• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 mistérios da maçonaria que você provavelmente não conhece

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      24/10/14 às 18h21

Sempre polêmica e misteriosa, a maçonaria existe há muitos séculos e a verdade é que não dá para saber quando ela teve início. Isso porque, como uma sociedade secreta, é possível que a ordem tenha existido desde sempre, sem que ninguém tomasse conhecimento sobre isso.

Aliás, as práticas e crenças dos maços são um enigma até hoje. Dizem que quem se ingressa nessa sociedade precisa levar uma vida moral, valorizar a família, se libertar de vícios, ser temente a Deus e seguir uma religião, buscar a perfeição e o aperfeiçoamento de virtudes e do conhecimento da ordem e de áreas científicas. Mas, acima de tudo, quem se torna maçom precisa aprender a guardar segredos, especialmente sobre as crenças, cultos, símbolos e senhas da maçonaria.

Mas, se tudo parece ser tão bonito e perfeitamente moral nessa sociedade, por que tanta polêmica a respeito da maçonaria? Bom, ninguém sabe ao certo o eles fazem em seus rituais e inúmeras pessoas que tentaram revelar os segredos maçons, simplesmente desaparecem ou foram mortas. (Clique para ler também Illuminati: você sabe quem são?)

Mesmo assim, algumas coisas sobre a ordem são conhecidas por aí. O que não sabemos, no entanto, é se são apenas boatos. De qualquer forma, listamos abaixo curiosidades sobre essa sociedade secreta que você pode gostar de saber.

Confira:

10. Não testemunham uns contra os outros

1

Para eles, mais que negar a verdade é muito mais pecaminoso não proteger um companheiro maçom. Eles preferem praticar falso testemunho nesses casos, mesmo em juízo.

9. Senhas secretas

3

Há inúmeras senhas usadas na maçonaria, especialmente em seus cultos. Dizem que, certa vez, um membro tentou revelar uma dessas senhas, mas foi morto antes de falar a última sílaba da palavra e passou dessa vida para a outra dizendo "mor-bon-zi".

8. Aperto de mão secreto

2

Comentam por aí que há uma aperto de mão secreto, usado pelos membros, assim como frases simbólicas, aparentemente comuns; para serem usadas em casos de perigo. Esses seriam alertas para que os outros membros corram ao auxílio de quem necessita.

7. Rituais com forca

5

Mesmo sendo descrito pelos maçons como uma pela cerimônia, a iniciação dos novos membros incluem um laço de forca. Eles justificam esse objeto como um símbolo, que faria referência ao cordão umbilical. Acontece, no entanto, que como esses rituais são secretos, não dá para acreditar muito nessa versão, especialmente porque há boatos de que a força serve como uma ameaça, caso o que se passa na ordem seja revelado pelos novatos.

6. Obsessão pelo sol

6

Os maçons cultuam o sol como um símbolo do renascimento e chegam a cantar para a estrela de fogo. Inclusive, suas lojas costumam ser montadas sempre voltadas para os lados leste (amanhecer) ou oeste (entardecer) para que a energia do astro seja melhor "controlada" por eles.

5. Não aceitam ateus

7

Acreditar no Ser Superior é uma questão de honra entre os maçons, cuja crença em Deus é um prerrequisito para ser aceito na ordem. Além disso, caso um homossexual seja aceito entre os membros, ele precisa seguir preceitos religiosos e se comportar de acordo com a "moral" da maçonaria. É muito difícil também que mulheres sejam aceitas no grupo.

4. Controle político e financeiro

4

Milhões de maçons em todo o mundo estão à frente de cargos importantes na político e em instituições financeiras. Até mesmo universidades e hospitais estão nas mãos de pessoas que ninguém imagina que sejam maçons.

3. Símbolo no dólar

8

Sabe a figura do "Olho Que Tudo Vê" acima da pirâmide, no dólar americano? Pois é, se trata de um é um símbolo maçônico e a frase que está abaixo dele está escrita em latim. Dizem que as palavras são um lema maçom, que significa "nova ordem mundial". Há quem diga que a decisão de incluir este símbolo maçônico na moeda americana não aconteceu por influência da ordem, embora Benjamin Franklin fosse o único maçom no comitê de projetos da época...

2. Anders Breivik

9

O assassino Anders Breivik, que matou milhares de pessoas na Noruega em 2011, era um membro da maçonaria. Dizem que ele foi excluído da ordem, mas pelo seu grau de envolvimento na organização, sua expulsão ainda rende debates entre seus companheiros.

1. Exploração do espaço

10

Astronautas do programa Apollo, como o famoso Buzz Aldrin, eram maçons. A bandeira da maçonaria, inclusive, foi com eles para a Lua e voltou. Dizem até que Aldrin teria reivindicado a Lua para sua loja maçônica, no Texas.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+