• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 segredos culinários que apenas grandes chefs sabem

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      17/12/18 às 16h31

A cozinha, normalmente, é um cômodo onde as pessoas gostam de ficar. Ela sempre é o coração da casa. Mas nem sempre quem está na cozinha sabe necessariamente cozinhar. Algumas pessoas acreditam ser um dom e outras acham que é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada.

É comum vermos programas culinários e pensar 'nossa, nunca vou conseguir fazer um prato igual esse'. Mesmo que alguns chefs profissionais garantam não ser tão difícil conseguir um prato perfeito. Alguns dos segredos deles são contados exclusivamente para seus alunos, mas alguns puderam ser descobertos. E listamos aqui alguns desses segredos para se conseguir pratos dignos de um chef.

1 - Bife perfeito

Para se ter um bife perfeito, não é recomendável fritar a carne logo depois que você tirar da geladeira. O que se deve fazer é deixá-la em temperatura ambiente, por uma ou duas horas, porque aí quando ele for cozido, ele cozinhará uniformemente. Isso independe do tipo de carne que está sendo feita. E para que a crosta fique linda, é bom limpar com um papel toalha.

2 - Carne suculenta

Para evitar que as carnes fiquem secas, algo que acontece normalmente com frangos ou carnes de porco magras, os chefs as colocam em uma imersão de salmora. Ela nada mais é do que um litro de água, 1/4 de xícara de sal e 1/2 xícara de açúcar. Quando pronta, deve-se colocar a carne nela e levar à geladeira. O tempo vai variar de acordo com o peso da carne. Uma hora por quilo.

3 - Especiarias

Um prato bastante temperado e apreciado por todos. Para que temperos, como pimenta preta ou cominho, espalhem seu gosto para o prato é preciso aquecê-los em uma frigideira seca e depois esmagá-los. E o melhor jeito de amassá-los é com um almofariz de pedra, porque assim o aroma também não é perdido.

4 - Massa perfeita

Em qualquer preparação de massa, seja ela para pão, torta ou algum prato que precise de manteiga e ovos, o segredo é bastante simples. Para ter a certeza que a massa ficará perfeita, você deve deixar a manteiga e os ovos em temperatura ambiente durante a noite anterior.

5 - Peixe crocante

O peixe pode ser difícil de preparar para quem não sabe. Mas um segredo para que o peixe branco fique crocante é pincelá-lo com maionese. Depois disso é só salgar o peixe e colocá-lo na grelha. Outra dica é fritar o peixe com o mínimo de especiarias e depois colocar um pouco de suco de limão por cima.

6 - Bife sem manteiga

Para não usar manteiga ou óleo na hora de fritar um bife, o chef Alain Ducasse compartilhou o seu segredo. Ele coloca primeiro na panela a parte com a camada de gordura e depois o restante da carne. Isso faz com que a carne fique mais saborosa e também evita o uso de óleo.

7 - Purê de batata

Quer um purê maravilhoso? Para isso acontecer, as batatas que serão usadas para fazê-lo têm que estar bem secas. Um jeito de garantir isso é jogá-las na frigideira, até que a água tenha evaporado da batata e ela não tenha começado a fritar. Depois disso, é só seguir com a preparação normal do prato.

8 - Açúcar

Muitas pessoas acham que esse tempero é somente para doces, mas a realidade não é essa. Em pratos que levam tomates frescos em conserva ou pasta de tomate, é bom adicionar uma pitada de açúcar. Isso remove um pouco do ácido natural do fruto e realça seu verdadeiro sabor.

9 - Ovo perfeito

Para um cozimento ser perfeito, são necessárias três coisas: uma panela de paredes grossas, manteiga e temperatura mínima. Aqueça a panela e coloque meia colher de chá de manteiga até que ela derreta lentamente. Depois disso, quebre ovo e o cozinhe por quatro ou cinco minutos.

10 - Cebolas fritas do jeito certo

Para que a cebola seja frita do jeito certo, você tem que colocar a panela em fogo médio, adicionar manteiga e óleo vegetal, e depois colocar a cebola picada com sal. O sal ameniza o cheiro da cebola e a ajudará a se preparar para caramelizar mais rápido, o que dará a ela um sabor levemente mais doce.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+