icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 línguas que podem desaparecer em breve

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/03/20 às 16h40
capa do post 10 línguas que podem desaparecer em breve

Segundo relatos bíblicos, um dia, os homens já falaram todos um mesmo idioma. Até que, certo dia, enquanto construíam a lendária Torre de Babel de forma extremamente ambiciosa, Deus confundiu seus idiomas e acabaram se espalhando. Por mais que essa não seja uma explicação científica para a pluralidade de línguas, é algo bem aceito por diversas crenças e religiões do mundo.

Ao longo da história, os idiomas sempre estiveram presentes na humanidade. De fato, esse foi um dos principais fatores para nossa civilização. E na atualidade os idiomas ainda desaparecem e reaparecem em novas e diferentes formas.

No mundo existem várias línguas, mas algumas delas estão seriamente ameaçados. Segundo a UNESCO, aproximadamente 20% das três mil línguas ameaçadas no mundo estão em uma situação crítica já que são faladas por poucas pessoas. Em alguns casos, as pessoas falantes são menos de dez pessoas.

É estimado que mais da metade das 6.900 línguas do mundo estejam em risco de sumir, até o fim do século XXI. Mostramos aqui, algumas dessas línguas que podem desaparecer.

1 - Votic

Essa língua é integrante da família urálica e está prestes a ser extinguida. O estimado é que o votic ainda seja falado por 15 pessoas. Essas pessoas vivem em uma área na fronteira, entre Estônia e a Rússia.

2 - Dusner

Esse idioma é falado na Indonésia. E depois que os dois falantes da língua quase morreram, os linguistas da Universidade de Oxford se apressaram para documentar a língua. No ano 2000, era estimado que 20 pessoas falavam dusner.

3 - Chemehuevi

Essa língua númica meridional é falada, segundo estimativas, por apenas três pessoas. Isso em 2007. Essas pessoas moravam na reserva indígena do Rio Colorado, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

4 - Karaïm

O idioma turco estava ameaçado de extinção quando, em 2011, era falado apenas por seis moradores de Halych, que é uma cidade no oeste da Ucrânia.

5 - Moghol

Essa língua é falada por aproximadamente 200 pessoas já idosas em Herat, no Afeganistão. Além de ameaçada de extinção, a língua tem uma vogal posterior fechada não arredondada que é única.

6 - Aleuta

O idioma era tradicionalmente falado nas ilhas Aleutas e de Pribilof, no Alasca. Ele também era falado na Península do Alasca. O idioma é dividido em dois dialetos, no oriental e ocidental. No ano 2000, de todos os 150 falantes desse idioma, no máximo 5% usava o dialeto ocidental.

7 - Yukaghir

Essa língua é falada por centenas de pessoas na região do rio Kolyma em Sakha, na Rússia. Mesmo assim, a língua que é considerada, como sendo um parente distante da família das línguas urálicas, ela está em risco de extinção.

8 - Makolkol

Ela é uma das 1.100 línguas faladas em Papua Nova Guiné e em seu entorno. Supostamente, em 2000, ela era falada por apenas sete pessoas, na ilha da Nova Bretanha.

9 - Xiri

O idioma é do povo chamado khoisan, originários da África do Sul. A língua é conhecida por seus cliques, ou consoantes que são produzidas sem usar os pulmões na hora da fala. Essa língua é seriamente ameaçada. E em 2000, era acreditado que 87 pessoas falavam essa língua.

10 - Nivkhe

Essa língua é uma que não tem relação, com nenhuma outra língua já conhecida pelo homem. Ela era falada pela maioria da população de 688 pessoas, que viviam nas Ilhas Sacalinas, em 2002.


Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest