• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 melhores personagens femininas das histórias do Batman

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      12/02/20 às 15h45

Embora seja conhecido por sua incomparável galeria de vilões, o universo do Batman conta com inúmeros outros personagens incríveis. Só para ilustrar, a mitologia do Homem-Morcego apresenta figuras tão notáveis, que muitas delas conseguem se destacar sem a presença do Cavaleiro das Trevas. O maior, mais recente e mais bem sucedido exemplo disso é o recente live-action do Coringa. Apesar de sua despretensiosa criação, o Príncipe Palhaço do Crime se tornou algo muito maior. Como resultado disso, ele pode estrelar seu próprio filme, sem que a presença de seu nêmesis se faça necessária. O mesmo vale para Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa. Aliás, pensando na excelente recepção do longa de Cathy Yan entre os críticos, resolvemos listar algumas das melhores personagens femininas de Gotham City. Você pode conferir nossa seleção logo abaixo.

10 - Helena Bertinelli

Mais conhecida como Caçadora, Helena Bertinelli já existe há mais de três décadas. Contudo, essa personagem não é tão popular quanto deveria. Felizmente, com sua estreia em Aves de Rapina, Helena pode se tornar mais conhecida pelo público geral. De qualquer forma, desde já garantimos que Bertinelli é uma das personagens mais fascinantes da história do Batman. Em suma, a história da personagem começa com a morte de sua família, a realeza da máfia de Gotham, por uma organização rival.

Posteriormente, Helena cresce treinando arduamente. Seu único objetivo é a vingança. Enfim, embora o Batman a enxergue como uma aliada, ele raramente trabalha com ela. Por que? Bom, digamos que Helena tem certos problemas com o controle de raiva. Como resultado disso ela acaba sendo violenta e imprevisível. No entanto, isso não significa que ela não seja considerada um apêndice da Bat-família. Na verdade, Bertinelli chegou a atuar como Batgirl por um tempo.

9 - Stephanie Brown

Desde sua estreia em 1992, Stephanie Brown contou com alguns codinomes. Porém, independente da denominação, ela permanece como uma personagem sólida da Bat-história. Inicialmente ela era uma vigilante amadora conhecida como Spoiler. Depois ela desempenhou brevemente o papel como quarto Robin antes de assumir o manto como quarta Batgirl. Porém, no fim, ela acabou retornando como Spoiler. Surpreendentemente, mesmo tendo alcançado a grande conquista de atuar como Robin e Batgirl, Stephanie foi ofuscada por seus antecessores em ambas categorias. Sendo assim, seu maior destaque acaba sendo como Spoiler. Aliás, caso esteja se perguntando o porquê desse nome, avisamos desde já que não tem nada a ver com vazamentos de informações de séries. Na verdade, o título surgiu porque, originalmente, ela combatia o crime revelando os planos de seu pai, o supervilão Mestre das Pistas.

8 - Kate Kane

Kate Kane pode não lhe parecer um nome tão familiar, mas Batwoman sim. Embora a personagem ainda esteja lutando para se consolidar na adaptação televisiva, nos quadrinhos ela é bem popular. Ademais, apesar de parecer uma versão feminina do Batman, garantimos que Kane vai muito além disso. Apesar de ter estreado em 2006 com os Novos 52, Kate nunca contou com orientações do Homem-Morcego. Contudo, assim como Bruce Wayne, ela é herdeira de uma das famílias mais ricas de Gotham. Em suma, a ideia de criar essa personagem surgiu a partir do receio de desenvolver outra Batgirl enquanto Barbara Gordon atuava como Oráculo.

7 - Renee Montoya

Assim como a Caçadora, Renee Montoya estrela Aves de Rapina. Contudo, o que vemos na tela é uma versão inicial da personagem. Embora, inicialmente, Montoya atuasse como policial, ela acabou sendo demitida após descobrirem que ela era lésbica. Em seguida, sem o Departamento de Polícia de Gotham City, Montoya acabou encontrando Vic Sage, o Questão original, e se tornando sucessora do vigilante. Embora sua atuação como Questão não tenha sido abordada ou sequer sugerida em Aves de Rapina, não significa que não pode acontecer no futuro.

6 - Lady Shiva

Lady Shiva é uma anti-heroína e supervilã que apareceu pela primeira vez em Richard Dragon, Kung Fu Fighter, no ano de 1975. Porém, não demorou para que a personagem passasse a compor a mitologia do Batman. Considerada uma das artistas marciais mais habilidosas da DC, Shiva costuma se aliar ao heróis de vez em quando. Só para ilustrar o tamanho do potencial dessa personagem, informamos que o próprio Batman a considera a "maior lutadora viva". Embora ela se oponha à política de "não matar" do Morcego, Shiva treinou Tim Drake e até mesmo o Batman, depois que Bane quebrou sua coluna. Ademais, Shiva é mãe de outra fantástica mulher do Bat-verso, Cassandra Cain. Por fim, Shiva já adotou os mantos de Batgirl, Kasumi, Morcego Negro e Orfã.

5 - Talia Al Ghul

Talia Al Ghul pode não ser tão conhecida como a maioria das integrantes dessa lista. Contudo, garantimos que ela é mais influente do que você imagina. Além de ser mãe de Damian Wayne, seu filho com Batman e herdeira de Ra's Al Ghul, ela é uma das poucas vilãs que conhece a verdadeira identidade do Homem-Morcego. Embora exista desde os anos setenta, essa personagem nunca teve a chance de estourar na cultura pop como outras figuras da mitologia do Cavaleiro das Trevas. Ademais, apesar de ser uma aliada do Batman, Talia prioriza seus próprios interesses e quebra mais leis do que cumpre. Dentre suas habilidades podemos citar a maestria em artes marciais e força e inteligência capazes de desafiar o Cruzado Encapuzado. Além disso, graças ao Poço de Lázaro, ela tem acesso à longevidade e até algumas ressurreições.

4 - Barbara Gordon

Seja como Batgirl, seja como Oráculo, Barbara Gordon é uma das heroínas mais importantes da DC. Contudo, além da retratação da personagem por Alicia Silverstone em Batman e Robin, poucas pessoas conhecem Barbara fora dos quadrinhos. Ademais, o título Batgirl e sua associação com o Homem-Morcego acabaram ofuscando o real potencial da personagem que já chegou a ser atacada pelo Coringa apenas para chamar a atenção do Batman. Assim, após o atentado sofrido em A Piada Mortal, a personagem teve sua espinha fraturada e foi parar em uma cadeira de rodas. Entretanto, ao invés de pará-la, o incidente a ensinou a usar suas habilidades intelectuais na luta contra o crime, assim nasceu Oráculo. Além disso, Barbara é a fundadora original das Aves de Rapina e considerada o coração do grupo. Aguardamos ansiosamente o dia em que a heroína ganhará destaque no DCEU.

3 - Hera Venenosa

Sem dúvidas, Hera Venenosa é uma das personagens mais conhecidas da história do Batman. Até porque, sua conexão com a natureza faz dela uma figura extremamente interessante e memorável. Embora seja considerada uma vilã, Hera simplesmente luta pelo bem da fauna e, principalmente flora. Contudo, seus ideais acabam motivando algumas ações extremas. Por isso passamos a conhecê-la como bioterrorista. Porém, com o passar do tempo e aumento do efeito estufa, surgimento do El Niño e destruição do meio ambiente, é cada vez mais difícil discordar dela. Ademais, recentemente, Hera Venenosa teve um aumento significativo em sua fanbase graças à série animada da Arlequina, que mostra a bioterrorista de uma forma incrivelmente cativante e sensata.

2 - Mulher-Gato

Juntamente com Hera Venenosa e Arlequina, a Mulher-Gato fundou o Gotham City Sirens, um grupo de anti-heroínas. Contudo, muito antes disso, Selina Kyle já estava consolidada como parte imprescindível da mitologia do Batman. O maior exemplo disso é que a cada adaptação da história do Homem-Morcego nas telas, vemos uma retratação da ladina. Isso não chega a ser surpreendente, visto que Selina acompanha o herói desde os anos 40, ela já conquistou seu espaço na cultura pop. Inclusive, a personagem pode muito bem se destacar sem o Cavaleiro das Trevas, afinal, ela vai muito além de seu mero interesse romântico. A complexidade em torno de Selina é fascinante e, mesmo em todos os seus anos de existência, a personagem se mantém como um mistério.

1 - Arlequina

Provavelmente não fomos tão astuciosos quanto o Chapolin Colorado e você já esperava encontrar Arlequina liderando o pódio. Contudo, essa seleção previsível é plausível. Embora tenha sido criada para uma participação limitada em Batman: A Série Animada, Arlequina acabou conquistando tanto o público que migrou para os quadrinhos. Anos depois, a personagem ganhou sua própria série nas HQs e se tornou o quarto pilar da DC, ficando atrás apenas de Batman, Mulher-Maravilha e Superman. Hoje, além de ser um sucesso no live-action e estar consolidada na cultura pop, Arlequina conta com sua própria série animada. Ademais, assim como Hera Venenosa, Arlequina deixou de ser vilã para se tornar uma anti-heroína. Caso você seja um fã da personagem, não pode deixar de conferi-la em Aves de Rapina.

Próxima Matéria
Via   WhatCulture  
Imagens DC
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+