icone menu logo logo-fatosnerd.png


10 razões pelas quais os X-Men são mais legais que os Vingadores

POR Lucas Fenrir    EM Fatos Nerd      18/01/17 às 14h59
capa do post 10 razões pelas quais os X-Men são mais legais que os Vingadores

A Marvel é dona de duas das maiores franquias de filmes de super heróis do cinema. Uma é sobre um grupo de mutantes lutando contra o mal para proteger o planeta; a outra é sobre um grupo de super heróis que luta para salvar o Universo. Porém, como estúdios diferentes são donos dos direitos autorais de cada uma dessas franquias, os filmes são muito diferentes entre si.

Enquanto a 20th Century Fox cuida dos X-Men, os Estúdios Marvel cuida dos Vingadores, e de todo o resto do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Porém, ainda que os filmes dos Vingadores e outros tendem a ser melhores que os filmes dos X-Men, acaba acontecendo o contrário. Depois de 11 filmes da Marvele 5 filmes dos X-Men, perce que os X-Men vem dando uma surra nos Vingadores.

Confira 10 razões pelas quais os X-Men são mais legais que os Vingadores.

1 - Cada filme é auto-suficiente

No MCU, muitos filmes foram basicamente feitos para introduzir um outro filme futuro. Isso aconteceu muito em Homem de Ferro 2, Thor 2 e Vingadores - Era de Ultron. Foram muito insubstanciais, com o único objetivo de preparar o público para a Fase 3, com a Guerra Infinita. Os filmes dos X-Men, porém, não tem um plano de Fases, não seguem uma sequência que vão gerar um filme maior. Por isso, são mais criativos, tem uma liberdade maior e são auto-suficientes (nem, todos, é claro, mas proporcionalmente, a maioria).

2 - Tem mais preparação envolvida

Enquanto a Marvel lança 2 filmes por ano (e pretende começar a lançar 3 de agora pra frente), desde os anos 200 só tivemos 5 filmes dos X-Men (sem contar os do Wolverine). Obviamente, mais preparação na produção de um filme é mais garantido. Pouco tempo para o desenvolvimento é um grande fator de risco,e é por isso que alguns filmes da Marvel não surpreendem. X-Men tem mais atenção para a produção e roteiro em vez de se preocupar com o deadline.

3 - Mais cuidado com os atores

Marvel tem feito tantos filmes regularmente que está com problemas em lidar com o elenco. Enquanto alguns filmes tem adesões de muitos personagens novos, outro nem contam com novas caras. Já os X-Men tem tido cuidado com isso desde o princípio, graças principalmente aos diretores, que são habilidosos o suficiente para administrar o grande elenco. Enquanto o elenco permanece praticamente o mesmo no X-Men, cada filme da Marvel tem que buscar atores de outros filmes do MCU para entrar nas cenas.

4 - O elenco é melhor

Geralmente não se deve julgar a qualidade de um filme tomando por base a quantidade de prêmios que os atores tem, mas nesse caso de X-Men vs. Vingadores e MCU, não tem como deixar isso de lado. Só em "Dias de um Futuro Esquecido", temos 3 ganhadores de Oscar e outros 5 nomeados, enquanto em "Era de Ultron", por exemplo, nenhum dos atores ganhou um Oscar. Os atores de ambos são bons, mas os de X-Men foram escolhidos, na época, devido à sua qualidade profissional, enquanto os da Marvel foram escolhidos com base em sua fama e popularidade. É meio difícil competir contra quem tem Michael Fassbender, James McAvoy, Jennifer Lawrence, Hugh Jackman, Paatrick Stweart e o maravilhoso Ian McKellen. Não que os atores da Marvel sejam ruins, mas os de X-Men são excepcionalmente bons.

5 - Mortes

Mais de 22 horas em 11 filmes e praticamente nenhum dos Vingadores sofreu um único arranhão. Claro que eles devem ser bons no que fazem, mas não são invencíveis. Nesse quesito, os X-Men são mais realistas. Ainda que possam voltar num futuro esquecido, muitos X-Men já morreram e sofreram ferimentos graves. Além disso, na Marvel você tem certeza que seus heróis preferidos dificilmente vão morrer, enquanto nos X-Men a linha do tempo foi alterada uma vez, ninguém está a salvo.

6 - Vilões mais profundos

Loki é o melhor vilão da Marvel até o momento: charmoso, com vários conflitos, profundo como um personagem de Shakespeare. Mas para por ai. Obadiah Stane, caveira Vermelha, Chicote Negro, Malekith, Ronan, Ultron... são exemplos de como um grande ator não pode personificar bem um vilão se seus motivos não forem claros, superficiais. Nos filmes dos X-Men, tanto o vilão como os heróis recebem atenção e "amor", de certa forma, dos fãs. William Stryker, Sebastian Shaw, Bolivar Trask, Magneto, Mística... são todos vilões simpáticos, com histórias cativantes.

7 - É mais cinematográfico

A política da Marvel é tratar o MCU como um seriado de TV. É uma maneira revolucionária e até lucrativa de se fazer um blockbuster, mas a essência cinematográfica se perde nesse processo. A maioria dos diretores e produtores vem do mundo da TV, dos seriados. Já X-Men tem principalmente Bryan Singer como nome de peso. Seus filmes tem uma ótima estética e direção, comparado com o resto do MCU.

8 - Metafóricos e pessoais

Outra contribuição de Bryan Singer foi colocar suas visões pessoais nos filmes. Os filmes da marvel contam uma história, mas não tem nenhuma metáfora, nada oculto. Já X-Men são uma metáfora para as minorias, servindo de referência à comunidade LBGT, aos jovens excluídos, aos portadores da AIDS e aos judeus. Mesmo em "Dias de um Futuro Esquecido", podemos ver referências à violência policial contra as minorias, que ocorrem principalmente nos Estados Unidos.

9 - A ação é geralmente melhor

Ainda que as cenas de ação não sejam ruins no MCU, são raros os momentos que ficam na memória. As cenas são mais dinâmicas e genéricas. Já os X-Men tem memoráreis seuências, como a cena em que Noturno invade a Casa Branca em "X-Men 2", quando Magneto foge da prisão em "X-Men 2", quando Magneto levanta a Ponte Golden Gate em "X-Men: Confronto Final", Mercúrio resgatando Magneto e os alunos da mansão Xavier em "Dias de um Futuro Esquecido" e "Apocalipse", respectivamente.

10 - Finais satisfatórios

Desde os Vingadores, todos os filmes da Marvel tem o final culminando em uma intensa batalha no centro de uma grande cidade, com os heróis tentando salvar a cidade e/ou o planeta da destruição. Enquanto a Marvel fica com a ideia de "quanto mais destruição, melhor", X-Men prefere manter alguns dramas iniciais e intimidades nos finais. "X-Men" e "X-Men 2" terminam com citações sobre sacrifícios, "Primeira Classe" termina com uma irmandade se desmembrando, "Dias de um Futuro Esquecido" termina com Logan em um mundo no qual ele pode finalmente ter paz. Enquanto Marvel tem muito CGI e explosões, X-Men coloca mais sentimentalismo e drama nos finais, o que os deixa bem satisfatórios.

E ai, leitor, concorda com os argumento? Prefere X-Men ou Vingadores/MCU? Deixa pra gente nos comentários.


Próxima Matéria
avatar Lucas Fenrir
Lucas Fenrir
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest