• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 filmes que entregaram seus finais sem você perceber

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      13/07/18 às 14h38

O cinema é a arte da manipulação através daquilo que se vê. Em um filme as imagens contam a história. A sobreposição de uma sobre a outra permite o desenvolvimento de uma narrativa. Quer ver? Imagine que você está assistindo um filme. Na primeira imagem que você vê há o rosto de um homem. Em seguida aparece a imagem de uma mão cortando uma cebola. Ao final aparece novamente a imagem do rosto de um homem, só que agora ele está chorando. Me diga, intuitivamente, o que essa sequência quer dizer? Isso mesmo meu caro leitor, a sobreposição destas três imagens sugerem que o homem chorou após cortar uma cebola. Fácil, né? Com apenas essas poucas imagens já temos uma narrativa, mesmo que simples (como o trem dos irmãos Lumière).

Agora vamos pegar esse exemplo e aplicá-lo novamente. Só que considerando uma montagem e edição diferentes. Volte a mente para aquelas três imagens iniciais dentro de um filme. Recordou? Quero que você as visualize como eu te expliquei no primeiro paragrafo (Ei! Você mesmo. Não desista ainda não!) só que adicionando uma quarta imagem entre a segunda e a terceira. Logo após a imagem da mão cortando a cebola, imagine esta mesma mão, só que agora enfiando a ponta da faca no coração de um homem. Bom, com a inclusão desta imagem na montagem, neste exato momento, a percepção sobre o final muda. Como uma revelação que lhe foi omitida no começo, agora lhe é revelada. Basicamente é assim que se faz a maioria das viradas de roteiro. As revelações. Os plot twists.

O segredo está na montagem e, obviamente, também no roteiro. Acontece que, pelo caminho, muitas vezes existem dicas sobre esse final. Um bom exemplo é Clube da Luta. Todo mundo aqui já assistiu Clube da Luta, certo? Obviamente não é spoiler mais de 20 anos depois do lançamento de um filme. No final do longa descobrimos que os dois personagens centrais da trama são a mesma pessoa. Ao rever o filme você encontra pistas ao longo do caminho que já indicavam essa dupla personalidade. E isso se repete. E repete. E repete muitas vezes. Bom, e se você foi paciente comigo e chegou até aqui, segue uma listinha com longas que praticamente entregaram seus finais, ou seu enredo, antes da hora sem você ao menos perceber.

1 - De Volta para o Futuro

Você deve estar se perguntando porque acabou de ver uma imagem do filme O Homem Mosca em um momento em que estamos conversando (estamos conversando, não é mesmo?) sobre De Volta para o Futuro. Se esse questionamento pelo menos passou pela sua cabeça, você provavelmente deixou o elemento que entrega o final deste filme passar. Ou então não assistiu De Volta para o Futuro (se for o último, te aconselho a ir assistir e depois voltar para ler essa lista. O conselho serve para todos os outros filmes citados aqui também). Então vamos lá, veja essa imagem icônica do ator Harold Lloyd pendurado em um relógio no longa, já citado anteriormente, O Homem Mosca. Acontece que essa cena foi - adaptadamente - replicada logo no início do De Volta para o Futuro. Lembrou?

Nos minutos iniciais somos apresentados aos aposentos de Doc Brown (Christopher Lloyd). Lá vemos uma sequência onde aparecem vários relógios (vários mesmo!). Enquanto a câmera passa por eles, vemos claramente um emulando a imagem acima. Tem um pequeno Harold Lloyd de papel pendurado em um dos relógios. Simplesmente não é só uma referência ao O Homem Mosca. É uma clara alusão ao final do próprio filme, quando Doc fica pendurado tentando fazer ajustes para que um certo raio caia na hora certa, possibilitando a volta dele e de Marty McFly para o futuro.

2 - Todo Mundo Quase Morto

A trilogia Cornetto do diretor Edgar Wright é uma delícia de assistir. Um dos três filmes, Todo Mundo Quase Morto, tem a audácia de revelar todo o enredo do filme em uma única linha de diálogo. Dessa vez eu não vou te falar, eu vou literalmente te mostrar. Pega esse meme aí encontrado no Reddit:

3 - Star Trek Além da Escuridão

Se você fosse um super vilão com um plano secreto e nefasto, você não iria querer guarda-lo em segredo até colocá-lo em prática? Parece a ação mais inteligente para que ninguém atrapalhe seus objetivos. Mas o almirante Marcus, interpretado por Peter Weller em Star Trek Além da Escuridão, não sabia disso.

Todo mundo estava procurando pistas sobre a verdadeira identidade de John Harrison, interpretado por Benedict Cumberbatch (já que JJ Abrams jurou de pé junto que ele não era o Khan, o que se provou uma mentira), e muita gente não prestou atenção em todo o resto. Então muitos perderam uma revelação chave sobre a identidade de Marcus em seu escritório. Quando Kirk e Spock o visitam para criar uma estratégia sobre Harrison/Khan, ele caminha em um USS Vengeance. Se trata do navio de guerra secreto que ele mantinha em segredo do resto da Frota Estelar como parte de sua conspiração para iniciar uma guerra com os klingons. Estava na cara, né?

4 - Fragmentado

Essa revelação veio antes mesmo do filme estrear. O principal plot twist do longa Fragmentado está nos seus últimos segundos, quando descobrimos que ele se passa no mesmo universo de Corpo Fechado. Os dois filmes são do diretor M Night Shyamalan que a partir daqui construiu o seu próprio universo compartilhado (Marvel fazendo escola). O pôster de Fragmento tem um rachado que está quase completamente sincronizado com o rachado de Corpo Fechado. E, sinceramente, palmas, porque ninguém notou isso antes da estreia do longa.

5 - A Ilha do Medo

A grande reviravolta de A Ilha do Medo é quando Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) descobre que, na verdade, não é um policial investigando crimes misteriosos em uma ilha com um instituto que trabalha com doentes mentais. Ele é um dos pacientes. E o seu parceiro Chuck (Mark Ruffalo) é na verdade o seu médico tentando um novo modelo de tratamento para trazer sua sanidade de volta. Evidentemente já existia um sinal, no início do longa, que estragava essa revelação. Chuck, no começo do filme, precisa entregar sua arma para supostamente entrar na ilha. Só que ele entrega a pistola com o coldre virado ao oposto do seu corpo, coisa que um experiente marechal não faria.

6 - Os Vingadores

Até o MCU entrega o roteiro antes da hora quando dá na telha. No primeiro longa em que vemos os Vingadores juntos, o mal a ser combatido é Loki com um exército de alienígenas (os Chitauri). Acontece que, no início da metragem, vemos Tony Stark entrar em uma base da S.H.I.E.L.D e logo ao fundo um dos funcionários está jogando Galaga, um game de arcade. A história do jogo trata de um jogador que precisa defender a Terra de alienígenas invasores que caem do céu. Bom, parece que até o funcionário preguiçoso da S.H.I.E.L.D já tinha previsto a ameaça e o Homem de Ferro não.

7 - James Bond Skyfall

Mesmo depois de um milhão de Bond's terem passado pela telona na franquia 007, a abertura feita desde seus primórdios continua sendo trabalhada. Quase um vídeoclipe introdutório ao filme. Nele vemos insinuações do que encontraremos no roteiro ao longo do enredo (badunts!!!). Em 007 Skyfall a insinuação foi um pouco mais forte que o habitual. Ela basicamente revela o destino de um dos personagens mais queridos da franquia. E tudo em uma cena, digamos, sinistra. Quando o nome de Judi Dench aparece na tela, ele é estampado sobre a imagem de lápides. Isso não seria tão perceptível não fosse pelo fato de que M, personagem vivido pelo ator, realmente morre no final do filme.

8 - O Resgate do Soldado Ryan

Parcialmente baseado em uma história verdadeira, O Resgate do Soldado Ryan conta a história (adivinha?) de um grupo de combatentes tentando resgatar o soldado Ryan (surpresa!). No inicio do longa vemos um senhor velhinho em frente a um túmulo. O filme está sugerindo que o capitão da tropa de resgate, interpretado por Tom Hanks, se lembra do dia em que se passa a história. Mas depois descobrimos que o velho é na verdade o próprio Ryan (soldado Ryan resgatado com sucesso) que sai ileso, enquanto quase todos que foram ao seu resgate foram mortos.

Mas se você olhar BEM de perto, verá que o filme deixou uma grande pista disso. O alfinete que ele usa, especialmente. Se você soubesse como era o alfinete para o 101º Airborne, saberia que o velho era Ryan no instante em que sua companhia é mencionada, porque o velho o tem preso na lapela. Se tivesse sobrevivido mais alguém no longa, ele estaria usando um distintivo do Exército.

9 - Capitão América: Guerra Civil entrega Vingadores:  Guerra Infinita

Para fechar com chave de ouro, olha ela aí novamente. O MCU é a cereja do bolo na nossa lista. A Marvel trabalha pesado para garantir que o seu universo compartilhado fique bem coeso e firme. As vezes deixa pistas do futuro pelo caminho (você já viu o 6° lugar nessa lista, né?).

Dito isso, eles também revelaram quem iria morrer no final da Guerra Infinita em Capitão América: Guerra Civil. A cena em que os heróis discutem a assinatura do Acordo de Sokovia dá a letra. Os Vingadores sentam-se ao redor na mesa da sala de reuniões nas seguintes posições: Capitão América, Tony Stark (levantado), Viúva Negra e Máquina de Combate, à esquerda. Feiticeira Escarlate, Visão e Falcão estão à direita. Quem estava do lado esquerdo, sobreviveu. Quem estava a direita, bom, acho que vocês já sabem...

Próxima Matéria
Via   WC  
Imagens Oblivius C
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+