icone menu logo logo-seriesesagas.png


10 livros perfeitos para se ler na adolescência

POR Diogo Quiareli EM Séries e Sagas 22/06/17 às 16h31

capa do post 10 livros perfeitos para se ler na adolescência

Infelizmente o hábito de ler ainda é pouco, quando comparamos o total de adolescentes que costumam acompanhar alguma história de um livro comparado ao total de adolescentes que existem no mundo. Uma parte dessa geração ainda mantém esse costume, inclusive amam e por sorte algumas dessas obras estão virando filmes ou séries, o que os deixam ainda mais motivados a fazer isso. Se são bons ou ruins as produções audiovisuais não cabe a nós julgar, já que gosto é uma coisa pessoal e cada um enxerga determinado tipo de coisa da forma que lhe convém.

Pensando sobre o assunto, a redação da Fatos Desconhecidos juntamente com a Entre Séries e Sagas percebeu que existe uma grande quantidade de livros que TODOS nós deveríamos ler durante a adolescência, pois cabe perfeitamente nessa transição de vida. Caso não tenha lido algum dos que listaremos aqui, fique a vontade para isso, pois nunca é tarde para uma boa leitura e absorver novas histórias nos enriquece bastante, não é mesmo? Desde drama adolescente até o querido romance juvenil estão presentes nas melhores listas e, é claro, também criamos a nossa. Sendo assim, confiram conosco a lista dos melhores livros para se ler na adolescência e caso não tenha visto algum desses, comece hoje ainda e se o seu preferido não estiver na lista, nos conte aí nos comentários, será um prazer expor para o mundo. Sem mais delongas, confiram:

1- As Vantagens de Ser Invisível

O livro que deu a origem ao filme conta a história de três adolescentes que ainda estão no colegial e se sentem desajustados do restante clichê da escola, sendo assim, mantém o seu próprio grupo de amigos um tanto fora dos padrões e buscam viver a vida da maneira mais intensa possível. O livro é em formato de cartas escritas por um dos personagens, o Jovem Charlie e nelas são contadas o dia-a-dia com os melhores amigos, Patrick e Sam.

2- A Culpa é das Estrelas

Também virou filme, o livro de romance adolescente que mostra a história da jovem Hazel, de apenas 16 anos que sofre de câncer e conhece Augustus, jovem de apenas 17 ano em um Grupo de Apoio Para Crianças com Câncer. Augustus é inteligente, tem um ótimo senso de humor e adora fazer piadas clichês com o câncer, acreditando que assim não ficará tão vulnerável a doença e acaba utilizando como força maior.

3- Destrua Este Diário

O livro faz bastante sucesso entre os adolescentes por sua forma diferente e engraçada de tratar a leitura. A ilustradora Keri Smith sugere tarefas que precisam de muita criatividade e fogem do cotidiano convencional. As instruções costumam ser simples e incluem desde escrever por várias vezes a mesma palavra até despejar café em uma página. Super indicamos para quem quer sair da rotina.

4- Quem é Você, Alasca?

O livro conta a história do adolescente Miles Halter que, cansado de levar uma vidinha pacata e sem graça em casa, decide ir estudar em um colégio interno a procura do que o poeta François Rabelais, que quando estava à beira da morte chamou de "Grande Talvez". Muitas coisas o aguardam nessa nova vida, inclusive a jovem e inteligente Alasca Young. Uma garota espirituosa, problemática e extremamente sensual que levará o rapaz para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

5- Cidades de Papel

O livro conta o amor platônico que Quentin Jacobsen sente por sua vizinha e colega de escola Margo Spiegelman desde a infância, quando ainda brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro em que moram. Hoje a garota é popular na escola e ele somente mais um nerd da sua turma. Tudo muda quando Margo invade o quarto de Quentin a noite, vestida de ninja e o convoca para um engenhoso plano de vingança e ele aceita. Na manhã seguinte ele percebe que ela não foi pra escola e assim por vários dias e então o jovem começa a procurar por pistas dela e quanto mais ele encontra pistas sobre ela, mais a desconhece.

6- Saga Harry Potter

Uma das histórias mais famosas do mundo DEVE ser lida por crianças, adolescentes e adultos. Os 7 livros contam a história de Harry, um jovem bruxo que luta para sobreviver ao lado de seus amigos e frequenta a escola de magia e bruxaria de Hogwarts. A saga deu origem aos filmes de grande sucesso e já afirmamos, eles merecem serem lidos porque contém muitos segredos que não podemos encontrar nos filmes.

7- Saga Crepúsculo

Se você é uma adolescente que gosta de um bom romance, talvez essa saga seja ideal para começar a ler ainda hoje. Crepúsculo conta a história de Bella, uma adolescente que vai morar com seu pai no interior, em uma cidade onde quase nunca tem um dia ensolarado e se apaixona por Edward, um membro da famosa família Cullen, até descobrir que ele é um vampiro e que, seu segundo pretendente faz parte de um clã de lobisomens. Você deve ler os livros para entender o que estamos falando.

8- Jogos Vorazes

O livro que deu origem a trilogia de filmes fez bastante sucesso e conquistou fãs do mundo inteiro. A história se passa em um mundo futurista onde as pessoas menos provida de poder aquisitivo vivem em distritos e alguns jovens de cada um deles são recrutados para participar de um reality show para a classe mais rica, assim são levados à capital. Mas o que diferencia isso é que o jogo é mortal e somente um distrito sai vivo e ganha a competição. Composto por muitas lutas, sangue e mortes, a história prende bastante a atenção de todos.

9- Os Treze Porquês

Recentemente esse livro ganhou uma série que está fazendo sucesso no mundo todo. Ele conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que cometeu suicídeo e deixou 13 fitas contando os motivos que a levou a tomar essa decisão. Cada fita conta a história dela com uma pessoa e como essa a impulsionou e existe uma regra, passar adiante de acordo com a ordem das fitas. A história é intrigante e prende muito quem lê pois ficam querendo saber logo o que contém na próxima.

10- O Menino do Pijama Listrado

O livro mostra uma linda relação de amizade entre dois garotos que vivem em mundos completamente diferentes. Um deles é filho de um coronel de Hitler, o capitão do nazismo e o outro é apenas um jovem judeu que vive preso só esperando pelo dia de ser morto. A história é linda e mostra a verdadeira amizade e o que chama a atenção é o seu final tremendamente intrigante e surpreendente.

E aí, você já leu algum desses livros? Comenta pra gente ai em baixo e compartilhe com seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest