icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 mitos sobre o seu corpo que você tem que parar de acreditar agora

POR Karen Batista EM Curiosidades 26/04/16 às 14h22

capa do post 10 mitos sobre o seu corpo que você tem que parar de acreditar agora

Conforme crescemos, uma série de recomendações nos são passadas, não andar descalço, não dormir com os cabelos molhados, não entrar na piscina depois da refeição etc etc.

Mas até que ponto esse tipo de informação realmente é verídico? Que tipos de malefícios essas ações podem nos causar? Pensando nisso, nós aqui da Fatos, preparamos uma lista com os 10 maiores mitos sobre o nosso corpo e suas reações.

E vamos aproveitar que o assunto é esse, e já fazer um gancho, assim você vai descobrir também quais são as 10 coisas chocantes que você não sabia sobre o seu corpo, e assim você vai sair daqui quase um "expert" em anatomia e curiosidades sobre o corpo humano! Confira:

1- Que você deve beber 8 copos de água por dia

Diferentemente do que muitos imaginam, grande parte da água que consumimos durante o nosso dia, vem dos alimentos que ingerimos, então caso não queira, não é preciso se forçar a beber ainda mais água. Apenas em casos de desidratação por exemplo, essa medida deve ser rigorosamente seguida.

2- Você pode transpirar toxinas

Provavelmente você já deve ter escutado por aí, que transpirar faz muito bem, porque "limpa" as toxinas de seu corpo. Mas na realidade as glândulas sudoríparas não estão interligadas a nenhum outro sistema de nosso corpo, e é por isso que sua composição se limita a água, sal e eletrólitos

3- Açúcar deixa as crianças hiperativas

Estudos já revelaram que toda essa "teoria" na realidade não existe fundamento algum. Geralmente as crianças já estão hiperativas, e a açúcar nada interferirá nessa condição.

4- Cabelos e unhas continuam a crescer depois de nossa morte

Todo mundo já escutou esse bizarro rumor em algum momento da sua vida. Mas a realidade não é exatamente essa, o que acontece por outro lado, é que após a morte a pele se desidrata e consequentemente retrai, dando a impressão de que cabelos e unhas estão ainda maiores.

5- Sair em tempo frio, especialmente com os cabelos molhados pode deixa-lo doente

Os resfriados na realidade são causados por uma extensa variedade de vírus, que nós podemos adquirir através do contato direto com pessoas infectadas. Ou seja, ficar resfriado não tem absolutamente nada a ver com mudanças climáticas e "serenos".

6- Se você comer e entrar na água irá passar mal e ter cãibras

Quem nunca escutou essa quando crianças não é mesmo? Mas para contrariar todas as mães e avós, a ciência nunca comprovou nenhuma relação entre uma coisa e outra. Então até que se prove o contrário, esse é mais um mito sobre o corpo humano.

7- Quando você ingere uma goma de mascar ela continua no seu organismo sem ser digerido

A goma de marcar é composta por alguns ingredientes facilmente digeridos como os adoçantes, sabores e amaciadores e uma massa não tão digesta assim. Mas isso não significa que caso você engula uma gominha, que ela "morará" em você para todo o sempre, na realidade após de alguns dias ingerida, ela acaba saindo de seu organismo de uma maneira bem parecida do modo como entrou. Se é que você me entende.

8- Você nunca deve acordar um sonâmbulo

Dizem por aí, que caso você acorde um sonâmbulo, ele pode ter entrar em estado de choque ou até mesmo ter um ataque cardíaco, mas nada disso é verdade. Mas em todo caso, o melhor a se fazer nessa situação é não acorda-lo, visto que ele está em um estado muito profundo de sono, e caso seja acordado ele pode não conseguir voltar a dormir.

9- Barbear faz com que o seu cabelo nasça mais grosso

Diferente do que muitos acreditam, os seus pelos não crescem mais grossos conforme se faz o uso de barbeadores. O que acontece é que o pelo natural tem suas pontas "afiadas", já o pelo que foi raspado, cresce sem corte e com essa aparência de mais grosso. Mas o que realmente determina a espessura de seus fios, é a sua raiz, que fica debaixo da pele, ou seja, tudo não passa de um mito.

10- Shampoos e condicionadores podem corrigir as pontas duplas

Por mais que muitas marcas façam essa promessa. Na realidade se a ponta de seu cabelo estiver realmente morta, como em casos de pontas duplas, não há produto que as possam reparar, visto que elas jamais se "colaram" mais uma vez. O que os shampoos e condicionadores fazem é nada mais do que suavizar a aparência desse dano.

E então, queridos leitores, vocês já sabiam que todas essas informações na realidade não passavam de mitos? Com qual delas você mais se surpreendeu? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários, vai!


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest