• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 fatos interessantes sobre a história do movimento feminista

POR Mateus Graff    EM História      19/10/16 às 18h32

Existem algumas coisas que nunca te contaram sobre o movimento social e político chamado feminismo. Muita informação destorcida é promulgada e as pessoas acabam não entendendo bem o que é e para que serve esse movimento. Para quem não sabe, feminismo é um movimento social e político que tem como conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX.

Bom, as pessoas tem uma ideia de que o feminismo é um movimento recente, mas a verdade é as mulheres lutam a favor do feminismo há um bom tempo, e nós, da Fatos Desconhecidos, vamos mostrar alguns fatos intrigantes e interessantes sobre a história do movimento feminista, fatos que todo homem deveria sabe, independente do sexo, confiram:

1 - Origem da palavra feminista

1

A palavra "feminismo" apareceu pela primeira vez no idioma inglês em 1890, embora a luta das mulheres contra a discriminação e sexismo era muito mais velha.

2 - Mulheres na Arábia Saudita

1

Na Arábia Saudita, infelizmente as mulheres ainda não tem permissão para dirigir, mas elas estão atualmente contestando essa lei um tanto idiota que existe até hoje.

3 - A primeira mulher a se candidatar a presidência dos EUA

1gazeta6

Você pode até pensar que Hillary Clinton é a primeira mulher a concorrer á presidência dos EUA, mas essa honra pertence a Victoria Woodhull. Bom, enquanto as mulheres não podiam votar, não existia lei que proibia elas de se candidatarem. Victoria tinha 33 anos quando foi nomeada candidata à Casa branca pelo Partido pela Igualdade de Direitos. Sua candidatura foi apresentada em maio de 1872, quase meio século antes de as mulheres terem o direito de votar nos EUA.

4 - A primeira mulher a assumir a presidência da Argentina

1

Em 1974, María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como Isabelita, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Argentina, na Argentina. Dilma Roussef foi a primeira do Brasil, assumindo o cargo em 2010.

5 - A primeira mulher a ocupar o cargo de primeira ministra

1

No item anterior citamos a primeira mulher a assumir uma presidência, mas antes disso, Sirimavo Bandaranaike, do Sri Lanka, foi eleita primeira ministra em 1960, e posteriormente reeleita em 1970.

6 - A primeira mulher a conquistar um Prêmio Pulitzer

1

A primeira mulher a receber um Prêmio Pulitzer foi Edith Wharton, em 1921, por seu romance "The Age of Innocence".

7 -Mulheres chefe de estado

1

Cinquenta e dois países tiveram uma mulher chefe de estado ao longo dos últimos cinquenta anos, incluindo Inglaterra, Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão e Libéria. Porém, os EUA está entre aqueles que nunca tiveram uma mulher no comando, embora Hillary Clintonn possa mudar essa história em pouco tempo.

8 - Mulheres na educação

1

As mulheres são mais propensas a obter um diploma do ensino médio do que os homens. Além disso, mais de sessenta por cento de graus universitários dos EUA são atribuídos às mulheres.

9 - Mulheres na carreira militar

1

Nos EUA, as mulheres constituíam menos de dois por cento dos militares na década de 50. Atualmente, cerca de quinze por cento dos membros ativos das Forças Armadas dos EUA são mulheres.

10 - Primeira mulher a governar no Egito

1

Sobekneferu era uma mulher egípcia que foi faraó após a morte de seu irmão, Amenemhat IV. Ela foi a primeira governante do sexo feminino do Egito, e a última governante da dinastia XII.

E aí amigos, já sabiam de todos esses fatos sobre as mulheres? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+