• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 hábitos que você precisa desenvolver para proteger informações pessoais

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/10/18 às 16h59

Com a internet as compras ficaram muito mais fáceis. Se você trabalha como home office se quisesse não precisaria sair de casa para nada. Todos os serviços estão disponíveis para nós e também são anunciados para nós mesmo quando não queremos e essa facilidade pode também representar um perigo.

Se antigamente as pessoas tinham medo de serem assaltadas e terem seus documentos levados e os ladrões os usarem para compras absurdas, hoje em dia esse medo ainda persiste mas agora no mundo virtual. As nossas informações pessoais são bastante importantes e como o próprio nome diz tem que pertencer só a nós mesmos. Mas em um mundo virtual onde cada site tem um cadastro seu é difícil saber quem tem suas informações pessoais. Mas para que você evite transtornos e fraudes com seus dados, listamos algumas coisas que é possível fazer para proteger essas informações.

1 - Caixa eletrônico

Se você não é muito bom com caixas eletrônicos e precisa de ajuda, tenha certeza que a pessoa que está indo te ajudar realmente trabalha no banco. Várias pessoas já caíram no falso ajudante de banco e acabaram revelando a senha do cartão para eles.

2 - Cartões de crédito

Todos os cartões têm o código de segurança atrás que, teoricamente, só o dono do cartão sabe. Uma dica é apagar esse código do seu cartão, porque assim se ele for roubado as compras online ficarão impossibilitadas já que o ladrão não terá acesso a ele. E caso você tenha uma memória curta anote o código em algum lugar para não esquecer.

3 - Banco online

Essa dica pode parecer bastante boba mas é super relevante. Nunca entre no site do seu banco por redes desprotegidas e sempre olhe se o site tem o ícone do cadeado visível para você ter certeza de que aquele site está seguro e protegido.

4 - Compras online

Quando você achar alguma coisa que gosta na internet e quiser comprá-la online busque sites já conhecidos e confiáveis. Hoje em dia é muito fácil para qualquer um fazer um site completamente realista para atrair suas vítimas, então é sempre bom checar a procedência.

5 - Antivírus

Sempre tenha em seu computador e celular versões modernas do antivírus que você utiliza. O ideal é que a cada três meses, você troque suas senhas e escolha combinações diferentes para elas sempre.

6 - SMS

É normal quando recebemos um sms nos dias de hoje, apenas o ignoremos, mas isso não é uma das melhores coisas a se fazer. Geralmente o banco te mandará comprovantes, falará as compras que foram feitas no seu cartão através dessas mensagens de texto e, se alguma for desconhecida, você já pode conectar com o banco.

7 - Ligações

Com o aumento da segurança nos bancos, os fraudadores estão cada vez mais tentando fazer um contato com pessoal e conseguir dados através de ligações por telefone. Então nunca passe qualquer dado através do telefone, bancos nunca te ligarão e pedirão esses dados através de ligações.

8 - Desconfie

Prêmios, vídeos e flagras de gente famosa são sempre as iscas dos fraudadores para que arquivos sejam baixados nos computadores e dados possam ser conseguidos sem que as pessoas estejam conscientes.

9 - Links

Emails de bancos normalmente não têm links para você clicar e ir para outros sites. Esses links podem ser facilmente camuflados, e se você acha que o link parece legítimo, pesquise fora do e-mail para ver ser realmente a promoção é real.

10 - Downloads

Assim como a maioria das outras dicas, essa é bem básica mas bastante relevante. Procure baixar programas de fontes confiáveis. Os downloads podem ser a origem de vários vírus escondidos.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+