icone menu logo logo-fatosnerd.png


10 filmes que todo mundo diz entender, mas na verdade ninguém entende

POR Ana Monteiro EM Fatos Nerd 06/11/17 às 14h53

capa do post 10 filmes que todo mundo diz entender, mas na verdade ninguém entende

Todo mundo tem aquele amigo cinéfilo e diferentão que jura entender tudo sobre cinema. Assistir aquele filme que está em cartaz e é um sucesso de bilheteria? Jamais! Esse tal amigo só quer falar que assiste filmes que precisam de uma interpretação profunda e que são bem complicados de serem entendidos. Mas tudo isso é pose! Existem longas lançados há anos e que até hoje levantam várias questões entre os espectadores.

Selecionamos alguns dos filmes que ninguém entende na primeira vez que assiste. Será que você já assistiu algum e ficou boiando? Se for o caso já explicamos alguns dos mistérios aqui.

1 - Amnésia

Em Amnésia, acompanhamos a história de Leonard, interpretado por Guy Pearce. Esse  rapaz tem amnésia e para poder compreender os eventos de sua vida sua estratégia é utilizar tatuagens e polaroides. Parece bastante simples, não? O que complica toda a história é que a montagem do filme apresenta cenas coloridas e cenas preto e branco, um tipo mostra a história contada de maneira linear e a outra mostra vários fatos desordenados.

2 - Donnie Darko

Por que você está usando essa fantasia estúpida de coelho? Fim do mundo, atmosfera sombria, viagem no tempo e linhas temporais no mesmo filme. Donnie Darko é um prato cheio para quem adora pagar de cult e diferentão do cinema. Donnie (Jake Gyllenhaal) é avisado por um coelho de que faltam 28 dias para o fim do mundo, a partir daí, vários eventos estranhos começam a acontecer em lugares que o garoto frequenta. A situação fica mais tensa a medida que o tal fim do mundo se aproxima. Curiosidade: Donnie Darko foi filmado em 28 dias, a mesma previsão dada pelo coelho para o mundo acabar.

3 - Eraserhead

Ninguém está surpreso de ver um filme de David Lynch por aqui, não é mesmo? Eraserhead foi lançado em 1977 e é o primeiro longa metragem desse diretor. Apesar da data, ele é um dos filmes favoritos dos fãs de terror já que mostra vários eventos bastante bizarros. Entre eles está o filho de Henry Spencer, o protagonista, que é basicamente um bebê mutante. Muitos fãs já desenvolveram suas próprias interpretações para Eraserhead, mas até hoje David Lynch nunca deu uma explicação oficial. Talvez nem ele mesmo tenha entendido esse filme.

4 - Clube da Luta

A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. A questão de Clube da Luta não é entender cada um dos acontecimentos da vida do personagem de Edward Norton desde que ele encontra Tyler (Brad Pitt), e sim a crítica feita a nossa sociedade. Pois é, Clube da Luta não é só sobre fabricar sabão e sair na porrada com um monte de gente. Mas, mesmo que você não absorva essa mensagem densa, Clube da Luta é um filme que vale a pena gastar algum tempo assistindo.

5 - Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Se você acha que Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças é só mais uma comédia romântica com uma garotinha de cabelo colorido, engano seu! Esse filme é pesadíssimo. Para esquecer sua ex-namorada, Joel (Jim Carrey) se submete a um procedimento para apagar suas memórias. A questão é que algum tempo depois, ele conhece a ex-namorada, interpretada por Kate Winslet, e se apaixona por ela novamente. Quando ele se lembra do que fez para esquecê-la, ele decide que não quer mais perder suas memórias com ela. A questão do filme é: mesmo se fosse possível apagar nossas memórias, seria possível fazer o mesmo com os nossos sentimentos?

6 - Ilha do Medo

O que é ser louco? Em Ilha do Medo, dirigido por Martin Scorsese, acompanhamos o investigador Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) enquanto ele acompanha a rotina e os procedimentos de um hospital psiquiátrico. A questão é que no final das contas descobrimos que o protagonista, na verdade, é um dos pacientes do local e sua investigação faz parte de um tipo de tratamento para curá-lo. Mas aí fica a questão: será que todos os acontecimentos do longa eram delírios da imaginação de Teddy ou algo foi real?

7 - Cisne Negro

Cisne Negro é outro filme que mistura realidade e devaneios de um personagem. A bailarina Nina vivida por Natalie Portman é escalada para interpretar o Cisne Branco e o Negro em um espetáculo. Apesar de sua performance como Cisne Branco ser admirável, ela sempre deixa a desejar na hora do Negro. Isso gera um estresse que resulta numa erupção cutânea e decisões impulsivas como forma de lidar com o fracasso. No clímax do filme, Nina esfaqueia uma colega do ballet para que ela não roube seu papel no espetáculo. Ou será que foi tudo um sonho por conta da pressão na véspera da apresentação?

8 - A Árvore da Vida

A Árvore da Vida foi lançado em 2011 e dirigido por Terrence Malick. Apesar de ter sido bastante elogiado pelos críticos, esse longa não cativou tanto os espectadores. Mostrando Jack (Sean Penn) contar a sua relação com seu pai (Brad Pitt) parece que é uma história simples sobre família, não é mesmo? Mas o que isso tem a ver com as sequências que mostram os primeiros anos da Terra? Utilizando mais do que a narrativa direta, esse filme é bastante poético. Mas se você conseguiu relacionar, de alguma forma, os acontecimentos da tela e a sua vida, talvez você tenha respondido a obra como o diretor esperava.

9 - 12 Macacos

Quer criar confusão num filme? É só colocar o tema de viagem no tempo na história.  Em 12 Macacos, filme de 1995 dirigido por Terry Killiam, um grupo é selecionado para voltar no tempo e encontrar a cura para uma doença que assola a humanidade no presente. No final das contas, um dos personagens descobre quem começou o vírus, mas não cumpre seu objetivo de salvar a humanidade e acaba morrendo na frente de si mesmo durante a infância. Tenso.

10 - Sr. Ninguém

Em Senhor Ninguém, Jared Leto interpreta Nemo. Mas o que se passa na vida desse sujeito? Esse é o mistério! O longa metragem mistura uma série de linhas do tempo mostrando cada uma das possibilidades de vida do rapaz a partir de suas escolhas. Que vida ele teria se tivesse ficado com a mãe? E se escolhesse partir com o pai? E como seria se ele tivesse se casado com Anna? E se a esposa fosse Elise? E Jeanne? Fala sério, para entender esse filme é preciso assistir mais de uma vez!

Você já assistiu algum  desses filmes? E qual outro você assistiu e não entendeu? Conta pra gente nos comentários!


Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest