• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 palavras que você pronunciou errado a vida inteira

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      18/08/15 às 17h59

Muita gente diz que a língua portuguesa é uma das línguas mais difíceis de falar no mundo. Se isso é verdade ou não, não é possível saber, já que é bem difícil comparar um idioma com o outro.

Mas independente disso, não se pode negar que as regras gramaticais e de ortografia da nossa língua podem ser consideradas complexas.

Prova disso é que até as pessoas com um nível maior de formação, às vezes acabam escorregando na escrita e na pronúncia.

Muitos erros são bastante comuns e praticamente todo o mundo os comete, até mesmo você. Por isso, fizemos uma seleção com as 10 palavras que a maioria dos brasileiros fala errado. Confira:

1. "Sombrancelha"

sobra

Você com certeza já deve ter ouvido ou pronunciado a palavra assim, com um "m" sobrando. O correto é sobrancelha e não "sombrancelha".

2. "Iorgute"

iogurte

Outro erro clássico dos falantes de língua portuguesa é o "iorgute". O problema é apenas a letra "r" no lugar errado. A pronúncia mais adequada, de acordo com as normas da língua portuguesa, é iogurte.

3. "Entertido"

entretidp

Novamente o "r" no local errado é o que acaba fazendo confusão. Quando você tiver "entretido", e não "entertido", com outras coisas, tome cuidado para não pronunciar a palavra errado.

4. "Aerosol"

aerossol

Por mais inacreditável que possa parecer, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a escrita correta não é "aerosol", mas sim "aerossol". Isso mesmo, com dois "s"! Logo, a pronúncia correta é aerossol e não aerosol como todo o mundo costuma dizer.

5. "Espinho de peixe"

peixe

As palavras espinho e espinha têm conceitos diferentes. O espinho é aquela estrutura pontiaguda encontrada em plantas e árvores, como os caules das roseiras, por exemplo. Ela pode se referir também às estruturas encontradas na pele de alguns animais, usadas para defesa, como no caso dos ouriços.

Já a espinha, além de ser usada para definir as acnes que aparecem no seu rosto, é uma maneira comum de se referir a coluna vertebral. Por isso, o correto é espinha de peixe e não espinho de peixe.

6. "Sêniors/Júniors"

sênior

Outro erro bastante comum é esquecer o "e" no plural de sênior e júnior, o correto é "seniores" e "juniores". Nesse caso a sílaba tônica também se altera.

7. "Pertubar"

barulho

Parece que não saber onde colocar o "r" nas palavras é realmente um erro bastante comum. O mais adequado é dizer "perturbar" e não "pertubar".

8. "Toráxico"

tórax

A grafia correta da palavra é "torácico", o "x", além da grafia, deve ser tirado também na pronúncia.

9. "Rejuvelhecimento"

reju

O verbo rejuvelhecer não existe, o correto é rejuvenescer. Logo, que você quiser ficar mais jovem, pode tentar o rejuvenescimento.

10. "Guspir"

cuspir

Pronunciar "guspir" é literalmente escarrar na cara da língua portuguesa. Cuspir se escreve com "c", a palavra "guspir" não existe.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+