icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 ilusões de ótica que vão mexer com a sua cabeça

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 29/09/17 às 19h18

capa do post 10 ilusões de ótica que vão mexer com a sua cabeça

O nosso cérebro ainda é uma pequena e ao mesmo tempo enorme caixinha de surpresas. Nem mesmo nós conseguimos entender as coisas que passamos, o que sentimos ao se deparar com alguma imagem ou vídeo. Cientistas buscam sempre algumas explicações para o comportamento do nosso cérebro quando nos deparamos com uma imagem de uma forma e enxergamos de outra, e convenhamos, ver diversas ilustrações de ilusões de ótica é, no minimo, agradável pois nos instiga a pensar mais do que o normal. Nós aqui da Fatos Desconhecidos adoramos esse tipo de coisa que saem um pouquinho dos padrões de curiosidade (e também da realidade), e sabemos que temos isso em comum com vocês, leitores.

Pensando um pouco mais sobre esse assunto de coisas que saem um pouco da normalidade, a redação da Fatos resolveu buscar alguns exemplos de ilusões de óticas que vão mexer com a cabeça de todos os leitores, assim como mexeram com as nossas. Antes de apresentarmos, pedimos para que no final vocês nos mostrem algumas que conhecem e não listamos aqui, será com grande prazer que apresentaremos ao restante do nosso público. Agora, sem mais enrolações, confiram conosco.

1- Anéis rodando

Basta fixar seus olhos no ponto que existe no centro e afastar sua cabeça da tela. Os anéis começarão a girar. Fique afastando e se aproximando.

2- Grade de Hermann

Essa ilusão clássica recebeu o nome de Ludimar Hermann, que a descobriu em 1870. Em todos os pontos onde as linhas brancas se cruzam, podemos enxergar pontos cinza. Basta olhar diretamente para um dos cruzamentos que ele desaparece.

3- Imagem que some

Esse é bem simples. Basta olhar fixamente para a imagem por cerca de 30 segundos, sem mover os olhos. Em seguida, a imagem irá desaparecer da tela.

4- Ilusão de Jastrow

Nomeado por Robert Jastrow em 1889, nessa ilustração podemos ver a figura B um pouco maior do que a A. Mas as duas são do mesmo tamanho. Isso acontece porque a borda mais curta da A é diretamente adjacente ao limite mais longo da B.

5- Espiral de Fraser

Essa foi descrita pelo psicólogo britânico James Fraser, em 1908. Essa ilusão é conhecida como "espiral falsa". Embora acreditemos que a figura mostra um espiral infinito, ela só contém uma série de círculos.

6- Azul x Verde

Existem diversas variações para essa ilusão de ótica, mas o efeito é o mesmo. Os fundos "azul" e "verde" são, acredite você ou não, da mesma cor.

7- Escadaria infinita

Esta é uma variação da ilusão de ótica da escada construída que não tem fim. Como o blivet, este é um objeto impossível e também chamado de "triângulo de Penrose".

8- Preto no Branco

Fixe o olhar por 30 segundos no centro da imagem, onde tem três pontinhos. Em seguida, desvie o olhar para uma superfície preferencialmente branca. O que você enxerga?

9- Ilusão de Zollner

Essa ilusão de ótica foi nomeada por Johann Karl Friedrich Jollner. Ela mostra diversas linhas paralelas que parecem ser diagonais. Você pode pegar uma régua e comprovar que não são.

10- Círculos Titchener

Essa também é conhecida como Ilusão de Ebbinghaus. Ela mostra que os círculos laranjas que aparecem nela são, de fato, do mesmo tamanho. É inacreditável mas pode medir e se surpreender.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest