• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 mais incríveis descobertas arqueológicas da história

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      08/02/17 às 17h41

O conhecimento humano se dá devido a uma das principais características que diferenciam os humanos dos outros animais, também conhecida como inteligência. Ela é o que nos permite estarmos em constante evolução, e ela é a responsável pelo que somos e sabemos.

Se olharmos no dicionário o que significa saber, teremos: conhecimento, capacidade, compreender, consciência... Mas, e o que cada uma dessas palavras significam? Se continuarmos assim teremos um ciclo vicioso. E esse ciclo só tem um "fim em si", por conta de nossa inteligência, que nos permite, através de convenções, entendermos uns aos outros de maneira - quase - exata.

Bem, também, precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 10 mais incríveis descobertas arqueológicas da história. Confira:

10 - Túmulo de crânios afundados

Em 2009, arqueólogos escavavam o fundo de um lago seco em Montala, Suécia. Quando encontraram algumas bases seladas. Ao pesquisarem, descobriram que se tratavam de ossos de animais, ferramentas feitas de pedras e 10 crânios humanos, de adultos e crianças. Os fósseis remontam de 7 a 8 mil anos.

9 - O mecanismo de Anticítera

Depois de uma larga e forte tempestade na ilha grega de Anticítera, catadores de esponjas buscavam abrigo, quando encontraram uma embarcação romana, naufragada há 2 mil anos - período em que o Império Romano começou a conquista das colônias gregas no Mediterrâneo.

A 42 metros de profundidade foram encontradas estátuas de cobre e mármore, mas havia um objeto que intrigou os pesquisadores. Com o tamanho de um notebook, muito bem entalhado, com detalhes e cuidado, que foi chamado "computador mecânico".

O matemático Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, disse à BBC que "se não tivessem descoberto a máquina em 1900, ninguém teria imaginado, ou nem mesmo acreditado, que algo assim existia, pois é muito sofisticada".

8 - Pedra Roseta

Se trata de um fragmento de estela - coluna monolítica ou pedra destina a inscrições. Suas dimensões são: 118cm de altura, 77 cm de largura e 30cm de espessura, e pesa 3/4 de tonelada. Além disso, sua composição é granito negro.

Essa pedra foi descoberta em 1799, pelo exército de Napoleão, na cidade de Roseta - daí o nome da pedra - na província egípcia de Al-Buhaira. A mensagem que ela carrega é mais importante que o objeto em si, escrita em 3 línguas - grego, hieróglifos e demótico.

Porém, a importância dessa mensagem se dá por conta das línguas em que fora escrito e não de seu conteúdo propriamente dito, que nada mais é do que um decreto elaborado por padres egípcios, no qual declaram o faraó como ótimo governante e como a mensagem deveria ser passada a frente.

7 - Garra Moa

Essa garra foi encontrada em 1986, em Mount Owen, na Nova Zelândia. Durante uma expedição arqueológica, pesquisadores descobriram essa - muito bem preservada - garra. Depois de avaliações e exames laboratoriais, determinou-se que essa garra pertencia a um pássaro moa gigante.

6 - Manuscrito Voynich

Se trata de um livro ilustrado, mas seu conteúdo ainda é incompreensível. Acredita-se que tenha sido escrito há 600 anos. Também é conhecido como "o livro que ninguém consegue ler". Possui um total de 204 páginas, com dimensões: 16cm de largura, 22cm de altura e 4cm de espessura. Alguns estudiosos apontaram que, possivelmente, o livro possa estar escrito em linguagem asteca, mas há nada confirmado.

5 - Göbekli Tepe

Localizado em Örencik, na província de ?anl?urfa (Turquia), é um monte no qual fora encontrado um santuário em seu cume. Possui 15 metros de altura e 300m de diâmetro. Acredita-se que tenha sido construído por caçadores-coletores, em 10.000 a.C. Seu propósito ainda não é conhecido.

4 - Sacsayhuaman

Se trata de uma fortaleza inca, a 2km de Cuzco (Peru). Supõe-se que sua construção tenha sido iniciada antes de 1438, por Pachacuti. Atualmente, é possível apreciar apenas 20% do que essa construção foi um dia. Isso porque na época colonial os espanhóis destruíram seus muros para construir casas e igrejas.

3 - Manuscritos do Mar Morto

Possuem imensa significância histórica, religiosa e linguística por conterem o terceiro manuscrito mais antigo do mundo. A maioria dos textos foram escritos em hebreu, alguns em aramaico e outros em grego. Sua datação é de 408 a.C - 318 d.C. Foram encontrados em Khirbet Qumran, em West Bank (Israel), no ano de 1946.

2 - Baterias de Bagdá

Descoberta em 1938, data de 250 a.C. - 224 d.C., na região de Khujut Rabu, em Bagdá (Iraque). Depois de descoberto ficou um bom tempo sem valor, até que o curador de um museu alemão publicou um artigo dizendo que esses jarros provavelmente foram usados como baterias ou células galvânicas. Claro que foram necessárias pesquisas para confirmar se essa era uma possibilidade válida.

1 - Vikings sem cabeça

Em 2009, em Ridgeway Hill, Weymouth, em Dorset (UK) foram encontrados 54 esqueletos e 51 crânios, datados de 910 - 1030 d.C., dentro de uma vala em uma pedreira abandonada. Após uma série de pesquisas descobriu-se que esses esqueletos pertenciam a vikings. Deduziu-se que eles foram mortos por Anglo-Saxões locais, mas ainda não se sabe ao certo o que aconteceu.

Então pessoal, o que acharam dessas descobertas? Já sabiam de todas elas? Quais outras vocês acreditam que deveriam fazer parte dessa lista? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+