• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 invenções que vão deixar o mundo de cabeça para baixo

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      17/10/18 às 17h37

O advento da tecnologia tem permitido grandes avanços em nossa sociedade. Isso acontece nas mais diversas esferas da vida humana. Inúmeras invenções têm sido criadas e elas prometem revolucionar a forma como vivemos e com lidamos com a tecnologia.

As inovações são tantas que nós mal conseguimos acompanhar. Nessa lista provavelmente vai ter algo que era completamente inusitado pra você , afinal os avanços são muitos!

Confira agora 10 invenções que vão te virar de ponta a cabeça e prepare-se para quem sabe, testar uma dessas inovações.

1 - Estimulação elétrica

Neurocientistas da Rússia e dos Estados Unidos desenvolveram um sistema de estimulação elétrica que é capaz de fazer uma pessoa paralisada voltar a andar. Os estímulos já eram usados anteriormente, no entanto, o objetivo era cuidar apenas da dor física. Mas graças a estimulação, eles conseguiram recuperar totalmente um paciente com graves ferimentos na espinha.

2 - Colete avisa sobre ataque cardíaco

O Smart Vest é um colete que consegue prever com dois dias de antecedência um problema cardíaco grave. O colete tem sensores e eletrodos sem fio. Eles permitem o monitoramento durante 24 horas da pressão e também a atividade cardíaca. E assim que nota qualquer anomalia nessas atividade, avisa ao seu portador pelo aplicativo com o qual está conectado.

3 - Colírios que restauram a córnea

Os óculos logo mais não serão mais necessários e isso pode estar mais próximo do que se imagina. Oftalmologistas israelenses desenvolveram um colírio que restaura a córnea e trata dos principais problemas de visão. Testes já foram realizados com porcos e os resultados foram melhores do que o esperado. Aparentemente, daqui um tempo poderemos dizer tchau à miopia e hipermetropia.

4 - Sapatos em ordem

A Nissan, sim aquela multinacional fabricante de automóveis, revolucionou os chinelos. Todos nós já passamos por aquele problema de não encontrar os chinelos, não é mesmo? Ou de ouvirmos nossa mãe gritando para tirar o chinelo do meio da casa. Pensando nisso a empresa desenvolveu chinelos com motores e sensores que voltam sozinhos para o local aonde devem ser guardados.

5 - Inteligência artificial salva vidas humanas

Não, não é nenhum tipo de robô bombeiro, mas sim uma inteligência artificial usada nas redes sociais. Um exemplo da sua boa atuação ocorreu no início deste ano. Uma mulher argentina postou no Facebook um texto de despedida, acompanhado de uma foto com vários remédios. O algorítimo entendeu que a mulher poderia estar em perigo e notificou a administração do site nos EUA. De imediato, eles contactaram a polícia de Buenos Aires que conseguiu enviar equipes de resgate até a mulher. Quando chegaram, ela estava inconsciente, mas o rápido socorro evitou o pior.

6 - Veículos autossuficientes

Sempre vimos em filmes futurísticos, carros que se guiam sozinhos. No entanto, essa invenção já saiu das telonas e agora é real. Em Paris, inclusive, um mini-ônibus com motor elétrico e autossuficiente leva turistas e residentes até seu destino. Carros inteligentes também já estão sendo testados e logo podem se tornar parte de nossa realidade.

7 - Edição de genes

Em 2017, pela primeira vez, foi realizada a edição de genes em um embrião. O objetivo era remover o gene responsável por doenças cardíacas hereditárias e foi um sucesso! Um outro experimento foi realizado em suínos, para tornar os animais adequados para o transplante de órgãos com humanos. A edição deu origem a leitões extremamente saudáveis e sem qualquer vírus que fosse prejudicial à saúde humana. A conquista mais recente foi realizada em uma pessoa viva, pela primeira vez na história. Um senhor com a síndrome de Hunter teve os genes editados e com isso espera-se que ele se cure da doença.

8 - O fim do câncer

Várias pesquisas têm sido realizadas para pôr fim a essa doença que ceifa milhares de vidas todos os anos. Um dos métodos utilizados para o tratamento de câncer de útero, usou espermatozoides tratados com droga. Ao chegar ao útero o esperma liberou a droga, que conseguiu eliminar 90% das células infectadas. Esse método pode substituir a quimioterapia e torna o tratamento menos doloroso.

9 - Táxi Aéreo

O EHang 184 é uma espécie de carro helicóptero, algo como um quadcopter. Ele também não precisa de motorista ou piloto, ele funciona a partir do piloto automático e já foi testado pelos próprios engenheiros que o projetaram. A expectativa é que o aéreo-táxi logo esteja disponível para os moradores das megalópoles, que enfrentam engarrafamentos quilométricos diariamente.

10 - Transplante de cabeça

Em 2017, cirurgiões chineses realizaram o primeiro transplante de cabeça da história da humanidade. A cirurgia, que durou cerca de 18 horas, conseguiu conectar a coluna vertebral, os nervos e vasos sanguíneos. É importante salientar que o transplante ocorreu entre cadáveres. Mas a expectativa é de que o transplante seja realizado com uma pessoa viva. O paciente inclusive já foi selecionado e inúmeros testes têm sido realizados.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+