icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 mulheres fascinantes que mudaram o mundo

POR Bruno Dias EM Curiosidades 05/08/20 às 15h37

capa do post 10 mulheres fascinantes que mudaram o mundo

Por grande parte da história as mulheres permaneceram em um status bem inferior aos homens. Mas isso não quer dizer que ao longo da história muitas foram capazes de superar isso e conseguiram estabelecer sua real força e mostraram ao que vieram nesse mundo. Elas foram capazes de moldar o curso da história do país que governavam e, em alguns casos, influenciaram até mesmo em mudanças mundiais.

Seja implementando duradouras reformas, ou enfrentando perigosos exércitos, o fato é que as mulheres também marcaram presença em nossa construção histórica e mostraram que são tão poderosas, ou mais, que os homens.

E como já diria a célebre escritora Simone de Beauvoir: "não se nasce mulher, torna-se". Frase que lembra a todos a luta feminina pela igualdade de gênero e contra a violência e o assédio diário. Para exaltar a importância das mulheres na história do mundo mostramos aqui algumas que fizeram a diferença nas mais variadas áreas. Indo da política às ciências, passando pelas artes e direitos humanos.

1 - Anne Frank

Anne Frank foi capturada pelos nazistas há 76 anos. Essa jovem judia ficou conhecida mundialmente por seu famoso diário que escreveu durante a época que se escondeu das tropas de Hitler. Ela se tornou um ícone de resiliência.

Ela e sua família foram capturados pelas forças nazistas no dia quatrod e agosto de 1944. E a jovem morreu aos 15 anos.

2 - Maria da Penha

A cearense é uma farmacêutica que sobreviveu a duas tentativas de assassinato por seu marido. E ela lutou por quase 20 anos para colocar seu agressor na cadeia. Ela foi o motivo da criação da lei Maria da Penha que pune a violência doméstica e familiar contra a mulher. Maria da Penha Maia Fernandes virou um símbolo de luta.

3 - Amelia Earhart

Essa aviadora americana era uma grande defensora dos direitos femininos. E ficou conhecida por ser a primeira mulher a atravessar sozinha o oceano atlântico, em 1928. Mas ela acabou desaparecendo no oceano pacífico quando tentava voar ao redor do mundo, em 1937. Em 1939, Amelia foi declarada morta.

4 - Madam C.J. Walker

A história dessa mulher foi tema da série homônima da Netflix. Ela conta a história da empreendedora que conseguiu ficar milionária quando desenvolveu e comercializou sua linha de produtos de cabelo e beleza para mulheres negras. Madam C.J. Walker tinha uma habilidade única para os negócios. E se tornou a primeira mulher negra a ficar milionária nos EUA.

5 - Annette Kellerman

Essa nadadora, atriz e escritora foi presa por indecência por ter usado o maiô da foto em público, em 1907. A australiana serviu como inspiração para várias outras mulheres que seguiram seus  passos e revolucionaram a moda praia.

6 - Benazir Bhutto

Ela foi a primeira mulher a ocupar um cargo de chefia de governo em um país muçulmano. Essa mulher ajudou na transição do Paquistão, saindo de uma ditadura para uma democracia. Ela se tornou primeira-ministra em 1988. E em 2007, foi assassinada em plena campanha política.

7 - Cleópatra

Ela é uma das mulheres mais conhecidas na história da humanidade. Até porque ela foi uma grande negociante e estrategista militar. Além disso, Cleópatra falava seis línguas e tinha conhecimentos em filosofia, literatura e arte.

8 - Anita Garibaldi

Essa mulher brasileira foi companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, general que ajudou na unificação italiana. Anita ficou conhecida com a "heroína dos dois mundos". Ela é considerada um ícone de luta e uma das mulheres mais corajosas da história.

9 - Eva Perón

A atriz se tornou primeira-dama da Argentina, quando seu marido, Juan Domingo Perón, foi eleito presidente do país. Muitos consideram Eva a única porta-voz da classe operária na Argentina.

10 - Hedy Lamarr

Essa mulher não era apenas uma atriz de Hollywood. A austríaca foi responsável pela criação de um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos EUA na Segunda Guerra Mundial. A invenção e Hedy serviu como base para os estudos para o desenvolvimento da telefonia celular e do wifi.


Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest