10 filmes de ficção científica esquecidos nos anos 1970 que merecem ser lembrados novamente

POR Erik Ely    EM Entretenimento      27/04/20 às 09h51
foto de destaque

Podemos definir a década de 1970 como um período em que valores culturais sofreram grandes mudanças. Em meio a Guerra do Vietnã e a mudança sócio-política dos anos 1960, os filmes de ficção científica retrataram esse período "sombrio" do mundo. Assim, tivemos o colapso de sociedades utópicas, a ascensão das guerras de classes e a incorporação incansável de novas tecnologias. Com tantos filmes importantes, pode ser que você tenha perdido alguma coisa. Por isso, separamos 10 filmes de ficção científica esquecidos nos anos 1970, que merecem ser lembrados novamente.

Sempre acabamos lembrando de Mad MaxStar Wars, mas ainda há muita coisa que precisa ser lembrada desse período. Nos anos 1970, um filme mais sombrio que o outro era apresentado e sempre com reflexões de sua época. Entretanto, mesmo depois de tanto tempo, podemos afirmar que esses filmes estão mais atuais do que nunca.

1 - Fuga do Século 23 (1976)

No século 23, os seres humanos possuem riqueza, fartura e tudo o que querem. No entanto, só é possível viver até os 29 anos. Isso porque, quando se chega aos 30, todos são executados e aqueles que fogem, são perseguidos. E nesse mundo, Logan é um dos encarregados de perseguir essas pessoas, pelo menos, até o ano que ele chega aos 29 e decide fugir.

2 - Rollerball - Os Gladiadores do Futuro (1975)

Em um filme repleto de adrenalina, Rollerball nos apresenta esse evento em que equipes do mundo todo precisam sobreviver em uma arena. E mesmo com um remake feito no ano 2000, essa continua sendo a versão mais instigante do filme.

3 - O Buraco Negro (1979)

Nos anos 1970, a Disney assumiu alguns riscos que não tomaria hoje. E, entre esses riscos, podemos citar o filme "O Buraco Negro", de 1979. Esse o filme mais caro da empresa até 1979 e também surpreende pela pegada adulta. De fato, essa não é uma aventura para crianças.

4 - THX 1138 (1917)

Em THX 1138, somos apresentados a um futuro em que a raça humana vive em sociedade em que emoção foi banida pelo uso de remédios. Entretanto, um homem decide deixar de tomar esses remédios e experimenta todo o espectro de emoções. Depois disso, ele convence uma mulher a fazer o mesmo e, com isso, eles começam a ser perseguidos pela polícia robótica. Também é válido lembrar que o filme é dirigido por George Lucas e é uma homenagem a todos os dilemas da ficção científica.

5 - Westworld - Onde Ninguém Tem Alma (1973)

Antes da popular série da HBO, Westworld, um filme dos anos 1970 possuía uma proposta parecida. Como na série, visitantes ricos vistavam os parques temáticos de Delos, habitados por androides de última geração. Assim, há uma forte inspiração no oeste americano, a Roma antiga, a Europa medieval e muito mais. E claro, tudo com uma boa pegada de ficção científica.

6 - Herança Nuclear (1977)

Na mesma época de Star WarsMad Max, "Herança Nuclear" combinou ficção científica e uma aventura pós-apocalíptica. Dessa forma, o filme nos apresentava o mundo depois da Terceira Guerra Mundial. Contudo, além dos conflitos, também possuíamos escorpiões mutantes e sobreviventes hostis como resultado da guerra.

7 - A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

Depois de três filmes da franquia "Planeta dos Macacos", o quarto chegou apresentando um universo mais violento e sombrio. Mas, além disso, também trouxe uma história forte que mistura viagem no tempo e os eventos dos filmes anteriores.

8 - Dark Star (1974)

Em um dos primeiros filmes de John Carpenter, temos uma ficção científica repleta de humor, sátira e aventura. No filme, durante 20 anos, um espaçonave possui o objetivo de destruir planetas instáveis que ameaçam as rotas comerciais. E vale lembrar que uma das coisas mais incríveis do filme é o fato dele ter começado como um projeto de Carpenter, enquanto ele ainda era um estudante de cinema, em 1972.

9 - Corrida Silenciosa (1972)

Nessa aventura de ficção científica, um ecologista mantém uma estufa a bordo de uma estação espacial. Desse modo, sua missão é preservar uma série de plantas para que gerações futuras as cultivem na Terra. No entanto, ao longo de sua jornada, ele deve lutar com a tripulação da nave que busca destruir a estufa.

10 - Corrida da Morte - Ano 2000 (1975)

No filme, conhecemos uma América futurista à beira do colapso socioeconômico. Com essa situação, a única alegria dos cidadãos é a brutal Corrida Transcontinental. Nela, as equipes competem para ver quem chega mais rápido e quem sobrevive.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+