• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 imagens que mostram um manicômio do século XIX

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      17/10/19 às 10h52

Os manicômios são vistos como lugares assustadores por diversas pessoas. Principalmente porque são bastante abordados em diversas produções cinematográficas, como American Horror Story, por exemplo. Mas, na verdade, o lugar nada mais é do que uma casa de recuperação para pessoas com algum distúrbio mental.

Normalmente, nesses abrigos, os pacientes se submetem à atividades físicas e psicológicas. Porém, existem, assim como nos filmes e séries, histórias tremendamente assustadoras que aconteceram nesses lugares e assustam pessoas até os dias de hoje. E lugares, que já foram manicômios, em algum tempo do passado, quase sempre, escondem alguma coisa.

Uma era que foi o berço de várias mudanças significativas em relação à medicina e ao tratamento de doentes foi a era vitoriana. Os costumes políticos mudaram e com isso aconteceu um aumento do investimento nas instituições de saúde pública. Uma dessas instituições eram os manicômios que eram um lugar da nascente prática médica e da psiquiatria.

Na teoria, era para ser um refúgio para os doentes. Mas, na realidade, os manicômios funcionavam como uma instituição correcional, ao invés de um lugar de tratamento.

Manicômio

Essa mudança de função pode ter acontecido porque não eram apenas os doentes que moravam nesses lugares. Como as prisões estavam superlotadas, os criminosos, frequentemente, iam cumprir as suas penas no manicômio. Além do fato de que outras pessoas usavam esse lugar para despejar lixos, que eram indesejados.

Conforme foi existindo a necessidade de gerar fundos para manter a instituição de pé, os manicômios usavam seus residentes como uma forma de fazer dinheiro. Com isso, as pessoas começaram a ter que pagar pelas visitas ao manicômio. E isso criou um ambiente parecido com o de um circo onde as atrações eram os pacientes.

Algumas fotos mostram o horror da vida das pessoas que eram confinadas nesses lugares. E os horrores que eles sofreram na Inglaterra vitoriana.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

 

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+