• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 fotos de animais praticando distanciamento social

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      20/04/20 às 17h17

Nós estamos vivendo a pandemia do coronavírus, que está deixando todas as pessoas bastante assustadas e surpresas. O COVID-19 surgiu em Wuhan, na China. Desde o surgimento, pudemos acompanhar o rápido aumento das contaminações. Países inteiros adotaram o distanciamento social, assim como foi indicado pela Organização Mundial da Saúde. Esse é, até o momento, o melhor método para frear o avanço da doença.

Essa medida é basicamente para evitar aglomerações de pessoas a fim fazer com que a COVID-19 não se espalhe ainda mais. Por isso, desde que foi declarada a pandemia, vários estabelecimentos comerciais e eventos de grande público estão sendo fechados, cancelados ou adiados temporariamente.

Nós humanos estamos fazendo isso, ou pelo menos tentando. Mas o que muitas pessoas não sabem é que animais também estão "praticando" o distanciamento social. E se conseguíssemos fazer esse distanciamento tão bem quanto os animais a curva do vírus se achataria muito mais facilmente.

Distanciamento

Um fato curioso é que alguns animais, como chimpanzés e abelhas tem formas de evitar que alguma doença se propague entre eles. E o comum das duas espécies é que essa maneira pode ser bem cruel.

As colônias de abelhas são tingidas por doenças bacterianas, que são bastante ameaçadoras para elas liquidificando suas larvas por dentro. E as larvas infectadas emitem algumas substâncias químicas, que as abelhas mais velhas conseguem sentir o cheiro. Assim que identificam as doentes, elas as jogam para fora da colmeia.

Os chimpanzés também têm uma forma parecida de lidar com indivíduos doentes. Enquanto estudava esses animais, em 1966, Jane Goodall observou que um chimpanzé tinha contraído poliomelite. E os companheiros desse animal o expulsaram do bando.

Os chimpanzés, assim como os humanos, são criaturas visuais. E de acordo com alguns estudos, a relação deles com outros animais infectados pode ser relacionada com o medo e nojo da desfiguração, no caso da poliomelite. E o afastamento é uma forma de evitar que os chimpanzés saudáveis também contraiam a doença.

Podemos ver que o distanciamento social não é um conceito novo no mundo animal. E para provar isso, mostramos aqui algumas imagens de outros animais também praticando esse distanciamento.

1 - Cada alce descansando em seu lugar

2 - Gatos parecem saber muito sobre distanciamento

3 - Cada cachorro no seu lugar

4 - Pavões também mantêm a distância

5 - Uma gaivota só também não faz distanciamento social

6 - Gato seguindo mais as orientações que muita gente

7 - Cachorros também são bem obedientes

8 - E tentam a todo custo o distanciamento

9 - Até mesmo os patos estão se distanciando

10 - E nos passeios nos parques também tem que respeitar

O novo coronavírus afeta o trato respiratório, e assim como os outros, age da mesma forma é transmitido por via aérea, ou então por contato com a mão, boca ou olhos. Pode ser transmitido respirando no mesmo ambiente em que uma pessoa infectada está, ou então tocando algo que a pessoa infectada tocou.

Os casos registrados, até agora, foram transmitidos entre as pessoas, que tiveram um contato próprio com pessoas infectadas. Então, se você puder, continue praticando o distanciamento social para que essa pandemia logo passe e todos possamos voltar a nossas rotinas normalmente.

Próxima Matéria
Via   Bored panda  
Imagens Bored panda
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+