icone menu logo logo-fatosnerd.png


10 melhores filmes de terror psicológico da década

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      18/12/19 às 12h24
capa do post 10 melhores filmes de terror psicológico da década

Gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana, o terror psicológico é um gênero que chegou conquistando o público aos poucos. Após ganhar força no cinema, através de produções como Uma Chamada Perdida, O Amigo Oculto, Jogos Mortais e a franquia Ju-On, esse tipo de thriller também fez sucesso, nos jogos eletrônicos e animes. Sendo assim, aproveitando que o interesse pelo gênero vem crescendo gradativamente, resolvemos listar alguns dos melhores filmes de terror psicológico dos últimos anos. Abaixo, você pode conferir nossa seleção.

10 - Enquanto Você Dorme (2011)

Esse terror espanhol segue o porteiro César, grande conhecedor de todos os moradores do condomínio. Ao passo que isso, normalmente, não seria um problema, César, conhecendo os segredos e fraquezas dos inquilinos, passa a tramar jogos de dor e controle contra eles. No entanto, a chegada de uma nova moradora acaba alterando seus planos. Apesar do roteiro não indicar nada extraordinário, é válido não subestimar o longa. Além de cair nas graças dos entusiasmas de suspense e terror psicológico, Enquanto Você Dorme acumula muitas críticas positivas.

9 - A Seita Misteriosa (2011)

O enredo desse thriller psicológico apresenta dois documentaristas tentando expor uma seita liderada por uma mulher que alega ter vindo do futuro. Embora seja um filme independente e não tenha tido a oportunidade de chegar até grande parte do público, A Seita Misteriosa recebeu muita aclamação por parte da crítica. Só para ilustrar, o The New Tork Times descreveu o filme como "inteligente e efetivamente inquietante", ademais um crítico da Variety admitiu ter assistido o longa quatro vezes e o classificou como um "engenhoso quebra-cabeças de baixo orçamento".

8 - Mãe! (2017)

Assim como a maioria das obras do diretor Darren Aronofsky, Mãe! é um divisor de águas. Embora tenha sido bem recebido pelos críticos de cinema, o filme não conseguiu agradar parte do público. Além disso, suas alegorias bíblicas, em conjunto com a representação da violência provocaram algumas controvérsias. Kyle Smith, um crítico do National Review, chegou a rotular o longa como "uma versão bíblica de pornô de tortura". Em contrapartida, Martin Scorsese saiu em defesa do longa, ressaltando principalmente o trabalho de Aronofsky na composição da obra. Dentre todos os itens dessa lista, Mãe! é certamente o mais indescritível.

7 - A Bruxa (2015)

O enredo dessa coprodução estadunidense, canadense e britânica segue uma família puritana encontrando forças do mal em sua fazenda na Nova Inglaterra. Segundo o diretor, Robert Eggers, o conceito inicial do filme partiu da mitologia das bruxas, folclore e ocultismo. Aparentemente essa foi uma excelente inspiração para a narrativa, visto que o consenso crítico do Rotten Tomatoes, além de elogiar o visual do filme afirmou que "A Bruxa proporciona um exercício profundamente inquietante no horror de construção lento que sugere grandes coisas para Eggers, como diretor e roteirista".

6 - Midsommar (2019)

Midsommar gira em torno de um casal de turistas, em uma pequena vila sueca. No entanto, à medida que Dani se familiariza com a cidade, os vizinhos começam a desconfiar dela e os cultos se revelam. Contando com a direção de Ari Aster, mesmo cineasta de Hereditário, o filme teve um desempenho significativo nas bilheterias, arrecadando 41 milhões de dólares. Em relação às críticas também não foi muito diferente. De acordo com o consenso crítico do Rotten Tomatoes, o longa é "ambicioso, impressionantemente trabalhado e, acima de tudo, inquietante".

5 - Hereditário (2018)

A narrativa de Hereditário apresenta a família Graham que, após a morte da misteriosa avó, começa a lidar com acontecimentos sobrenaturais. Assim, com um crescente terror tomando conta de suas vidas, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram. Apesar do lançamento despretensioso, a produção recebeu a aclamação da crítica, voltadas especialmente para o desempenho de Toni Collette, e tornou-se um sucesso comercial. Só para ilustrar, o filme arrecadou mais de 79 milhões de dólares, contra um orçamento de dez milhões.

4 - Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)

Esse longa é uma adaptação do best-seller homônimo escrito por Lionel Shriver. Embora se trate de um massacre escolar fictício apresentado sob a perspectiva da mãe do assassino, a estrutura do romance assume uma característica de thriller, assim como vimos no filme. Considerando a temática sensível, quando foi exibido no Festival de Cannes, o filme causou desconforto na plateia. No entanto, isso não impediu que a produção levasse um prêmio do festival pra casa. Ademais, a performance de Tilda Swinton e Ezra Miller são aclamadas.

3 - Nós (2019)

Dirigido por Jordan Peele, Nós gira em torno de uma família, cujas férias na praia se tornam caóticas, quando sósias aparecem para aterrorizá-los. Além da narrativa assustadoramente envolvente, o filme conta com um elenco admirável. As estrelas Lupita Nyon'o e Winston Duke saem diretamente de Pantera Negra, incorporam seus heróis internos e tentam salvar seus filhos. Ademais, após sua estreia, Nós recebeu elogios da crítica por seu roteiro, direção e atuação. Inclusive, muitos chegaram a intitular o longa como a mais nova história de terror estadunidense.

2 - Corra! (2017)

Por incrível que pareça, Corra! marca a estreia de Jordan Peele como diretor. Segundo o cineasta, sua inspiração para o filme foi The Stepford Wives, um filme de 1975 onde é retratada uma conspiração de gênero com consequências surpreendentes e fatais. No entanto, Peele trouxe como problemática, a injustiça racial, mantendo o ar satírico e cômico inspirados no clássico filme da década de 1970. Embora o longa tenha sido extremamente bem recebido, publica e criticamente, Peele confessou que estava preocupado com as chances de sucesso do filme. Contudo, acabou dando tudo certo, impulsionando Peele a produzir outros projetos, como Nós. Por fim, a trama apresenta um jovem fotógrafo afro-americano que vai vistar os pais da namorada branca em um fim de semana. Porém, sua inquietação se mostra cada vez mais assertiva, mostrando o perigo que ele teria de enfrentar.

1 - Garota Exemplar (2014)

O filme escrito por Gillian Flynn e dirigido por David Fincher é baseado no próprio livro da roteirista. Ademais, o longa conta com um renomado elenco, constituído por grandes nomes de Holywood. Só para ilustrar, Ben Affleck e Rosamund Pike estrelam a produção e Neil Patrick Harris tem uma participação significativa. Imediatamente após seu lançamento, o filme da Fox foi aclamado pela crítica. Em contrapartida, seu final controverso divide a opinião do público, mas não o suficiente para afetar diretamente a receptividade do longa. Afinal, essa produção continua sendo a mais bem avaliada da lista. Quanto ao enredo, em suma, Garota Exemplar mostra um homem tendo de lidar com o desaparecimento de sua esposa. Contudo, a busca acaba atraindo a mídia que passa a intensificar o caso, até que o marido se torna um suspeito.

E então, o que achou dos filmes escolhidos? Já assistiu todos? Sentiu falta de algum nesse lista? Compartilhe sua opinião com a gente.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest