e "Abundante" são caracterizações essenciais em todas as vertentes do processo. Sempre considerando, é claro, a inspiração que lhe motivou a dar o início para a jornada.

5- "Delírio é um sonho sem viabilidade"

Para Caio Carneiro, reverter o sonho para a realidade é um jogo estatístico. Ser "FODA" é entender os perímetros das suas projeções e encontrar maneiras de torná-las palpáveis. Só é possível correr atrás dos sonhos se eles forem viáveis o suficiente, de acordo com a dinâmica do dia a dia.

6- Tudo está na palma de nossa mão, a começar pelo "dedo polegar"

Sim, os cinco pilares da construção do sucesso estão metaforicamente visíveis. Por meio de nossa palma da mão, é possível encontrar subsídios que vão contribuir na jornada como empreendedor. Dessa maneira, apenas vislumbrando-a, podemos aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da vida, resultados viáveis.

Um deles corresponde ao "dedo polegar", que indica o otimismo e a positividade. Não é possível começar qualquer empreitada se estivermos absortos nos problemas e nos indícios de fracasso. Viver é errar, mas empreender é enxergar possibilidades de aprendizado no próprio equívoco. Esse é um dos ensinamentos do livro Seja Foda.

7- Dedo indicador: visão e direção

É importante ter noção de onde nós estamos indo. Ou seja, qual caminho percorremos e quais metas queremos atingir. Apontar ideias, segui-las e estabelecer "nortes" são questões essenciais para manter-se andando. A partir da visão, é que se tem o resultado.

8- Dedo médio: atitude

O gesto de mostrar o dedo médio pode nos causar desconforto, mas representa "ter atitude". Não importa o que as pessoas digam ou julguem, a nossa posição ativa em prol de mudanças vai fazer toda a diferença mais adiante. Sem contar que a adrenalina de "mostrar o dedo" serve de motivação para reconhecer caminhos mais "ousados". Esse é um dos ensinamentos do livro Seja Foda.

9- Dedo anelar: compromissos e valores

Esse é o dedo em que geralmente colocamos as alianças. Por isso, de acordo com a metáfora de Caio Carneiro, os nossos valores estão representados nele. Nunca devemos esquecer os nossos compromissos e princípios, ainda mais se a intenção é a de alcançar o sucesso completo. É preferível "atrasar" a sua vitória do que "corromper" os nossos valores.

10- Mindinho: emoções e detalhes

Grande parte dos nossos projetos exige trabalho técnico e disposição intelectual, mas não podemos nos esquecer dos sentimentos. São eles que ditam as motivações, as estratégias e a dinâmica por trás. Mesmo que aparentem ser apenas "detalhes", não se engane: o controle emocional é indispensável para se obter o sucesso.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+