• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 filmes com as melhores cenas de abertura da história

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      28/01/20 às 17h02

Assim como não devemos julgar um livro pela capa, não podemos basear a crítica de um filme em sua sequência de abertura. No entanto, ao mesmo tempo, é impossível deixar de dizer que algumas das cenas mais significativas da história do cinema aconteceram nos momentos iniciais dos longas. Você já deve ter pensado em diversas cenas de abertura marcantes e sabemos que muitas delas poderiam estar nessa lista. Porém, existem alguns representantes notáveis que se tornaram referência na área e resolvemos compartilha-los aqui. Logo abaixo você pode conferir alguns dos filmes com as melhores cenas de abertura existentes.

10 - Trainspotting: Sem Limites

Considerado um dos melhores filmes britânicos já feitos, não é uma surpresa encontrar Trainspotting nessa lista. Contando com Lust for Life, música de Iggy Pop ao fundo, a cena de abertura é uma referência icônica do cinema da década de 90. Logo no início vemos Mark Renton, personagem de Ewan McGregor introduzir o longa com um monólogo onde condena as expectativas impostas pela sociedade. Em seguida acompanhamos ele mergulhar no vício junto com seus amigos Spud e Sick Boy. Embora Transpotting conte com diversas cenas memoráveis, sua abertura foge completamente do convencional, por isso a destacamos.

9 - Pulp Fiction

Considerado por muitos a obra-prima de Quentin Tarantino, Pulp Fiction apresenta uma introdução estilística e carismática. Inclusive, através dela conseguimos perceber o porquê do filme ter tido esse alcance que transcende gerações. Apoiando-se em uma narrativa não linear, a cena de abertura de Pulp Fiction serve também como a conclusão do longa. Assim, vemos a dupla de criminosos Pumpkin e Honey Bunny comendo na mesma lanchonete onde Vincent e Jules tomavam café. Embora a abertura não chame atenção para a presença dos assassinos, o diálogo de Ringo e Yolanda é suficientemente fascinante.

8 - Cidadão Kane

Poucos filmes na história são tão reverenciados quanto Cidadão Kane. Sendo assim, é de se esperar que sua cena de abertura faça jus à fama do longa perante os cinéfilos de todo o mundo. Ao passo que o filme é considerado impecável do começo ao fim, sua sequência introdutória serve como amostra de sua qualidade. Logo nos primeiros minutos conseguimos notar a atmosfera sombria e intrigante que envolvem a produção. Então, a presença dessa sequência de abertura nessa seleção fala por si só.

7 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

Contando com um notável realismo científico e efeitos especiais vanguardistas, esse longa gira em torno da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. Embora um dos aspectos mais memoráveis dessa produção seja sua trilha sonora, 2001: Uma Odisseia no Espaço também é composto por uma incrível direção de arte. Tal característica é notável logo no início do longa, onde a abertura mostra que o alvorecer do homem é também o alvorecer da violência.

6 - Bastardos Inglórios

Como de praxe nos filmes de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios não perde tempo em apresentar a atmosfera mais tensa possível. Dessa forma, a sequência de abertura mostra um fazendeiro no norte da França que protege um grupo de judeus do governo. Além do clima de tensão ser extremamente desconfortável, ele chega a se tornar palpável. Ademais, a trilha sonora se faz imprescindível para a percepção do clima de tragédia antecipando a própria chegada de Landa. Falando nisso, a performance de Christoph Waltz também é absolutamente inquietante e ingrediente indispensável para o incrível resultado final.

5 - O Poderosos Chefão Parte II

Embora existam três longas compondo a franquia, existe um acirrado debate sobre qual dos dois primeiros é o melhor. No entanto, enquanto alguns entusiastas preferem estender essa discussão por mais algumas décadas, preferimos nos atentar exclusivamente aos filmes. Aliás, ambas as produções retratam experiências cinematográficas quase perfeitas. Contudo, o real trunfo de Francis Ford Coppola foi conseguir tornar o retrato da formação de Vito Corleone na segunda parte ainda mais impressionante que sua entrada na produção inaugural. Tal qualidade é reforçada pela icônica abertura da sequência.

4 - Batman: O Cavaleiro das Trevas

Conhecido como um dos filmes de super-heróis mais influentes da história, O Cavaleiro das Trevas é responsável por apresentar um dos vilões mais icônicos da cultura pop de forma totalmente inovadora. Assim, acompanhamos uma nova ameaça emergir em Gotham. Ao passo que o auto-intitulado Coringa não demora a espalhar o caos pela metrópole e chamar a atenção do Batman, desde o começo sabemos que sua periculosidade estratégica não deve ser subestimada e que as aparências enganam. Logo, a cena de abertura, além de nos mostrar uma incrível sequência de assalto ao banco, comprova que o Palhaço do Crime sempre está dois passos a frente.

3 - Star Wars

Considerando a quantidade de componentes da franquia Guerra nas Estrelas, é de se esperar que existam algumas cenas de abertura memoráveis. Apesar de O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e Os Últimos Jedi apresentarem aberturas envolventes, o primeiro filme da saga permanece imbatível nesse quesito. Assim, os primeiros minutos do longa de 1997 mostra tudo aquilo que os fãs precisavam e não sabiam, desde uma perseguição espacial até a enfática entrada de Darth Vader. Esse é foi o suprassumo da introdução para o cenário de ficção científica tão característico da série de filmes e moldou tudo aquilo que viria a seguir.

2 - Tubarão

Além de ser um dos mais renomados blockbusters da história, Tubarão também foi responsável por inaugurar uma fórmula cinematográfica totalmente nova. Em suma, Steven Spielberg resolveu utilizar desorientação e outras artimanhas como forma de criar suspense. Então, não foi preciso mostrar a assustadora criatura logo de primeira, porque a imaginação do espectador seria muito mais eficiente do que qualquer efeito especial. Então é disso que essa sequência de abertura se trata, com a notável ameaça de um tubarão sem a apresentação do mesmo.

1 - Os Caçadores da Arca Perdida

Caçadores da Arca Perdida foi responsável por reformular todas as nossas expectativas relacionadas à um filme de aventura. Através de uma sequência envolvendo armadilhas mortais, ícones ancestrais e templos escondidos, temos uma noção do que será apresentado no resto do longa e ficamos animados para ver o que está por vir. Existem pouquíssimas introduções capazes de capturar tão bem a essência de um personagem. Assim, de uma maneira brilhante vemos Indiana Jones estabelecer a atmosfera que envolverá sua história. Por fim, embora o filme pertença aos anos 80 continua sendo a maior referência entre as cenas de abertura.

E então, o que achou da nossa seleção? Concorda ou discorda? Gostaria de adicionar mais algum? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+