• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 principais países com obsessões bizarras

POR Yana Maia    EM Mundo Afora      06/09/19 às 17h25

Quem não tem uma mania estranha ou obsessão por algo, que atire a primeira pedra! Geralmente, as compulsões por sexo, drogas, álcool, por emagrecer ou a ânsia por ganhar dinheiro, por exemplo, são obsessões bem comuns em nossa sociedade. Porém, em alguns países, as pessoas vêm quebrando a regra e se tornando obcecadas em hábitos e coisas totalmente fora do padrão.

Seja banal, engraçado ou bizarro, separamos aqui, uma lista de 10 países em que as pessoas vêm demonstrando cada vez mais comportamentos totalmente fora do normal, confira:

10- Rússia - Obsessão por não sorrir

Para muitos, não é mistério que sorrir pode trazer vários benefícios à saúde, bem como proporcionar bem estar nos momentos de estresse. No entanto, na Rússia a prática é pouco usada e a expressão pouco simpática de seus habitantes despertou o interesse do psicólogo Kuba Kyrs, da Academia Polonesa de Ciências.

Um estudo feito pelo profissional, em 44 países, revela que os russos acreditam que pessoas sorridentes demonstram pouca inteligência e honestidade. Além disso, indicou que quanto mais corrupta era uma sociedade, maior a probabilidade de as pessoas serem menos simpáticas devido à falta de confiabilidade em seus governantes. Acontece que a Rússia é uma país muito corrupto e talvez por isso a obsessão por não sorrir tenha se tornado uma convenção cultural.

09- Paraguai - Obsessão por um presidente esquecido dos EUA

Os paraguaios têm uma das obsessões mais incomuns e que vêm sendo perpetuada de geração em geração. Sabemos que existem muitos presidente americanos na história e que ficaram mundialmente famosos. É o caso de Abraham Lincoln, Franklin Delano Roosevelt e John Fitzgerald Kennedy. Porém, no Paraguai, a população é obcecada por um dos governantes dos EUA, pouco conhecido, chamado Rutherford B.Hayes.

Ele serviu em 1877 a 1881, e essa obsessão paraguaia pode ser explicada, ou não, devido ao fato de que, na década de 1860, o Paraguai travou um confronto contra a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai), que fez com que o país perdesse uma grande extensão de seu território para o Brasil e Argentina. Mas e daí? Pouco tempo depois, em um novo confronto entre esses países, Hayes interviu e ficou do lado do Paraguai, o que, até hoje, desperta "admiração" e heroísmo no coração dos paraguaios.

08- China - Obsessão por Jaywalkers

Para entender um pouco melhor sobre essa obsessão chinesa, é preciso saber a origem do termo e prática utilizada para "ridicularizar" os pedestres imprudentes. Jay é um pássaro colorido e barulhento nativo da Europa, Ásia e da América do Norte, que pula de forma esquisita e um tanto quanto torta. A caracterítica do animal fez com que a palavra ganhasse significado de "simplório", "pessoa tola".

Sendo assim, no século XX, a palavra Jaywalker ganhou força para designar o pedestre desatento, e que não segue as leis de trânsito. Na China, se você anda de barco, por exemplo, e desrespeita alguma travessia, eles colocam sua foto em telas públicas. Assim, para removê-la, é necessário que você ajude um agente de trânsito por 20 minutos ou pague uma pequena multa. Nas cidades,são instalados sensores, ligados aos telões, que divulgam as fotos dos pedestres imprudentes.

Por isso, se você for visitar a China, muito cuidado ao atravessar as vias por lá, pois você pode ser ridicularizado em público, caso não cumpra as regras.

07- Irã - Obsessão por modificar o nariz

No período de 2011 a 2013, cerca de 240 mil iranianos foram submetidos à rinoplastia, que é um processo cirúrgico indicado para a correção estética do nariz. Segundo a Rhinology Reseach Society, neste país, cerca de 90% dos procedimentos e intervenções estéticas são realizadas para corrigir ou mudar o nariz, principalmente em mulheres.

