• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 planetas estranhos e misteriosos no universo que estão fora do sistema solar

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      29/08/15 às 19h38

O universo, um ambiente cheio de mistérios para a humanidade, basicamente, o universo a olho nu possui dimensões e espaços que são inimagináveis de se compreender. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria exibindo qual a substância química mais rara do universo, você se lembra? Então (Clique aqui e confira a matéria).
E como sempre, parece que as novas descobertas sobre esse cantinho espacial nunca vão acabar. Foram descobertos planetas muito misteriosos que estão fora do sistema solar. Os três primeiros deles foram descobertos em 1994 pelo Doutor Alexander Wolszczan.
Confira aí estes planetas estranhos e misteriosos no universo que estão fora do sistema solar e você não tinha conhecimento que existiam:

1 - Planeta Gliese 581-c

gliese581c

Esse misterioso planeta recebeu o apelido de "Super Terra". O Gliese 581-c é uma espécie de planeta extrassolar possivelmente habitável que orbita a estrela anã vermelha Gliese 581-c , da constelação de Libra. Ele fica a 180 trilhões de Km do Planeta Terra ou o equivalente a 20,5 anos-luz.

O Gliese 581-c é uma descoberta de astrônomos franceses, suíços e portugueses liderada por Stéphane Udry, do Observatório de Genebra. O Gliese 581-c tem um diâmetro 50% maior que do planeta Terra, além de ser cinco vezes mais maciço, proporções que acabaram lhe rendendo a nomeação de Super Terra.

Segundo os pesquisadores, uma característica curiosa deste planeta é que ele possui a face sempre virada para a estrela que orbita e isso faz com que parte de seu território viva em noite eterna e a outra em dia bem claro.

2 -  55 Cancri-e - O Planeta Diamante

image

Ele é composto por uma superfície de grafite, uma camada grossa de 1/3 de sua massa sendo  puro diamante e orbita em uma estrela bem semelhante ao Sol na constelação de Câncer. Ele já tinha sido descoberto em 2004, mas os cientistas só conseguiram confirmar essa composição tempos mais tarde.

O 55 Cancri-e é integrante de um conjunto de cinco planetas que orbitam em torno de uma única estrela, dando a possibilidade de ver a Terra a olho nu.

3 - O Planeta J1407-b e Seus Grandes Anéis Planetários

18loycx0cjofzjpg

A descoberta dele foi bem recente, em meados de 2012. Os dados desse registro foram compilados e só publicados recentemente. O J1407-b pode derrubar o título de um já conhecido planeta. Ele é bem semelhante a Saturno por conta de seus sistema de anéis planetários que são 200 vezes maiores que o tradicional planeta dos anéis.

Esse desconhecido do universo é uma estrela anã laranja localizada a cerca de 116 anos-luz de distância.

4 - HD 209458-b -  Planeta Osiris

Scientists-Estimate-the-Magnetic-Field-of-an-Exoplanet

HD 209458-b é o primeiro exoplaneta a ser descoberto em trânsito de sua estrela que orbita. Localizado a 150 anos-luz em distância do planeta Terra, este planeta gasoso vive sob o calor extremo e uma imensa pressão e evaporação de gases atmosféricos, como oxigênio, hidrogênio e carbono.

A temperatura deste planeta que é 30% maior que Júpiter é de cerca de mais de 1832° F. A olho nu você não consegue visualizá-lo, mas usando um binóculo ou telescópio em mãos pode ser vista facilmente.

5 - Planeta Matusalém - PSR 1620-26-b

hd_189773b

Ele é considerado como o planeta mais antigo do universo e possui 3 vezes a idade da Terra. A localização deste exoplaneta fica a aproximadamente 12.400 anos-luz de distância na constelação do Escorpião e orbita a estrela binária PSR B1620-26.

O apelido de Matusalém foi dado de forma não oficial, mas o nome permanece por conta da avançada idade deste exoplaneta. Sua órbita segue fluxo em uma estrela binária compreendendo uma estrela anã branca e uma pulsar.

6 - Planeta - TrES-2b

The-gas-giant-TrES-2b-forcetoknow.com_

Ele é um exoplaneta em orbita da estrela GSC 03549-02811 e foi considerado como o mais escuro já descoberto, com registro de descobrimento em 2011. O trES-2b é bastante parecido com o planeta Júpiter que orbita em uma estrela semelhante ao Sol.

Ele reflete menos de 1 por cento da luz que atinge, absorvendo grande quantidade de luz. Segundo especulações, a atmosfera do planeta possui mistura de compostos ou produtos químicos a 1800° F emitindo um brilho avermelhado maçante.

7 - Planeta Solitário - HD 106906 b

HD-106906-b

Este planeta extrassolar foi descoberto por imagens orbitando a estrela HD 106906, localizada na constelação de Crux. Ele fica a aproximadamente 300 anos-luz da Terra ficando a uma distância de 20 vezes o espaço entre Netuno e o Sol.

Esse sistema tem uma idade estimada em 13 milhões de anos e uma massa estimada em 11 vezes a massa de Júpiter, chegando a uma temperatura superficial de 1800 K.

8 - Gliese 436 b 

gliese876d-8001

Ele foi descoberto por cientistas do Carnegie Institute de Washington e da Universidade da Califórnia, em Berkeley. O exoplaneta fica localizado na constelação do Leão, cerca de 30 anos-luz da Terra.

De acordo com os astrônomos que utilizaram o Telescópio Spitzer, da NASA, o GJ 436b possui o tamanho de Netuno. A proximidade do sol dele faz com que a temperatura estimada na superfície seja de 439ºC.

9 - Planeta - HAT-P-1

HAT-P-1b

Este planeta também foi descoberto em uma data e publicado como novo registro só algum tempo mais tarde. Este exoplaneta orbita a estrela HAT-P-11 e foi descoberto pelo método de trânsito e só divulgado em janeiro de 2009. Este planeta misterioso e estranho do sistema solar está localizado a 450 anos-luz de distância, sendo descoberto pelo Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.

O tamanho deste planeta gasoso é de quase a metade de Júpiter e pesa menos que uma bola de cortiça. O HAT-P-1 é classificado como um planeta quente. Os cientistas suspeitam que ele pode flutuar na água.

10 - Planeta - CoRoT-7b

Corot7b_artist_view

O CoRoT-7b foi anunciado em Fevereiro de 2009 pelo satélite CoRoT como um dos exoplanetas mais pequenos e rochosos com um raio 80 por cento maior que o da Terra. Ele está a 500 anos-luz do planeta Terra e possui cerca de 1,5 mil milhões de anos de vida. Um fato misterioso descoberto sobre ele são as manchas estelares que ele produz.

Sua classificação é de Super-Terra, uma classe que engloba cerca de 12 exoplanetas por possuir uma massa que é cerca de cinco vezes maior que o nosso planeta. Sua temperatura é de cerca de 2500C e por orbitar tão próximo de sua estrela-mãe, a superfície dele se transformou em lava derretida.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+