10 filmes para ver no dia dos pais

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/08/20 às 12h31
foto de destaque

Assim como o Dia das Mães, a comemoração criada para homenagear os pais foi pensada como uma data comercial. Isso mesmo, ela surgiu durante a depressão, nos Estados Unidos, e foi uma forma pensada pelos comerciantes de roupas masculinas de Nova York para movimentar o comércio, vendendo especialmente cartões comemorativos e gravatas.

Mas calma, nem tudo foi movido com um sentido puramente comercial. Dizem que a data foi pensada por uma garota, chamada Sonora Louise Smart Dodd. A inspiração aconteceu em 1909, quando a menina atendia a um serviço religioso dedicado ao Dia das Mães.

No Brasil, por outro lado, a comemoração só chegou em 1953, mas realmente só se tornou popular em 1955, quando veículos de comunicação se uniram para divulgar o novo marco que agitaria o comércio brasileiro. A partir de então, a celebração começou a acontecer no segundo domingo de agosto, como permanece até hoje.

Independente de como a comemoração começou, o dia é aproveitado por pais e filhos para ficarem juntos. Seja pessoalmente, por telefone ou chamadas de vídeo por conta do isolamento que vivemos.

A figura paterna vem mudando com o passar do anos. E o papel que ele ocupa na vida dos filhos também, participando ativamente na criação. E da mesma forma que os homens estão assumindo cada  vez mais o papel de cuidar e educar os filhos na vida real, a ficção também acompanha essa mudança.

Vários filmes mostram histórias emocionantes de pais, indo do drama a comédia. Mostramos aqui alguns filmes para serem vistos nesse dia junto com seu pai.

1 - A procura da felicidade

O filme conta a história de Chris, que enfrenta problemas financeiros, e sua esposa Linda que decide ir embora. Então ele se vê sozinho e cuidando do seu filho Christopher de cinco anos. Os problemas financeiros do pai vão aumentando e ele e seu filho passam a dormir em abrigos e onde conseguem sempre na esperança de que as coisas vão melhorar.

2 - Procurando Nemo

No longa, vemos Nemo que, em seu primeiro dia de aula, esquece os conselhos do seu pai super protetor e acaba sendo capturado por um mergulhador. O peixinho acaba em um aquário no consultório de um dentista. Enquanto isso, Marlin, pai de Nemo, cruza o oceano para conseguir salvar o filho.

3 - Doze é demais

O pai Tom Baker decide se mudar com sua grande família para outra cidade por conta do seu trabalho dos sonhos, que é treinar a equipe de futebol da cidade. Mas as coisas não são tão fáceis quando sua mulher,  Kate, viaja para promover seu livro e ele é deixado sozinho para cuidar dos seus 12 filhos.

4 - O pai da noiva

O filme conta a história de Annie, que volta do exterior e conta que está noiva. A notícia muda completamente a vida dos seus pais. O pai dela não consegue lidar bem com a ideia de ver sua filha casada e vai passando por situações bem engraçadas quando conhece os pais do noivo.

5 - O paizão

No filme vemos Sonny Koufax, de 32 anos, que passou a vida toda fugindo de responsabilidades. E no momento em que sua namorada o troca por um homem mais velho ele decide provar que está pronto para uma vida adulta e com responsabilidades. Ele então adota um menino de cinco anos  para tentar impressionar sua namorada. E aos poucos vamos vendo Sonny lidar com sua nova situação.

6 - Peixe grande e suas histórias maravilhosas

Quando Edward Bloom fica doente, seu filho, William, viaja para cuidar do pai. Os dois tem uma relação tensa porque o pai sempre contou histórias exageradas sobre sua vida para seu filho. E William sempre achou que o pai nunca o contou a verdade. E quando William começa a investigar as histórias do pai, ele começa a entendê-lo.

7 - Dois filhos de Francisco

O filme conta a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano e seu pai, um lavrador do interior do paísL que tem o sonho de fazer com que seus filhos sejam cantores famosos na música sertaneja.

8 - Uma lição de amor

O longa mostra Sam Dawson, um pai com problemas mentais que cuida da filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando a menina completa sete anos e começa ultrapassar o pai intelectualmente, a ligação dos dois é ameaçada. Ainda mais quando uma assistente social quer levar a menina para um orfanato.

9 - Tal pai, tal filha

Conhecemos Rachel, que é uma jovem viciada em trabalho, e que mesmo prestes a se casar com Owen ainda está no celular resolvendo coisas do trabalho. Por conta disso, o noivo acaba desistindo do casamento em pleno altar. Rachel então é surpreendida com a reaparição do seu pai, Harry, que a abandonou quando ela tinha cinco anos. Ela acaba decidindo ir no cruzeiro que tinha planejado para sua lua de mel e convida seu pai para ir junto com ela.

10 - Capitão Fantástico

Vemos um pai criar seus seis filhos nas florestas do estado de Washington longe da civilização. Ele os mantém em uma rotina rígida e cheia de aventuras. Mas ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família junto com ele para encarar o mundo e desafiar a ideia que ele tem do que é ser pai.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens Youtube
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+