A explicação, de acordo com o cirurgião plástico iraniano, Nabiollah Shariati, está no fato de que as mulheres do Irã usam hijab, que é um conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. Em suma, este item cobre os cabelos e todo o corpo, tornando os narizes delas mais aparentes.

06- Islândia - Obcecada por alcaçuz

Essa plantinha medicinal chamada alcaçuz, usada geralmente no tratamento de problemas respiratórios, é uma verdadeira mania na Islândia, quer entender o porquê?

A explicação, para essa obsessão nacional, pode ser indicada devido aos costumes e adaptações na época da colonização. Em síntese, o clima severo da região e águas muito geladas o ano todo, tornaram o cultivo de qualquer coisa muito complicado. No caso, para os colonos, que optaram por importar alimentos. No entanto, descobriram que a alcaçuz era perfeitamente adaptável. Do mesmo modo que poderia ser cultivada na região com facilidade. Em suma, tornando-se o açúcar dos islandeses.

05- Alemanha - Obsessão por um curta-metragem britânico pouco conhecido

Neste país, cerca de 21% da população se reúne, em toda véspera de ano novo, para assistir um esboço de comédia. Tal produção, de 18 minutos, é produzida por uma televisão britânica, da década de 1960. Em suma, se chama Dinner For One. A mania inspirou frases de efeito alemãs. Do mesmo modo que jogos e até bebidas.

A história desse curta-metragem conta uma breve história de um jantar, onde uma senhora convida suas amigas para um banquete. Isso, para comemorar seu aniversário de 90 anos. Todavia, os convidados já estão mortos há anos. Na ocasião, o mordomo da personagem serve o jantar e finge estar servindo os outros convidados. Todavia, estes só exitem na cabeça de sua patroa.

Mas o porquê desta obsessão? Teóricos afirmam que os alemães tendem a perpetuar a tradição. Em suma, pois sentem saudades dos tempos em que as famílias podiam se reunir com frequência.

04- Taiwan - Obsessão por máquinas de garras

Neste país, as máquinas de garras predominam na paisagem por onde quer que você vá. De acordo com o Ministério das Finanças do país, esses jogos aumentaram três vezes nos últimos dois anos. Do mesmo modo, se tornaram a maior fonte de receita tributária da indústria de entretenimento de Taiwan.

E você pensa que, nessas máquinas, só há bichinhos de pelúcia ou prêmios infantis? Aí é que se engana! A procura pelo entretenimento é tão grande que, agora, não é difícil encontrar máquinas, carregadas com secadores de cabelo e até legumes, por exemplo.

03- Argentina - Obcecados pela psicanálise

Os argentinos adoram se deitar em um divã e passar por longas sessões de terapia. De acordo com o governo local, a psicanálise, em grande escala, é a chave para alcançar a estabilidade econômica. Do mesmo modo que para conter a alta inflação do país.

Especialistas defendem que essa fome argentina, por se aprofundar em sua psique, vem de suas raízes, uma vez que grande maioria dos argentinos é descendente de famílias que emigraram da Espanha e da Itália para o país. Em suma, se crê que é por isso que grande parte da população tem problemas de identidade.

02- Austrália - Obsessão por apelidos

Se o seu destino for a Austrália, não se assuste com a quantidade de apelidos que você conhecerá por lá. Apesar de, em vários lugares, a prática ser comum, neste país, tudo e todos possuem um apelido. De acordo com a Oxford Dictionaries, os australianos nos deram uma das palavras mais conhecidas do século XXI. Em síntese, é a selfie, termo para simplesmente se referir a uma foto.

Ademais, alguns acreditam que esse comportamento reflete a personalidade do povo local e os valores fundamentais do país, como os de amizade, informalidade e solidariedade.

01- Dinamarca - Obsessão por acolhimento

Neste país, o lema é "relaxar"! Em suma, para os dinamarqueses, a qualidade do aconchego em qualquer circunstância é primordial. O que dá espaço para o convívio confortável onde e como estiver. A prática é tão valiosa que, nos últimos rankings de felicidade divulgados anualmente, a Dinamarca aparece perdendo apenas para os finlandeses.

Próxima Matéria
Yana Maia
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+