• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 imagens que mostram o humor diferente da Era Vitoriana

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      16/05/19 às 14h36

A era vitoriana do Reino Unido consistiu no período do governo da Rainha Vitória, entre junho de 1837 e janeiro de 1901. Esta foi uma longa época de prosperidade para o povo britânico, tanto com os lucros obtidos no Império Ultramarino, quanto com as melhorias industriais. As glórias aconteceram em diversas instâncias da sociedade vitoriana, como a reforma política, a mudança social e a primeira revolução industrial do mundo. Além disso, ainda na mesma época, tínhamos Charles Dickens e Charles Darwin! Fora o "boom" ferroviário e os primeiros telefones, que estabeleceram a Rainha Vitória em um patamar difícil de ser alcançado. Bom, como você pode perceber, não havia motivos para mal humor neste período de prestígio de realizações. No entanto, inúmeras pinturas do período retratam pessoas frias, secas, com o olhar sereno e bastante sérias. Afinal, eles eram assim o tempo todo, mesmo não tendo razões para tantas expressões fechadas? As fotografias que lhe mostraremos a seguir rebatem essa hipótese de todas as maneiras possíveis. E o melhor: desmistificando a seriedade da época. Acompanhe 10 imagens que mostram o humor diferente da Era Vitoriana.

A época é frequentemente caracterizada como um longo período de paz, conhecido como Pax Britannica. A consolidação econômica, colonial e industrial, temporariamente interrompida pela Guerra da Crimeia, fez parte do imaginário da sociedade britânica. Para falar a verdade, a Grã-Bretanha estava em guerra durante todos estes anos. É realmente uma paz bastante... complexa. Sem julgamentos, é claro. No final do século, as políticas do Novo Imperialismo levaram ao aumento dos conflitos coloniais e, por fim, à Guerra Anglo-Zanzibar e à Guerra dos Bôeres.

O tamanho do império? Dobrou. A segunda metade da era vitoriana coincidiu aproximadamente com a primeira parte da era Belle Époque, da Europa continental. A era vitoriana também foi uma época de aumento populacional sem precedentes na Inglaterra. Uma razão para isso foi que não houve epidemia ou fome catastrófica, tanto na região quanto na Escócia (século XIX). Por outro lado, a população da Irlanda diminuiu de maneira considerável, principalmente devido à peste de batata no país (1845-1849). O contingente foi de 8,2 milhões em 1841 para menos de 4,5 milhões em 1901.

Vitória, que subiu ao trono aos 18 anos após a morte de seu tio, William IV, é a segunda monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha. Ela foi superada apenas pela rainha Elizabeth II. Durante a era vitoriana, a Grã-Bretanha era a nação mais poderosa do mundo. Embora nem sempre sem esforço, foi capaz de manter uma ordem mundial que raramente ameaçava os interesses estratégicos mais amplos da região. Ponto para a Rainha Vitória.

Com tantos triunfos, era previsível que o época fosse marcado por felicidade e descontração. Mesmo que a maioria das fotografias não expresse a "paz" entre o povo vitoriano, era só questão de pesquisa para encontrar registros fidedignos ao que a Rainha Vitória significou de fato. Acompanhe alguns destes achados que, acima de tudo, mostram pessoas felizes e de bom humor. São, realmente, imagens que mostram o humor diferente da Era Vitoriana.

1- Casal tentando não rir para a foto e falhando miseravelmente

2- Caretas Vitorianas [parte 1]

3- Caretas Vitorianas [parte 2]

4- Caretas Vitorianas [parte 3]

5- Aceita dois pares de chá?

6- Princesa de Neve

7- Quando a família inteira entra no clima

8- Sai de baixo

9- Estranhamente cômica

10- Tenho nem o que dizer, apenas apreciar

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+