• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 razões para ir (ou não) morar em Portugal

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      10/12/18 às 13h53

Muitos brasileiros pensam em ir morar fora do país, em muitos casos porque isso sempre foi um sonho de infância. Enfim, são vários os motivos, principalmente agora que nosso país enfrenta uma crise generalizada. Um dos primeiros destinos que vêm a cabeça de muitas dessas pessoas que desejam ir para fora do país, é Portugal.

Já que a língua é uma facilidade e uma vantagem para aqueles que não têm nenhum conhecimento de línguas estrangeiras. Além disso, muito se dizia sobre Portugal ser uma extensão do Brasil, só que na Europa. Mas as coisas não são exatamente assim e é preciso pensar muito bem, antes de decidir realizar essa viagem só de ida.

1 - Enriquecer não é assim tão simples

Muitas pessoas têm o sonho de melhorar sua situação financeira e por isso vão trabalhar no exterior. No entanto, é importante avisar que a diferença salarial não é assim tão grande em comparação ao Brasil. As pessoas lá trabalham muito, são longas jornadas de trabalho, muitas vezes com apenas uma folga na semana. Os salários também não são tão altos quanto muitos imaginam. A diferença é que, no país, o custo de vida é baixo, assim como o salário e por isso dá para viver relativamente bem. Mas não pense que irão sobrar rios de dinheiro.

2 - Português de Portugal, não é o mesmo que português que conhecemos

Sim, ambos falamos português, idiomas que têm muita semelhança. Na verdade, têm uma mesma origem, mas que também têm suas diferenças. Há muitos termos e palavras do português de Portugal que nós não conhecemos e muitos deles, apesar de parecer alguma outra palavra, na maioria das vezes, não é o que pensamos. Esses são os chamados "falsos cognatos". Além disso, alguns brasileiros afirmam que há portugueses são intolerantes ao sotaque brasileiro e pode acontecer de você ser repreendido, mas isso não acontece com grande frequência. Na verdade, segundo alguns brasileiros que residem no país, é mais comum que essas repreensões venham de pessoas idosas e mais tradicionais, que muitas vezes não concordam com todo esse movimento migratório.

3 - Muita burocracia

Se você pensa que vai fugir da burocracia e de toda papelada quando for morar no exterior, está muito enganado. De acordo com a brasileira Romana Naruna, do site "Já fez as malas?" e que mora no país, a burocracia de Portugal é tão grande quanto a brasileira. Se precisar lidar com papelada, prepare e junte toda sua paciência. Você vai precisar de carimbos e assinaturas, ter que ir num mesmo órgão algumas vezes e talvez também haja um desencontro de informações. Mas nada que o bom brasileiro já não esteja acostumado.

4 - Não há boas opções de trabalho

Se você acabou de se formar e está pensando em tentar uma oportunidade em Portugal, então repense. A burocracia que nós já mencionamos, torna todo o processo de contratação de estrangeiros mais complicada. Por isso, muitas vezes opta-se por contratar um profissional natural daquele país, do que um estrangeiro, porque todo o processo é muito complicado. Além disso, há áreas que são consideradas mais atrasadas, por assim dizer e por isso, talvez valha mais a pena ficar por aqui mesmo.

5 - Demora nos processos

Lembra do processo burocrático de que falamos? De acordo com brasileiros que residem no país, além de burocrático, ele também pode ser demorado. E durante todo o período de processo, o interessado fica proibido de sair do país, o que pode causar alguns transtornos. Além disso, se você já está no país legalmente, mas agora precisa de uma autorização para trabalhar, você também pode enfrentar problemas por isso. Como o processo é demorado, você corre o risco inclusive de perder a oportunidade porque os papéis não ficaram prontos a tempo.

6 - Custo de vida

Como nós dissemos acima, o custo de vida em Portugal é baixo, o menor de toda Europa. Em comparação com o Brasil, o custo de vida também é baixo. Então se você não pretende juntar uma fortuna e enriquecer, apenas quer uma vida mais tranquila, talvez este seja o lugar perfeito para você!

7 - Segurança

Este é um tópico muito atraente aos brasileiros e é um dos assuntos em que Portugal mais se destaca. O país tem ótimos índices de segurança, tanto que, em 2017, Portugal ficou em 3° lugar na lista dos países mais pacíficos do mundo! Voltar da balada de madrugada e com seus pertences não é motivo para que você se sinta amedrontado, o que é realmente muito estranho para nós brasileiros.

8 - Gastronomia

Não há como falar sobre pontos positivos de Portugal e não pensar nas comidas do país. Portugal tem ótimas opções muito saborosas e o melhor, preços acessíveis. E não pense que os portugueses vivem só de bacalhau, pois há muitas opções no cardápio lusitano.

9 - Transporte público

Outro grande benefício quando vamos comparar o serviço brasileiro com o de Portugal. Devemos levar em consideração que Portugal não é um país grande em extensão. O que facilita a tarefa de atravessá-lo. Além disso, o país possui várias formas de transporte como metrô, ônibus, bonde elétrico e trens. Além disso, o preço é acessível e o serviço é de qualidade.

10 - Vida tranquila

As belas paisagens portuguesas e todo o ar de calmaria podem fazer de Portugal, o destino ideal para quem quer viver com mais tranquilidade. Principalmente, se você atualmente mora em uma das grandes metrópoles brasileiras que não param nunca! O país, com seu tom acolhedor e calmo, vai conquistar seu coração.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+