icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 fatos bizarros sobre os dentes que incrivelmente são reais

POR Bruno Dias EM Curiosidades 24/03/20 às 17h55

capa do post 10 fatos bizarros sobre os dentes que incrivelmente são reais

Como diz o ditado: o sorriso é o nosso cartão de visita. Escovar os dentes três vezes por dia, passar o fio dental antes de escovar, escovar a língua, não comer doces. Essas frases deveriam estar nos 10 mandamentos para não ter algum problema dental. O cuidado com a higiene bucal é tão importante que, caso você não se cuide, problemas sérios podem acontecer. Desde o famoso bafo, que faz outras pessoas se afastarem de você, até doenças graves, que precisam de tratamento cirúrgico para serem resolvidas.

Em geral, as pessoas costumam ser bem preocupadas com a sua aparência. E uma das primeiras coisas que alguém nota no outro são os dentes. Eles viraram uma grande preocupação, por isso, vários e novos tratamentos foram feitos para eles. Isso porque perder os dentes pode ser algo assustador para qualquer pessoa. Independentemente do quão vaidosa seja essa pessoa. Mas muitas pessoas não sabem alguns fatos bizarros a respeito deles. Por isso, mostramos alguns aqui.

1 - Mais fortes que os ossos

Algumas pessoas podem achar que os nossos ossos são a parte mais forte do corpo humano. Mas a verdade é que o esmalte dos dentes, que fica na parte externa deles, é a parte mais forte e durável que temos em todo corpo.

2 - Maior parte não é visível

Quando elogiamos o sorriso de alguém sempre falamos o quão bonitos são os dentes das pessoas. Mas na realidade, não estamos vendo o dente por inteiro. Dois terços dos dentes estão abaixo da gengiva. O que vemos é apenas um terço deles.

3 - Só escovar não limpa 40% dos dentes

Na maioria das propagandas sobre saúde dos dentes, ou então quando vamos ao dentista , o profissional sempre fala que devemos além de escovar passar fio dental nos dentes. Isso porque se você "só escovar" os dentes estará limpando apenas 60% deles. Os outros 40% são limpos apenas com o fio dental.

4 - Começam no útero

Geralmente, as pessoas acham que nossos dentes começam a se formar depois que saímos da barriga de nossas mães. Mas mesmo que eles não sejam aparentes, eles começam a se formar quando o bebê ainda está no útero da mãe. E ficam na gengiva esperando a hora de saírem.

5 - Como impressões digitais

Assim como as impressões digitais não tem outras iguais as nossa, os dentes também. Não existem dois dentes iguais. Todos os dentes de alguém são únicos e exclusivos daquela pessoa. E eles podem ser usados para identificar alguém. Restos humanos podem ser identificados através dos registros dentários.

6 - Sem dentes superiores

Nós temos 32 dentes em nossa boca tanto na parte superior quanto na inferior. Assim como nós, as girafas também tem 32 dentes. Mas esse animal não tem dentes superiores. Eles ficam no fundo da mandíbula do animal.

7 - 38, 5 dias escovando os dentes

Higiene bucal é uma coisa séria e tem que ser feita sempre. E sempre da melhor forma e de maneira correta. Muitos podem não saber que ao longo da nossa vida passamos, em média. 38,5 dias escovando nossos dentes.

8 - Dentistas de 1800

Nos anos 1800, além dos profissionais da área barbeiros e ferreiros podiam também atuar como dentistas. Eram na verdade os barbeiros que arrancavam os dentes. E eles eram chamados de "cirurgiões-barbeiros".

9 - Proteção contra vômito

Nosso corpo também tem maneiras de proteger os dentes. Antes de vomitarmos, nossa boca produz uma quantidade maior de saliva, para que os dentes fiquem protegidos do ácido do vômito.

10 - Salvando dente caído

Se por algum motivo algum dente for nocauteado da sua boca, é possível ainda salvá-lo. Isso se você conseguir enfiar o dente de novo na gengiva em cinco minutos depois que ele caiu da boca.


Próxima Matéria
Via   List25  
Imagens List25
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest