• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 melhores (e piores) sequências de filmes de acordo com o Rotten Tomatoes

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      05/02/18 às 13h56

Fazer uma continuação de qualquer filme já é algo bastante difícil, pois sempre existe a pressão do segundo superar o original em tudo, especialmente no que se refere a aprovação do público e sucesso na bilheteria. Com o tempo, Hollywood aderiu ao hábito de produzir franquias de filmes. Um costume que apenas aumenta com o passar dos anos. O problema é que, se por um lado o espectador tem a chance de ganhar mais filmes para explorar o universo da história que lhe atraiu, por outro, a indústria tende a se perder no meio do caminho. Algumas vezes temos projetos planejados para três partes, contudo, se a bilheteria for de acordo, ele se expande.

Apesar do olho gordo dos estúdios, as continuações nem sempre são uma boa ideia. Alguns filmes funcionam apenas com uma parte. Mesmo assim, vez ou outra o público é presenteado com sequências decentes. Pegando como base o Rotten Tomatoes, o controverso - porém influente - site de críticas do meio, selecionamos alguns títulos que representam as melhores e piores sequências da história do cinema.

Piores continuações

1 - Amityville III: O Demônio (5%)

Sequências de filmes de terror raramente costumam funcionar. O que mais temos são exemplos de clássicos que apenas o primeiro é devidamente respeitado. Sexta-feira 13, A Hora do Pesadelo e Halloween são alguns deles. Outro que entra na lista é o terceiro filme da série Amityville. Dirigido por Richard Fleischer e lançado em 1983, o filme foi massacrado pela crítica, que chegou a se perguntar o que poderia ter possuído o diretor.

2 - Highlander 2: A Ressurreição (0%)

Roger Ebert, um dos maiores críticos de cinema da história, chegou a dizer que este era "o filme mais ridiculamente incompreensível" que viu em muito tempo. E ele ainda foi generoso. O problema é que esqueceram que o longa era realmente uma continuação. A história do filme simplesmente apaga os conceitos apresentados no primeiro e introduz elementos sem nexo algum nesse novo universo. Os guerreiros místicos que conquistaram o público no original foram substituídos por alienígenas.

3 - Os Embalos de Sábado Continuam (0%)

Os Embalos de Sábado à Noite é um clássico do cinema, sendo referência até hoje. Um bom exemplo de que um filme nem sempre precisa de continuação. Tanto que muitas pessoas sequer sabem sobre essa tentativa frustrada de embalar mais um longa. Apesar de John Travolta ter reprisado seu papel como Tony Manero, seus rebolados não foram suficientes para salvar a medíocre história do filme.

4 - Olha Quem Está Falando Agora (0%)

Comédia por si só já é um desafio, por isso, quando se acertar em um, talvez o melhor a fazer é deixa-lo como está. Não foi o caso aqui. O primeiro filme teve uma boa aceitação, mas suas continuações foram um desastre atrás do outro. Mais uma vez John Travolta mostrou que não dá sorte com continuações.

5 - Tubarão: A Vingança (0%)

O primeiro filme é referência em quase toda as áreas do cinema que se possa imaginar. Tubarão conquistou o público, não necessariamente por sua história, mas como ela foi contada. E deveria ter permanecido assim. Mas, com todo o sucesso entorno do original, o que não faltou foram sequências para uma história fraca.

Melhores continuações

6 - A Noiva de Frankenstein (100%)

Quais as chances de um filme se manter com 100% por tanto tempo? São muito poucas, claro. A Noiva de Frankenstein foi lançado em 1935 e permanece com a avaliação máxima desde a criação do site. Dirigido por James Whale, o filme é um dos mais elogiados do gênero até hoje. Foi com ele que a frase "It"s Alive" foi eternizada.

7 - Toy Story 2 (100%)

O primeiro longa animado já havia causado uma impressão e tanto. Mas o segundo veio para consolidar a franquia como uma das melhores sequências da história do cinema. O filme é muito mais emotivo ao mesmo tempo que se arrisca a mostrar os brinquedos indo ao infinito e além em suas aventuras atrapalhadas. Apesar de Toy Story 3 estar com 99%, ele também consegue ser tão bom quanto seus antecessores.

8 - Aliens: O Resgate (98%)

James Cameron provou dar conta do recado quando assumiu o projeto de sequência de Alien. O filme original havia sido dirigido por Ridley Scott e foi um divisor de águas para o gênero ficção/terror no cinema. Aqui, Cameron mostra respeito ao universo criado previamente ao mesmo tempo que consegue implantar sua própria identidade no longa. Com muito mais ação e adrenalina.

9 - Evil Dead 2 (98%)

Um dos mais maiores trashes da história do cinema foi criado por Sam Raimi. O diretor fez milagre com o primeiro filme, pois, mesmo com o baixíssimo orçamento com o qual trabalhou, ele foi capaz de criar uma boa história com efeitos visuais simplesmente incríveis. Com o grande sucesso do primeiro, ele pôde investir mais verba na sequência, que não decepcionou e ficou ainda melhor.

10 - O Poderoso Chefão Parte II (97%)

Normalmente este é o primeiro título que vem em mente quando o assunto é continuações que deram certo. A trilogia O Poderoso Chefão é considerada uma obra-prima da arte cinematográfica. Porém, a segunda parte consegue sempre se destacar mais. Tanto que na premiação do Oscar de 1975 ele se consagrou como a primeira continuação a ganhar na categoria Melhor Filme.

O que achou das notas? Gosta dos filmes citados acima? Comente conosco sua opinião.

Próxima Matéria
Via   SR     RT  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+