• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 filmes nacionais para ver no dia do Cinema Brasileiro

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      19/06/20 às 14h53

O cinema brasileiro existe desde julho de 1896. Em seus mais de 120 anos de história, ele teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo. Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolveu pouco mais de 2 mil salas, que vendem uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% são para filmes brasileiros.

A produção nacional tem mantido uma média de 90 a 100 filmes de longa-metragem por ano, sendo que nem todos conseguem lançamento comercial. Quem diz que o Brasil não faz excelentes filmes, realmente não sabe o que está dizendo. E não é de hoje que o Brasil faz bons filmes. E mesmo com toda a dificuldade, espaço e orçamento bem menores que os filmes de Hollywood, as produções brasileiras não deixam a desejar quando o assunto é qualidade.

Além disso, as produções nacionais contam histórias com as quais várias parcelas da população podem se identificar. Em 2019, o governo chegou até ameaçar o cinema nacional.

Mesmo com vários problemas, o cinema nacional resiste e tem uma data para ser celebrado. Hoje, 19 de junho, é o dia do Cinema Brasileiro. Por isso, mostramos aqui alguns filmes nacionais que foram um sucesso tanto de público, como com a crítica. Aproveite para procurar e ver filmes do Brasil nesse dia especial.

1 - Que horas ela volta

O filme mostra a história de Val, uma doméstica que se mudou de Pernambuco para São Paulo, para trabalhar e conseguir dar uma vida melhor para sua filha. Os patrões de Val a tratam como "parte da família", mas quando sua filha, Jéssica, vai passar uns dias na casa junto com sua mãe para prestar o vestibular, as coisas mudam. E as "regras" começam a serem questionadas.

2 - O palhaço

Aqui vemos Benjamim, que trabalha no circo com seu pai, Valdemar. Juntos, eles são uma dupla de palhaços. E durante uma crise existencial, Benjamim pensa em deixar o circo, a família e todos os seus amigos. Mesmo lamentando a decisão, eles deixam o palhaço ir para que ele encontre o seu caminho por conta própria.

3 - Tropa de Elite

O filme, que fez o Capitão Nascimento ficar conhecido mundialmente, conta a história de um capitão do BOPE que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para o cargo. E em uma história paralela, dois amigos de infância de Nascimento se juntam à polícia e se destacam por sua honestidade e honra.

4 - O ano em que meus pais saíram de férias

O longa se passa em 1970. Mauro é um garoto de 12 anos que vê sua vida se transformando quando seus pais saem de férias de uma forma inesperada e sem motivo aparente para o garoto.

Na realidade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política e tiveram que deixar seu filho com seu avô paterno. Mas o avô tem problemas, o que faz com que Mauro fique com o vizinho chamado Sholmo, um velho solitário.

5 - Bingo: O rei das manhãs

O filme biográfico mostra a vida de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo que comandava um programa matinal no SBT, na década de 1980. Barreto ficou famoso com o personagem, mas nunca era reconhecido pelas pessoas quando estava descaracterizado. Isso gerou uma frustração que o fez se envolver com drogas.

6 - Casa de areia

Esse filme é estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Ele conta a história do português Vasco, que, em 1910, leva sua esposa grávida e sua sogra, Dona Maria, para irem viver em terras prósperas. Mas esse sonho logo se transforma em um pesadelo quando, depois da cansativa e longa viagem, eles descobrem que o lugar é totalmente inóspito.

7 - Minha mãe é uma peça

O primeiro filme da trilogia mostra Dona Hermínia, uma mulher divorciada e mãe de dois filhos, brigando com seus filhos e saindo de casa. Quando ela sai de casa, seus filhos, Marcelina e Juliano, ficam preocupados e começam a sentir falta da mãe. Enquanto isso, Dona Hermínia vai contando histórias para sua tia Zélia.

8 - Central do Brasil

O clássico do cinema nacional não poderia faltar nessa lista. O filme deu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar. Ele conta a história de Dora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. E ela decide ajudar um menino a encontrar seu pai depois que sua mãe foi atropelada. Para isso, os dois viajam juntos para o interior do nordeste.

9 - Hoje eu quero voltar sozinho

O drama nacional conta a história de Leonardo, um adolescente cego, que tenta lidar com todas as questões que essa fase da vida trás. Ele quer sua independência e nessa busca acaba conhecendo Gabriel, que é um aluno novo na escola. O novato faz com que Leonardo descubra várias coisas sobre si mesmo e sobre su sexualidade.

10 - Bacurau

Esse comentado e adorado filme nacional mostra os moradores de um pequeno povoado no sertão brasileiro chamado Bacurau. Eles descobrem que sua cidade não está mais no mapa e aos poucos vão vendo que algo estranho está acontecendo na região. Carros viram vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer. Os moradores então percebem que estão sendo atacados e precisam, coletivamente, encontrar uma forma de se defender.

Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+