• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 lutas que o Brasil participou e você não sabia

POR Natália Pereira    EM História      10/11/17 às 14h48

Por mais que tenha a fama de não participar de guerras nem conflitos junto a outros países, o Brasil, mesmo que você não saiba, já levou seus soldados para combates armados no exterior. Além dos conflitos enfrentados dentro do próprio país.

Algumas delas se tratavam de grandes conflitos internacionais, outras pretendiam resolver problemas internos, mas, independente disso, você pode ficar feliz de saber que nem sempre o Brasil fica na retaguarda de outros países, esperando até que as coisas se resolvam.

1 - Invasão da República Dominicana

Com a intenção de prevenir que uma revolta armada gerasse uma revolução que seguisse o molde cubano no país, os Estados Unidos invadiu a República Dominicana em abril de 1965. Para auxiliar na operação o Brasil enviou 1.130 soldados. A invasão durou até setembro de 1996.

2 - Revolução Constitucionalista

Durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932, cerca de 100 mil soldados brasileiros combateram a  revolução que se formou em São Paulo, Rio Grande do Sul e Maracaju, atual Mato Grosso do Sul, que se levantaram contra o governo. A revolução foi dissipada e as tropas federais venceram.

3 - Guerra do Contestado

A guerra que estabeleceu as fronteiras do Paraná e de Santa Catarina aconteceram entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O confronto contou com 7.000 soldados do Exército Brasileiro e enfrentou cerca de 10.000 "rebeldes", conhecidos como Exército Encantado de São Sebastião.

4 - Revolução Acriana

Visando a sua independência, o Acre, antes pertencente a Bolívia, travou uma guerra por sua independência em 1899. Enquanto a recém formada República do Acre recebia o apoio do Brasil, os bolivianos, atacavam com o apoio dos Estados Unidos. O combate se encerrou após o Tratado de Petrópolis, realizado em 1903, no qual a Bolívia aceita ceder o território do Acre aos domínios do Brasil.

5 - Guerra do Paraguai

Sendo considerado o maior conflitos da história da América do Sul, a guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Uruguai, Argentina e o Império Brasileiro, ocorreu em dezembro de 1864. Foram enviados 200 mil soldados brasileiros para o conflito, que só teve fim em abril de 1870, levando a vitória para os Aliados.

6 - Guerra de Canudos

A aldeia de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, iniciaram sua revolução contra o Exército Brasileiro, chegando a vencer três das quatro expedições. O quarto conflito, na qual as tropas federais saíram vitoriosas, foi responsável pela destruição de Canudos. No total, estima-se que o combate teve a participação de 12.000 soldados.

7 - Guerra dos Farrapos

A guerra, que durou 10 anos, teve início em 1835 e se encerrou em março de 1845. O movimento separatista foi responsável por fundar a República Rio-Grandense, sendo combatida pelo exército do Império Brasileiro, que foi derrotado ao final do conflito, aceitando o final da guerra e a paz entre eles.

8 - Guerra da Cisplatina

A disputa entre o Império Brasileiro e as Províncias Unidas do Rio da Prata, atuais Argentina e Uruguai, aconteceram entre 1825 e 1828, com o objetivo de conquistar a Província Cisplatina - atual Uruguai. O Exército Brasileiro perdeu as terras na disputa, mesmo contando com mais de 10.000 soldados, crescendo a insatisfação do povo contra o domínio de D. Pedro I.

9 - Guerra da Independência do Brasil

A proclamação de independência do Brasil foi feita em 1822, mesmo que esse só a tenha conquistado três anos depois, após um conflito intenso entre o recém-fundado Império do Brasil e o Reino de Portugal. Estima-se que 28.000 soldados brasileiros participaram da guerra.

10 - Segunda Guerra Mundial

Mesmo se mantendo neutro no começo da guerra, o Brasil entrou no conflito em 1942, enviando 27.500 homens da Força Expedicionária Brasileira. O país agiu ajudando os Aliados em sua vitória contra os Países do Eixo. O país recebeu, ao fim da guerra, homenagens no Brasil e na Itália.

Mesmo que prefira se manter neutro na maior parte do tempo, o Brasil já enfrentou seus próprios conflitos no decorrer dos anos. E então, depois de ver a lista de guerras das quais nosso país participou, qual a sua opinião sobre isso? Divide aí com a gente!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+