icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


10 inovações que futuramente vão mudar sua vida

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      28/10/15 às 22h35
capa do post 10 inovações que futuramente vão mudar sua vida

Nos tempos de hoje estamos acostumados com várias tecnologias que facilitam nossa vida. O conforto que essas invenções nos proporcionam são simplesmente fantásticos. Alguns exemplos dessas tecnologias estão nos aparelhos celulares, microondas, geladeiras frost free, SmartTV e várias outras.

Agora pense em inovações que farão mudanças drásticas em nossas vidas futuramente e que podem até salvar o mundo, ou nos levar para outro planeta.

Selecionamos uma lista dessas coisas que futuramente podem fazer a diferença, elas são:

1 - Impressora 3D

Para produzir um determinado produto, antes é preciso desenhar para depois projetá-lo. A impressora 3D faz todo esse trabalho apenas com aplicativos no computador. Programas que desenvolvam objetos em 3D, como o AutoCad por exemplo, realizam esse trabalho facilmente.

As impressoras 3D conseguem reproduzir qualquer tipo de objeto utilizando a tecnologia da impressão tridimensional. A matérias primas usados na impressão costumam ser resina plástica e modelagens com laser, e sua estrutura é de metal.

Mas além da impressão de coisas como peças decorativas, alimentos e até mesmo órgãos do corpo humano, essa tecnologia também pode ajudar na engenharia, arquitetura e também na reconstrução de materiais antigos encontrados que estão incompletos.

2 - Fibra de Carbono

Esse material tem como a principal matéria prima o polímetro de poliacrilonitrila. A vantagem dessa fibra é que ela tem alta concentração de carbono, uma vez que mais de 90% dos átomos no material são feitos disso, o que a faz um material "magro" e resistente. Na sua produção o polímero é esticado e se torna paralelo ao eixo das fibras, tornando-o mais rígido.

O peso desse material lhe da vantagens sobre o aço, pois com a utilização desse, as estruturas construídas com essa matéria prima ficam bem mais leves, consequentemente facilitando o transporte e reduzindo os custos da produção, como na fabricação de veículos. A fibra de carbono também está sendo muito usada na construção civil, por ser um material não oxidável, ele pode ser mantido por muito tempo sem que ocorra a corrosão.

3 - A medicina do futuro

A medicina do futuro nos promete uma evolução considerável. Pensa daqui alguns anos se descobrirem a cura para a Aids ou doenças semelhantes que hoje em dia não tem cura, quantas pessoas no mundo vão ser salvas? Imagina você fazer um exame sem que tirem uma gota de sangue do seu corpo, ou que possa criar órgãos artificiais para substituir órgãos que não tem mais funcionalidade em nosso corpo. Também não podemos esquecer dos estudos com células tronco.

É, sem sombra de dúvidas acho que a medicina do futuro nos trará tantas coisas boas que fica até difícil citar todas elas aqui.

4 - O Turismo Espacial

A viagem espacial atual é feita apenas por pessoas milionárias. Mas no futuro provavelmente será mais acessível para nós, abrindo um novo caminho no turismo. Imagina que legal você tirar as férias de final do ano em outro planeta. Esperamos que no futuro os custos para fazer uma viagem dessas seja bem reduzido, para que assim quem sabe podemos até habitar outro planeta.

5 - Hologramas

A interação dos óculos de hologramas com as pessoas deve mudar muita coisa. Vai mudar a forma de interagir com jogos, conteúdo multimídia e até mesmo trabalhar em cenários que misturam elementos reais com holografia. A Microsoft já está produzindo uma tecnologia assim, é chamada de HoloLens, que permite enxergar coisas que na realidade não estão lá, como uma televisão ou até mesmo uma pessoa, mas só é possível usando esses óculos especiais.

6 - Comunicação entre carros

Ouvimos muitas evoluções sobre os carros, devido aos vários sensores que são instalados nos automóveis ajudando a identificar perigos no trânsito, como a câmera de ré por exemplo. Mas uma tecnologia ainda mais avançada é a comunicação entre os carros, possibilitando a troca de informações relativas a distâncias, a presença de congestionamentos e ainda identificar a aproximação de outros automóveis, informações completamente fora do alcance dos motoristas.

7 - Biópsia Líquida

É baseada na análise  de DNA que vazam dos tumores direto para a corrente sanguínea, que são conhecidos como DNA tumoral circulante. Eles funcionam como impressões digitais do câncer, e que possibilitam que os cientistas possam "ler" para ter informações genéticas essenciais para a caracterização de tumores e selecionar o mehor tratamento.

8 - Cérebros criados em laboratório

O funcionamento do cérebro ainda é um mistério, ainda somos incapazes de entendermos como ele age. Mas com muitos estudos existentes sobre o assunto, acredita-se que daqui à alguns anos possa criar cérebros de laboratórios a partir de células tronco. Cérebros artificiais podem facilitar as pesquisas porque da pra acompanhar do zero, do começo de tudo, e no futuro, com substituições da parte do cérebro que não funcionam mais, quem sabe possamos nos tornar imortais.

9 - Fotossíntese Supercharged

A natureza tem vários mecanismo criados que visam a sobrevivência das espécies. Um dos mais importantes mecanismos é a fotossíntese, uma reação típica das plantas que permite criar energia através da energia solar. As plantas que vivem em climas mais áridos são mais eficientes nesse processo, e são chamados de "fotossíntese supercharged". Os engenheiros da genética estão tentando fazer esse processo em plantas "normais", como arroz e trigo. A intenção é acelerar o crescimento aumentando a produção em 40% e reduzir  a fome no mundo. Esse também seria uma evolução que faria realmente a diferença no mundo.

10 - A dessalinização da água

Todos nós sabemos que a água no futuro será um problema, ainda mais com a escassez existente em vários lugares. Água salgada no mundo existe em abundância, mas infelizmente ela não é potável. No entanto, existem várias plantas que a partir da osmose reversa que são capazes de remover o sal da água, tornando-a potável.

Devido a dessalinização da água do mar já foram construídos algumas usinas, como a de Yuma no Arizona (Estados Unidos), que tem capacidade de produzir 72 milhões de galões de água potável por dia. No Brasil, alguns exemplos dessas usinas são as ilhas Gregas, as ilhas de Fernando de Noronha, a ilha de Páscoa e a ilha de Malta.

E ai caro leitor, pra você qual inovação fará realmente a diferença no futuro?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest