icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


10 fenômenos naturais assustadores e extraordinários que vão te supreender

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      05/11/14 às 19h06
capa do post 10 fenômenos naturais assustadores e extraordinários que vão te supreender

A palavra "extraordinário", usada no título, não é por mero acaso. Os itens de nossa lista são raríssimos, e, se não por fotos e vídeos, provavelmente a mairia de nós passaria a vida inteira sem jamais vê-los. Mas graças à coragem de fotógrafos e à internet, podemos imaginar estar diante desses colossos da natureza, gigantes de eletricidade, gelo e luz que nos emocionam e assustam - e não é pra menos, afinal, imagine só estar perto de um vulcão em erupção, algo já bastante tenso, e presenciar uma cena como a do primeiro item, abaixo:

Raios vulcânicos

A chamada "tempestade suja" é gerada pela carga elétrica gerada pelo calor da lava, além da poeira de cinzas, gases e gelo, que separa moléculas e cria diferenças de temperatura e pressão que "descolam" átomos, que criam um rastro luminoso entre si - o famoso relâmpago.

Bolhas de gelo

Comuns no Lago Abraham, no Canadá, acontecem pela liberação de gases pelas plantas que vivem nas águas do local, o que cria esse aspecto belíssimo para o lago em épocas de gelo.

Marés vermelhas

Também por causa de algas, pode também acontecer em tonalidades de rosa e até verde, e geralmente está associada com as mudanças de estação, que afetam as algas.

Dedo da Morte

https://www.youtube.com/watch?v=q7hkdiVuMb0#t=39

Também chamado de "brinicle", acontece quando o gelo ou água muito gelada, na superfície, começa a descer para as camadas inferiores, criando um pequeno "tornado de gelo" aquático que congela qualquer coisa na qual encostar na hora. Sim, qualquer coisa.

Pilares de luz

Acontece pelo reflexo da luz em superfícies planas cobetas de gelo, e geralmente acontecem com maior frequência durante o pôr do Sol.

Relâmpagos de Catatumbo

Acontecem na região venezuelana do título, que o local com maior incidência de raios no mundo, com 280 por hora, geralmente acontecendo em 140~160 noites por ano e durando 10 horas. Além disso, a intensidade luminosa é tanta que é possível ver os trovões a 200 km de distância, com raios de mais de 10 km.

Parélio

Esse halo luminoso acontece pela refração da luz em cristais de gelo na amosfera, geralmente de nuvens, e entrando em contato com a luz solar.

Trombas d'água

Esse mortal e belo fenômeno acontece quando a umidade do ar é tamanha que as partículas começam a se condensar e formar o fenômeno, que não "puxa" a água, diferentemente do que parece.

Penitentes

Essas gigantescas navalhas de gelo são formadas em regiões montanhosas, onde há temperaturas geladas apesar da incidência direta do Sol, que derrete a água transformando-a diretamente em vapor, criando "buraco" e fissuras que acabam por moldar essas mortais obras naturais.

Supercélulas

 

Tempestades caracterizadas por um mesociclone, ou seja, uma corrente de ar que adentra a nuvem, criando uma ampliação da área afetada e também tempestades severas, que podem desembocar em tornados e muita atividade elétrica.

 

Assustado? Maravilhado? Continue o passeio na nossa galeria de GIFs naturais.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest